EATON firma parceria com o TruckPad para venda de embreagens

A ação é pioneira e faz parte da proposta de entregar produtos e serviços de forma inovadora aos seus clientes

Valinhos /SP –  A EATON, uma das maiores empresas atuantes na indústria automobilística mundial, firmou uma parceria inédita com o TruckPad, maior aplicativo de contratação e gerenciamento de motoristas autônomos do Brasil. A campanha, intitulada “Embreagem EATON – Tá na Mão”, começa no mês de março  e vai até junho deste ano. Com essa parceria, os todos os usuários do aplicativo poderão adquirir as embreagens EATON com desconto e não pagarão pela mão de obra da troca do equipamento. “O motorista receberá uma notificação no celular para  para se cadastrar na campanha. Depois, basta ele escolher o modelo da embreagem e o posto autorizado mais próximo para realizar o serviço. Trata-se de uma oportunidade diferenciada para adquirir um produto EATON”, destaca Francisco Coli, do departamento de Aftermarket da EATON.

O objetivo da EATON e do TruckPad é oferecer um serviço de qualidade aos clientes através de uma experiência digital. “Essa iniciativa mostra nosso compromisso em entregar cada vez mais soluções eficientes em produtos e serviços para os caminhoneiros. Estamos, de fato, nos posicionando de forma inovadora”, diz Paulo de Alencar, responsável pela área de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais da EATON.

Para participar da campanha, basta que o motorista baixe o aplicativo do TruckPad no celular ou tablet e procure na área de Serviços por “Embreagem EATON – Tá na Mão”. Para conhecer mais sobre o TruckPad, acesse o site oficial da empresa: www.truckpad.com.br.

Sobre a EATON Corporation

A EATON é uma empresa de gerenciamento de energia com vendas de US$ 20,4 bilhões em 2017. Nós fornecemos soluções energéticas eficientes que ajudam nossos clientes a gerenciar eficientemente energia elétrica, hidráulica e mecânica de forma mais eficiente, segura e sustentável. É o nosso lema nos dedicarmos a melhorar a qualidade de vida e o meio ambiente através do uso de tecnologias e serviços de gerenciamento de energia. Com aproximadamente 96 mil funcionários no mundo, a empresa vende produtos para clientes em mais de 175 países. Para mais informações, visite www.eaton.com.br e www.eaton.com/whatmatters.

 

Mercedes-Benz contrata mais 330 colaboradores para áreas de produção

Com as novas contratações, a Mercedes-Benz passa a contar com mais de 10 mil colaboradores

A Mercedes-Benz está contratando mais 330 colaboradores horistas diretos para suas fábricas de veículos comerciais no Brasil, sendo 250 para áreas de produção na planta de São Bernardo do Campo, em São Paulo, e 80 para a unidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

O anúncio foi realizado na terça-feira, 27 de março, durante a inauguração de sua nova linha de montagem de caminhões, no ABC paulista, que foi desenvolvida com base nos pilares da Indústria 4.0.

“Nossa Empresa começa o primeiro semestre de 2018 com a contratação de 522 pessoas para a planta de São Bernardo do Campo, além de 160 novos colaboradores para a fábrica de Juiz de Fora, em Minas Gerais. São cerca de 700 novas contratações para as duas plantas desde janeiro a partir da reação do mercado de veículos comerciais”, informa Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina.

Com as novas contratações, a Empresa passa a contar com mais de 10 mil colaboradores, sendo aproximadamente 8.050 na fábrica de São Bernardo do Campo e 860 na planta de Juiz de Fora, além de outras unidades.

Fonte: Brasil Caminhoneiro

Veja como solicitar o DPVAT, um direito pouco utilizado

DPVAT é um seguro que indeniza vítimas de acidentes causados por veículos motorizados que circulam por terra ou por asfalto. A taxa é paga pelos proprietários de automóveis de passeio e comercial todos os anos ao governo e que significa Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre.

