Ontem, hoje e sempre: muito obrigado, amigo motorista.

Julho é o mês dos motoristas, mas sua baita dedicação pela profissão bate cartão na rotina dos brasileiros durante o ano todo. Por isso, hoje nós viemos agradecer. Sabe por quê?

Porque o pão que vai pra mesa da dona Maria, o remédio que melhora a vida do seu Antônio, a linha que a dona Rosa usa pra costurar, o tijolo que levantou a casa da Lara, o giz que a professora Edna usa pra ensinar e todas as outras milhares de coisas que fazem parte da nossa vida todos os dias chegam pelo seu trabalho no asfalto.

Por essas e tantas outras, a ZF agradece e reconhece você, em nome de todos os brasileiros. E, para ajudar nesse reconhecimento, a partir dos próximos meses os(as) motoristas terão um lugar especial aqui no TruckPad e no Facebook com o lançamento da ​Boleia da Fama,​ uma coluna social do caminhoneiro em que você é a estrela.

Quer participar? Envie uma mensagem para o número (​ 11) 95311.8051​ com uma foto sua, nome, idade, tempo de estrada e sua trajetória na profissão. Aí é só torcer pra ser selecionado e brilhar.

Mais uma vez, muito obrigado! Seguimos juntos.
Boa viagem!

A ZF é finalista do Prêmio REI 2020 e conta com o seu voto.

O Prêmio REI une as marcas que fazem a diferença no asfalto e que trabalham todos os dias para colocar inovação de qualidade nas estradas. E adivinha? Em 2020, a ZF, além de ser finalista com o TruckPad na categoria ​Soluções para distribuição e pós-venda​, também marca presença em mais outras duas disputas! E só chegamos a essa final graças à história que construímos juntos. Você nos ajudou a chegar até aqui e, por isso, contamos com o seu voto para sermos campeões. Olha só em quais categorias estamos concorrendo:

Categoria 6 – Autopeças (Fornecedores)

A ZF tem fábricas em 40 países, mas a mais eficiente de todas elas é verde e amarela! Depois de avaliar pontos como segurança, qualidade, inovação e vários outros, a planta localizada em Sorocaba foi eleita a melhor do mundo em desempenho. Tudo isso pra levar só as peças top de linha pra você. Chique, né?

Categoria 13 – Soluções para distribuição e pós-venda (Distribuidor)

Quanto mais o tempo passa, mais essa parceria aqui no TruckPad melhora. Entre esse caminhão de funções que você aproveita, nasceu o ZF na Linha, o assistente virtual que coloca o caminhoneiro em contato direto com a central e oferece soluções personalizadas e em tempo real para os problemas do tapetão.

Categoria 16 – Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental (Fornecedores)
O nosso trabalho pelo meio ambiente foi notado! Desde 2019, as plantas da ZF reaproveitam resíduos que seriam descartados, dando uma nova utilidade a eles. Em 2020, a planta de Engenheiro Coelho conseguiu ZERAR​ o descarte! Agora, o antigo local do aterro é uma área de conservação com mais de 15 mil árvores.

Se você acha que a gente merece levar algum desses troféus pra casa, é só votar aqui.​ ​https://pt.surveymonkey.com/r/GKJLVYZ

A votação acontece até o dia​ 31dejulho​ comum a rodada especial entre 24 e 27 de agosto​, quando os votos terão peso duplo. Sua opinião é o que faz a gente seguir em frente, e o seu voto é o combustível para chegarmos nesse objetivo. E pode ter certeza: essa parceria ainda vai muito mais longe, meu camarada.

Seguimos juntos.

Viajar é descobrir histórias: conheça a trajetória da ZF no Brasil.

O caminho da ZF e o transporte no Brasil sempre andaram lado a lado. Agora, você vai conhecer alguns detalhes interessantes dessa longa estrada com muita história que começa lá nos anos 50.

Sabe qual vai ser o próximo item desta lista no futuro? Você é quem vai dizer, afinal, que nós construímos essa rota juntos. Conheça mais sobre a ZF em ​www.aftermarket.zf.com

Boa viagem!

Você conhece o MercadoCar Caminhões, o shopping do caminhoneiro?

Uma ​loja de autopeças e acessórios automotivos completa e exclusiva para linha pesada​! Tudo para que suas viagens sejam mais confortáveis, práticas e seguras.