O objetivo da taxa é garantir indenizações em caso de morte e invalidez permanente e reembolso de despesas médicas às vítimas de acidentes causados por veículos ou por suas cargas. As indenizações do DPVAT são pagas independentemente de apuração da culpa, da identificação do veículo ou de outras apurações, desde que haja vítimas, transportadas ou não.

https://youtu.be/oV-Zolye4Zk

Criado em 1974, através da lei nº 6.194/74, o seguro determina que todos os veículos automotores de via terrestre, sem exceção, paguem o DPVAT junto da cota única ou primeira parcela do IPVA, o que garante às vítimas de acidentes com veículos (por morte, invalidez permanente ou despesas comprovadas com atendimento médico-hospitalar) o recebimento de indenizações, ainda que os responsáveis pelos acidentes não arquem com essa responsabilidade. Ele só cobre danos pessoais decorrentes de acidentes de trânsito. Os danos materiais e danos morais estão excluídos.

O veículo inadimplente, além de poder ter problemas com a fiscalização, por não ser considerado devidamente licenciado, ainda pode perder, em caso de acidente, o direito da cobertura. Além de não estar isento de ressarcir as indenizações pagas às vítimas.

De acordo com dados disponibilizados no site do DPVAT, o atendimento às vítimas e beneficiários é feito pela rede distribuidora em todo território nacional. Basta escolher uma das seguradoras consorciadas e apresentar a documentação necessária.

Somente em 2017, mais de 380 mil indenizações foram pagas nos três tipos de cobertura: morte, invalidez permanente e despesas médicas. O número é 12% menor do que o registrado no ano anterior, com cerca de 430 mil indenizações pagas. Do total de indenizações pagas em 2017 , 13.165 foram solicitadas para caminhões e pick-ups.

Em 2017 o maior número de indenização foi paga para motoristas do sexo masculino (75%) entre 25 a 34 anos (27%).

Os casos de Invalidez Permanente, apesar de representarem a maioria das indenizações pagas pelo Seguro DPVAT no período (74%), registram redução de 18% ante o mesmo intervalo de tempo de 2016.

Os casos de morte registram aumento de 23% em relação ao mesmo período de 2016 e sua participação foi menor na quantidade de indenizações às demais coberturas (11%). Na cobertura de DAMS houve crescimento de 7% nas indenizações, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Os pagamentos das indenizações referem-se às ocorrências no período e em anos anteriores, observado o prazo prescricional de 3 (três) anos para solicitar o benefício do Seguro DPVAT.

Nos casos de acidente com vítima fatal, os beneficiários são os herdeiros (esposa, filhos, pais, avós etc); de invalidez permanente ou de lesões é a própria vítima. Através do site https://www.seguradoralider.com.br é possível obter a lista completa da documentação necessária para solicitar a indenização, que varia de acordo com o caso. O prazo para dar entrada é de três anos, a contar da data em que o acidente ocorreu. Porém, há casos em que o prazo pode ser maior que três anos, o que dependerá do tempo decorrido entre a data do acidente e a data do Novo Código Civil. Os acidentes que envolvem invalidez leva-se em conta a data do laudo conclusivo do Instituto Médico Legal – IML.

Caminhoneiro compra CNH falsa por R$ 200 e acaba preso durante abordagem policial

Homem confessou à polícia ter comprado a CNH falsa por R$ 200

Um homem de 67 anos foi preso em flagrante na terça-feira (27) por conduzir um caminhão com uma CNH falsa. Ele foi abordado pela Polícia Militar Rodoviária no km 3 da Rodovia SPA 079/613, em Rosana (SP).

O veículo, com placas de Campo Largo (PR) e carregado se soja, seguia no sentido Mato Grosso do Sul (MS) – Paraná (PR), quando foi abordado por policiais que faziam uma fiscalização de rotina próximo ao acesso para o estado do Mato Grosso do Sul.

De acordo com a corporação, após pesquisa do documento do motorista no sistema, foi constatada a ilegalidade da CNH. Diante da situação, o homem confessou à polícia ter comprado a habilitação em Curitiba (PR) por R$ 200.

Além do documento falso, outras irregularidades – não divulgadas – foram encontradas no caminhão. O veículo foi liberado ao proprietário, de 55 anos, que seguia o trajeto como passageiro.

O motorista foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Civil de Primavera e está à disposição da Justiça. Ele deverá passar por audiência de custódia.

Fonte: Brasil Caminhoneiro

Projeto de lei que proíbe o transporte de cargas vivas em Santos é aprovado

O projeto de lei que proíbe o transporte de cargas vivas na área urbana de Santos foi aprovado em segunda e definitiva votação, na noite de segunda-feira, 26, pela Câmara Municipal de Santos.

De iniciativa do vereador Benedito Furtado, a proposta visa acabar com o embarque de animais pelo Porto de Santos, atividade que voltou a ocorrer em dezembro de 2017, após 17 anos. Caso sancionada pelo prefeito, Paulo Alexandre Barbosa, a Lei será pioneira no país ao impedir este tipo de transporte na malha urbana.

O objetivo do texto é impedir embarques de animais por terminais do cais santista. As discussões foram iniciadas após os dois embarques que somaram mais de 50 mil cabeças de gado no terminal Ecoporto Santos, com destino à Turquia. 

A proposta altera a Lei nº 3.531, que instituiu o Código de Posturas do Município. Com ela, foi proibido o trânsito de veículos, sejam eles motorizados ou não, transportando cargas vivas nas áreas urbanas e de expansão urbana do município.

As regras

De acordo com o projeto de lei aprovado, apenas animais domésticos estão livres desta regra, assim como os que são usados em projetos educativos e medicinais, atividades esportivas, ou estão à serviço de forças policiais.

Também poderão ser transportados animais que passarão por tratamento médico ou destinados à preservação ambiental. O texto também proíbe que qualquer pessoa maltrate animais ou pratique ato de crueldade contra eles.

Transportá-los de forma inadequada ao seu bem-estar, como em gaiolas ou veículos, está entre os itens proibidos, assim como obrigá-los a trabalhos excessivos ou superiores às suas forças.

Fonte: Pé na Estrada 

Caminhão para sem combustível e tem carga de cerveja saqueada

Segundo a PRF, cerca de duas mil garrafas foram roubadas da carga de cerveja

Caminhão para sem combustível e tem carga de cerveja saqueada (Foto: Reprodução/TV Cabo)

Um caminhão carregado com cerveja foi saqueado por moradores do bairro dos Novais, em João Pessoa (PB), na noite de segunda-feira (26), após o veículo de transporte de carga de cerveja parar no acostamento da BR-230 por falta de combustível.

De acordo com o motorista Francisco Freitas, o caminhão foi atacado por cerca de 60 pessoas quando ele saiu para comprar combustível no posto.

“Deu uma pane seca no caminhão, no caso faltou diesel, não deu tempo de chegar no posto. Um rapaz me deu uma carona até o posto. Comprei 20 litros e coloquei no tanque para colocar o caminhão no acostamento, mas não foi suficiente. Voltei para pegar mais diesel pela segunda vez, quando retornei, já tinha uma multidão saqueando”, relatou.

O caminhão seguia de Fortaleza (CE) para Recife (PE). O motorista explicou que passaria a noite em João Pessoa e seguiria para a capital pernambucana na manhã de terça-feira (27). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), quatro pessoas foram detidas em flagrante.

Segundo a PRF, cerca de duas mil cervejas foram roubadas no saqueamento. Após a chegada de carros da PRF e da Polícia Militar, os suspeitos começaram a correr e quatro deles foram detidos no sentido contrário com cerca de 60 cervejas. A Polícia Militar encaminhou três adolescentes, sendo dois de 15 anos e um de 16 anos, e um jovem de 22 anos para a delegacia.

Abalado, o motorista comentou que está indignado com a situação. “É um absurdo, tão pouco, saquear uma carga. Prejudica a gente [motoristas], a empresa”, comentou. Os suspeitos detidos foram autuados na delegacia.

Fonte: Brasil Caminhoneiro

Mitos e verdades sobre o teste do bafômetro

Quando o assunto é beber e dirigir, não adianta tentar driblar o teste do bafômetro

Quem já ouviu falar sobe as soluções populares para burlar o resultado do teste do bafômetro? Pois é, quando o assunto é beber e dirigir, não adianta tentar driblar o bafômetro com vinagre, antisséptico bucal, refrigerante, chiclete e outras dicas que rolam por aí.

E como a internet é muito utilizada para difusão destas falsas notícias, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) esclarece que todas essas receitas não passam de mitos.

Vinagre e Metadoxil?

Dentre as informações absurdas que circulam nas redes sociais é que supostamente tomar vinagre depois de ingerir bebida alcoólica livra a pessoa de um possível resultado positivo no teste do etilômetro.

Outro “truque” que ganhou fama recente na internet é o Metadoxil (piridoxina ou vitamina B6), um medicamento que acelera a metabolização do álcool do fígado e é mais utilizado no tratamento de alcoolismo e alterações hepáticas.

Não se engane!