  • Atendimento personalizado
  • Peças a pronta entrega
  • Ampla variedade de produtos

Onde você encontra:

– Caixa de cozinha

– Fogão

– Geladeira

– Climatizador

– Capa de banco

– Tapete

– Peças mecânicas para os variados modelos de veículos pesados

– Marcas de qualidade como ZF SACHS, TRW e Lemforder, que tem uma gama completa de peças e tecnologia de segurança para caminhões.

Venha conferir!

MercadoCar Caminhões
Av. Marquês de São Vicente, 2.055 – Barra Funda – São Paulo Consultores especializados: (11) 3664-3555

Carga seca: o que é e como transportar esse tipo de mercadoria?

Carga seca refere-se a um produto que não é perecível, por isso pode ser transportado independentemente das condições climáticas. Ou seja, em qualquer estação do ano, é possível fazer o carregamento dessa mercadoria.

No geral, a carga seca oferece poucos danos ocasionados por fatores externos, é versátil e é uma das mais fáceis de serem transportadas pelas rodovias brasileiras. Como exemplo dessa modalidade, temos: móveis e ferragens.

Para se ter uma noção na prática, a carga viva, que se refere ao transporte de animais vivos, é um tipo de transporte altamente delicado, que envolve diversos riscos.

Há ainda a carga frigorífica, que trata de perecíveis. Por isso, exige cuidados extras, por exemplo, para manter o congelamento, a qualidade e a validade do alimento. Essas questões não precisam ser levadas em consideração no caso da locomoção de cargas secas. 

Quer saber mais sobre o tema? Neste artigo, vamos:

– apresentar alguns exemplos de cargas secas;

– trazer detalhes sobre esse tipo de carga;

– dar dicas sobre o transporte de cargas secas no modal rodoviário. 

Exemplos de carga seca

Os produtos mais comuns deste tipo de mercadoria são:

  • madeiras;
  • ferragens;
  • materiais de construção (exceto cimento e similares);
  • encanamentos;
  • móveis;
  • eletrodomésticos;
  • peças automotivas;
  • ferramentas.

Dicas para transportar cargas secas com segurança pelas rodovias

1. Realize o empilhamento correto

Para cargas secas, o empilhamento é uma etapa super viável que pode facilitar bastante o processo de manejo. Para isso, podem ser usados paletes. Quer saber como o que é e como adotar no seu dia a dia? Confira esse artigo no nosso blog aqui

Por outro lado, é importante que os gestores logísticos realizem o procedimento de forma correta, levando em consideração todas as características da carga.

Caso a carga transportada seja de eletrodomésticos, por exemplo, é preciso planejar o carregamento de acordo com o peso e a proporção do produto, para evitar, dessa forma, transtornos e prejuízos.

2. Proteja a carga para evitar exposição a sol ou chuva

Na maioria dos produtos transportados, a proteção contra sol e chuva é indispensável para garantir a qualidade do produto até chegar ao destino final.

Ainda que alguns itens não sofram avarias quando expostos a esses fatores climáticos, é recomendado avaliar a cobertura extra, para, assim, assegurar a integridade da mercadoria e a satisfação do cliente final.

Para cargas mais delicadas, como móveis e ferramentas, por exemplo, a cobertura dos produtos é fundamental.

3. Evite sobrecarregar o veículo de transporte

O planejamento logístico envolve todo o fluxo operacional. Quando executado de forma integrada e sistemática, é capaz de proporcionar vantagens ao longo de toda a cadeia, ou seja, da separação de itens até o transporte propriamente.

Um dos cuidados que devem ser tomados no momento de acomodar a carga no caminhão é o cálculo do peso suportado. É fundamental conhecer os limites do veículo para estabelecer a quantidade máxima de itens, de acordo com seus atributos.

Vale reforçar que é prejudicial carregar produtos com peso acima do suportado. Dessa forma, você pode atrapalhar bastante o seu negócio.

Essa conduta pode deteriorar seus veículos a curto prazo e prejudicar seu desempenho. Além disso, o cliente final também pode ser duramente impactado, já que há o risco de avariar os produtos escoados.