O bafômetro mede o álcool ingerido que passou para a circulação sanguínea e para o sistema respiratório. Desta forma, “o vinagre não consegue interferir no etanol exalado pelos pulmões. Além disso, se o vinagre contiver álcool, isso pode até agravar o resultado positivo do teste”, explica o gastroenterologista José Luiz Capalbo, médico responsável pelo Centro de Gastroenterologia do Hospital 9 de Julho.

No caso do uso o medicamento para camuflar o resultado, este também não surte efeito já que “não interfere na concentração do álcool que está no sangue e tão pouco no ar medido pelo etilômetro”, rebate o médico.

Bombom de licor e antisséptico bucal?

Há ainda quem insista que foi pego no bafômetro depois de comer um bombom com licor ou de ter usado antisséptico bucal. Neste caso, pela baixa concentração alcoólica nesses produtos, o álcool fica presente apenas na mucosa bucal e some rapidamente.

Assim, não adianta alegar que comeu só um bombom com licor, por exemplo. Quando for o caso, o motorista, no momento da abordagem, pode fazer bochecho com água e aguardar alguns minutos para fazer o teste.

Portanto, se a pessoa não tiver realmente ingerido bebida alcoólica, apenas o bombom, não será detectado álcool vindo do ar dos pulmões.

Processo lento

Pelo organismo, a absorção de álcool é feita em poucos minutos. “O pico de concentração etílica no sangue ocorre cerca de 30 a 45 minutos após ser ingerido”, comenta Capalbo.

Em contrapartida, demora um tempo maior para sair do organismo. Segundo o especialista, pode levar até dez horas para que o álcool não seja mais detectado no sangue.

“Depende da quantidade ingerida, do tipo de enzima que o fígado do indivíduo possui [há diferentes padrões genéticos], sendo mais rápido se a pessoa consome grandes quantidades de álcool regularmente, ou mais lento se o fígado não estiver totalmente saudável”, finaliza o médico.

Mas nem uma latinha?

Pela Lei Seca, conhecida como “Tolerância Zero”, não existe qualquer quantidade de bebida alcoólica aceitável, nem mesmo uma ou duas latinhas de cerveja. Por isso, vale lembrar que a multa para quem é autuado por misturar bebida e direção é alta, de R$ 2.934,70.

Além disso, o motorista responde a um processo de suspensão do direito de dirigir junto ao Detran.SP e pode ficar impedido de pegar o volante por um ano.

Recusa e crime

Não se submeter ao exame também é uma infração. Da mesma forma como quem tem a embriaguez atestada no exame, quem se recusa a soprar o aparelho também é multado em R$ 2.934,70 e notificado a responder processo de suspensão do direito de dirigir pelo período de um ano.

Para quem se submete ao teste do bafômetro, o índice que corresponde a crime é superior a 0,33 miligrama de álcool por litro de ar expelido.

O mesmo vale para o condutor que se recusa a soprar o etilômetro e o perito da Polícia Técnico-Científica identifica nele atitudes como cambalear, apresentar problemas de coordenação motora ou falar coisas sem sentido.

Entre as penalidades para o crime de trânsito estão: prisão; multa (de R$ 2.934,70); e a suspensão da habilitação por doze meses.

“As pessoas precisam se conscientizar que misturar bebida e direção coloca em risco a vida do motorista e das demais as pessoas no trânsito. O álcool reduz os reflexos e a capacidade de reação do condutor. Dirigir não é brincadeira”, destaca Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran.SP.

Quem for reincidente nesse tipo de infração em um período de 12 meses é multado em R$ 5.869,40 e responde a processo de cassação do direito de dirigir por dois anos.

Conforme determina a legislação federal, os condutores autuados pela Lei Seca têm direito à defesa antes da conclusão do processo de suspensão ou cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Fonte: Brasil Caminhoneiro

Quer evitar desgaste prematuro e prolongar a vida útil da embreagem? Confira as dicas

A embreagem é responsável por transmitir a rotação do volante do motor para o eixo e para as rodas e tem, entre suas principais funções a filtração das vibrações provocadas pelo motor. Assim, o componente exige, cada vez mais, a atenção dos caminhoneiros.

Para evitar o desgaste prematuro e prolongar a vida útil do sistema é muito importante que o motorista tenha alguns cuidados básicos. O gerente de produtos e aftermarket da Eaton, Fernando Piton, preparou algumas de cuidados simples que os motoristas devem ter.