4. Priorize a segurança para evitar roubos e furtos

O seguro é uma ótima alternativa para proteger seu negócio de contratempos e perdas, como crimes de carga. Infelizmente, apesar do grande destaque e das vantagens do transporte rodoviário de carga, roubos e furtos em rodovias são bem comuns no Brasil. Segundo dados da FIRJAN, o prejuízo acumulado com os delitos está estimado em R$1,5 bilhão.

Sendo assim, com objetivo de se proteger de transtornos e evitar altos custos desnecessários, vale a pena pesquisar e adotar um bom seguro de cargas. Hoje em dia, existem diversas opções desse programa que podem ser pesquisadas e contratadas, inclusive, pela internet. Mas, claro, pesquisa cuidadosamente antes de fechar. Essa atitude garante mais tranquilidade à empresa e ao cliente, validando a qualidade do serviço de ponta a ponta.

Quais são os veículos indicados para esse tipo de transporte?

Uma etapa importante no transporte de qualquer produto é a escolha do veículo. Existem vários modelos disponíveis para compra e locação com carrocerias com objetivos diferentes. Para aproveitar bem os benefícios que cada um oferece, vale a pena fazer uma pesquisa detalhada dessas opções e também ter em mente as necessidades dos produtos que serão transportados. Por exemplo, é importante considerar os desafios do destino, da rota, qual o volume da carga e as características específicas da mercadoria.

Um cuidado a ser tomado é optar por veículos monitorados 24 horas. Dessa forma, você garante o rastreamento em situações de furto e roubo. As opções mais comuns no transporte de carga seca são:

  • caminhão toco, que se caracteriza por ser um veículo curto, com dois eixos e capacidade média de 8 toneladas;
  • caminhão truck, que é um modelo mais longo e possui três eixos, aguentando com tranquilidade até 12 toneladas;
  • carreta (cavalo mecânico + semi-reboque), cuja capacidade, em volume de carga seca, é a maior entre os veículos citados, suportando até 25 toneladas.

O transporte de carga seca pode ser compartilhado?

Essa é uma dúvida corriqueira. Durante o transporte de carga seca, é possível  misturar mais de um produto. Porém, é essencial que todos se enquadrem nesse mesmo tipo de mercadoria.

A carga seca não vaza e não oferece risco de contaminações, facilitando consideravelmente para que seu transporte seja bem simples. Além disso, não exige temperaturas especiais para as viagens.

E aí, deu para entender o que é e conferir dicas para fazer o transporte de cargas secas? Esperamos que sim. Reforçamos que é importante seguir os processos com atenção e responsabilidade para evitar problemas e penalidades.

Fonte: Blog TruckPad

Concessionária oferece testes do covid-19 para caminhoneiros em SP

Ação, que  teve início nesta segunda-feira (29), prevê aplicar 24 mil testes e 24 mil doses de vacina da gripe no período de um mês

Testes para identificação do novo coronavírus e vacinas contra a gripe estão disponíveis em cinco pontos de acesso de caminhoneiros nas cidades de São Bernardo do Campo, Guararema, Itaquaquecetuba, Cubatão e Santos.

A ação teve início nesta segunda-feira (29) e prevê aplicar 24 mil testes e 24 mil doses de vacina no período de um mês, podendo ser estendida.

A iniciativa do Grupo EcoRodovias e do Itaú Unibanco (atráves do Programa Todos pela Saúde) tem como objetivo apoiar o trabalho dos motoristas de caminhão, que, mesmo durante a pandemia, continuam exercendo funções essenciais à população.

A distribuição é feita nos seguintes pontos:

Ecovias – pátio de descanso Km 40 da via Anchieta, São Bernardo do Campo
Ecopistas – posto de serviço  Km 67 da rodovia Carvalho Pinto – Posto Graal Guararema (sentido interior)
Ecopistas – posto de serviço  Km 37 da rodovia Ayrton Senna – Posto B&G Itaquaquecetuba (sentido São Paulo)
SPA/Ecopátio – Km 263 da Cônego Domênico Rangoni Cubatão
SPA/Ecoporto – Rua Antonio Prado, 1 – Centro – Praça da Fome Santos

Aplicação dos testes

Quando chegam em qualquer um dos pontos, os caminhoneiros tem a temperatura medida. Em caso de febre, são direcionados à medição de oxigenação e posteriormente ao teste de Covid-19 do tipo PCR, feito por meio da coleta de secreção nasal e que demonstra maior precisão no resultado. O procedimento leva em torno de 5 minutos.

Já o caminhoneiro sem sintomas, faz um exame sorológico, que demora, em média, 15 minutos para ser concluído. Dessa forma, assim que o motorista realiza o teste, ele é orientado a aguardar dentro do caminhão por uma mensagem, que poderá chegar por SMS ou WhatsApp. Em caso de teste inconclusivo, ele deverá retornar à tenda para realizar o exame do tipo PCR.

Todos os resultados estarão sob sigilo médico e anonimato dos eventuais casos positivos, que serão informados somente à Secretaria de Saúde para controle dos dados consolidados e diretamente aos pacientes.

As pessoas que passarem pelos exames do tipo PCR receberão um alerta, via SMS ou WhatsApp, do laboratório responsável pelo resultado, informando que a análise foi concluída e como proceder para retirada. Esse processo deve durar, em média, 72 horas.

Além disso, uma central médica ficará à disposição dos motoristas que estiverem contaminados para apoio psicológico e orientações complementares.

Fonte: R7

Mercedes-Benz encerra produção do Atron 1635 e apresenta o Axor como seu sucessor

 Extrapesados Axor 2036 4×2 e 2536 6×2 oferecem mais força e capacidade de carga do que o 1635, além de assegurar atributos consagrados do Atron, como robustez e resistência

·       Mercedes-Benz lança versões especiais do Axor que oferecem ainda mais robustez em aplicações do Atron

·       Atron 1635 conclui longa trajetória de sucesso de caminhões “bicudos” da marca no Brasil

·       Linha Axor já é reconhecida pelo baixo consumo de combustível, reduzido custo operacional e alta produtividade no transporte

·       Clique aqui e veja vídeo do último Atron produzido

A Mercedes-Benz produziu neste mês, em sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP), a última unidade do extrapesado Atron 1635. Com isso, concluiu uma longa trajetória de sucesso dos caminhões “bicudos” no Brasil, modelos que ajudaram a construir e consolidar a presença da marca nas estradas do País.

Para continuar atendendo com a mesma qualidade e confiabilidade tanto os autônomos, como os frotistas, a Mercedes-Benz anuncia que o sucessor do 1635 é o consagrado extrapesado Axor, com os cavalos mecânicos Axor 2036 4×2 e 2536 6×2. Além disso, a marca acaba de lançar também novas versões desses mesmos modelos, que asseguram ainda mais robustez para aplicações típicas do Atron. Com os caminhões Axor, a marca oferece mais força e capacidade de carga aos transportadores, mantendo, ao mesmo tempo, atributos amplamente reconhecidos do Atron, como robustez e resistência.

“O Atron concluiu sua missão com êxito. Ele é o último representante de uma geração de caminhões com cabina semiavançada lançada há 31 anos e que deu um salto de qualidade, modernidade e eficiência no mercado brasileiro. Entre eles, eu destaco os extrapesados LS 1935 e LS 1941, antecessores do Axor, e os médios e semipesados de 12, 14, 16 e 23 ton de PBT, substituídos depois pelo Atron e, hoje, pela linha Atego”, informa Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

“Como antecipamos na Fenatran do ano passado, a produção do Atron seria encerrada este ano, dentro de um processo natural de evolução tecnológica de nossa linha de caminhões. O Axor irá manter aquilo que os clientes já conhecem e aprovaram no Atron 1635, agregando ainda mais valor em qualidade, desempenho, economia, conforto e tecnologia. Temos certeza que os clientes logo perceberão esses ganhos, como aconteceu com o Atego em lugar de outros Atron desde 2016”, destaca Leoncini.

A linha de caminhões com cabina semiavançada, que seria denominada “Atron” a partir de 2012, começou a ser comercializada no Brasil em 1989, com os médios L 1214 e L 1218 e os semipesados L 1414, L 1418 e L 1618. Um ano depois, vieram os extrapesados LS 1935 e LS 1941 e vários outros modelos.

O extrapesado Atron 1635 foi lançado em fevereiro de 2012. Até o mês de maio de 2020, foram emplacadas mais de 4.200 unidades no País. A região Sudeste é a que mais compra esse Mercedes-Benz: foram mais de 2.750 unidades nesse período. A maior preferência por estado é de Minas Gerais, com mais de 1.500 caminhões, seguido por São Paulo, com 650 unidades.

“O Atron 1635 ganhou ampla aceitação no mercado por sua versatilidade em aplicações como basculante, graneleiro, prancha carrega tudo, porta-contêiner, tanque de combustível, produtos químicos, GLP e outros”, diz Leoncini. “Em Minas Gerais, por exemplo, é o preferido dos caçambeiros, daí o expressivo volume histórico de emplacamentos no Estado. A substituição do Atron pelo Axor também reforça o compromisso ‘As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve. E entende os Sotaques’. Vamos seguir trabalhando para sempre oferecer novas soluções e vantagens para quem transporta, seja o autônomo, o motorista e o frotista”.

Axor 2036 e 2536 oferecem mais força e capacidade de carga

Os extrapesados Axor 2036 4×2 e 2536 6×2 substituirão o Atron 1635 trazendo mais vantagens em desempenho e capacidade de carga para os clientes. A começar pela força do motor OM 457 LA de 360 cv de potência (15 cavalos a mais), com 1.850 Nm de torque a 1.100 rpm (400 Nm a mais). A capacidade máxima de tração (CMT) do Axor é de até 80.000 kg (30.000 kg a mais). O terceiro eixo de fábrica do Axor 2536 6×2 permite plenamente as configurações de semirreboques até 53 ton de PBTC (peso bruto total combinado).

Assim como o Atron 1635, o Axor vem equipado com caixa de 16 marchas. O destaque é que recebe o câmbio automatizado Mercedes Powershift G 280, que oferece mais conforto ao motorista e otimiza o consumo de combustível, reduzindo o custo operacional e aumentando a rentabilidade para o cliente.

Com versões 4×2 e 6×2, cabina Leito Teto Baixo ou Leito Teto Alto, ar condicionado, climatizador, câmbio automatizado e disponibilidade de eixos traseiros com ou sem redução nos cubos, o Axor atenderá com vantagens as mais variadas aplicações dos clientes do Atron. Além de assegurar a robustez e resistência típicas do Atron, os caminhões Axor oferecem mais benefícios, como o eixo dianteiro para 6 toneladas que atende à Lei da Balança.

Novas versões customizadas ampliam opções de escolha para os clientes

Para atender a demandas específicas de clientes do Atron 1635, a Mercedes-Benz criou uma nova versão básica com cabina Leito Teto Baixo, banco pneumático standard, revestimento de vinil para o interior da cabina e para os bancos, preparação para instalação de rádio/toca CD, câmbio automatizado Mercedes Powershift G 280, eixo traseiro HL-7 com redução nos cubos, relação de eixo traseiro i=4,14 e bloqueio transversal de diferencial.

Além dessa configuração, a marca, por meio de seu Centro de Customização, criou o “kit parachoque fora de estrada”, com parachoque em aço, estribo articulado, grade dos faróis, barra e protetor do cárter do motor. Esses elementos deixam o caminhão mais robusto e resistente a impactos decorrentes de operações em vias não pavimentadas e solos irregulares.

“Essa flexibilidade de configurações do caminhão reforça o posicionamento do Axor como o caminhão extrapesado de melhor custo/benefício do mercado, atendendo às necessidades dos clientes do nosso Atron”, conclui Leoncini.

Linha Axor trouxe mais de 60 inovações nos últimos anos

Com mais de 60 inovações introduzidas em seus modelos on e off-road, a linha Axor é a que a mais evoluiu nos últimos anos. Os clientes ganharam em economia (freio a tambor e piloto automático inteligente), conforto para o motorista (suspensão pneumática da cabina, novo posto de trabalho com nova geração de bancos e nova cama e túnel interno da cabina rebaixado) e força (motor com mais torque, 2ª geração de câmbios automatizados e novos sistemas de segurança: ABS+ASR+EBD).

Entre os destaques do Axor incluem-se: túnel do motor rebaixado, banco pneumático para o motorista, volante multifuncional, tacógrafo digital, freio a tambor para operações mistas, eixos sem redução nos cubos, câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift com funções EcoRoll, Power e Manobra para modelos rodoviários, distribuição da força de frenagem (EBD), sistema de controle de tração (ASR), freio ABS, retarder (opcional), auxílio de partida em rampa (HSA), ar condicionado e climatizador, além de outros itens.