1 – Práticas de direção

Sustentar o caminhão em rampa ou descansar o pé no pedal de embreagem são duas atitudes totalmente erradas. Ao fazer isso, o motorista está pré-acionando o conjunto e, consequentemente, desgastando o disco da embreagem precocemente.

Práticas comuns como submeter a rotação do motor acima do que o disco suporta, promover trancos, sair em segunda marcha ou carregar cargas superiores do que o veículo está projetado para receber expõe o conjunto a temperaturas superiores do que ele tolera, reduzindo seu tempo de vida útil.

2 – Verificar sistema de acionamento

Durante a substituição do conjunto de embreagem, é muito importante que o aplicador verifique o sistema de acionamento e funcionamento dos cilindros de acionamento, e substitua qualquer componente desgastado. O rolamento do volante do motor deve ser substituído em toda troca de embreagem e a vedação correta precisa ser respeitada para evitar fuga da lubrificação.

3 – Aplicação de embreagens homologadas

O erro mais comum durante a manutenção é a aplicação de embreagens não homologadas pelos fabricantes em veículos comerciais, pois as molas dos discos são especialmente projetadas para cada veículo, ou seja, elas são dimensionadas para evitar que a vibração provocada pelo motor gere danos na transmissão. “Isso evita que o caminhoneiro e o frotista tenham prejuízos com a quebra prematura de conjuntos sincronizadores”, finaliza.

Fonte: O Carreteiro 

Governo suspende por 60 dias a implantação de placas do Mercosul

Placas do Mercosul começariam a valer a partir do dia 1º de setembro

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) suspendeu por 60 dias a resolução sobre o novo padrão de placas de veículos do Mercosul, previsto para começar a valer a partir de 1º de setembro próximo.

As placas do padrão Mercosul foram anunciadas em dezembro de 2014. Elas já são usadas na Argentina e no Uruguai, e deveriam ter entrado em vigor no Brasil em janeiro de 2016, mas o prazo já foi adiado duas vezes.

A decisão de implantar a partir de setembro foi divulgada no último dia 8, valendo primeiro para os carros novos e as transferências. Para os usados, o prazo para troca era até 2023.

Motivo da suspensão

O diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Maurício Alves, diz que o cronograma foi suspenso atendendo a pedido das empresas que estampam as placas. Ele não explica quais são essas reivindicações.

De acordo com o órgão, este grupo de trabalho irá estudar as regras da resolução. Caso chegue a uma conclusão antes de 60 dias, a suspensão pode ser derrubada antecipadamente. Por outro lado, ela também pode ser prorrogada por mais 2 meses, se o grupo achar necessário.

Investigação do Ministério Público

Na semana passada, um inquérito foi aberto pelo Ministério Público Federal (MPF) do Amazonas para apurar supostas irregularidades na resolução que determina a implantação das placas do Mercosul no Brasil.

O objetivo, de acordo com o MPF, é apurar se foram cometidas irregularidades em benefício de determinadas empresas de emplacamento e em prejuízo dos consumidores.

E que a simples troca das placas, sem a adoção de um sistema interligado entre os Estados-membros do Mercosul, que integre de forma efetiva os países, “não alcançará os objetivos de facilitar a fiscalização, coibir adulteração de placas e roubo de veículos e propiciar livre circulação entre os países que fazem parte do bloco”.

Vai e vem de medidas

A implantação das placas é a segunda medida colocada em suspense pelo Contran nos últimos dias. Na última sexta-feira (19), o órgão divulgou que passariam a ser exigidos um curso e uma prova para a renovação da Carteira de Habilitação (CNH), entre outras medidas. O governo voltou atrás na decisão 1 dia depois, anunciando a revogação da resolução.

Fonte: Brasil Caminhoneiro

Detran.SP disponibiliza CNH Digital e envio grátis do documento impresso

Além da CNH digital, o Detran.SP vai adotar o envio automático e gratuito pelos Correios para todos os serviços relacionados à carteira impressa

Detran.SP disponibiliza CNH Digital e envio grátis do documento impresso (Foto: Divulgação)

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) começou a disponibilizar a CNH Digital e o envio gratuito do documento impresso pelos Correios.

Elas fazem parte de um pacote de melhorias tecnológicas do Governo do Estado para desburocratizar a vida das pessoas, que inclui ainda um decreto para criar o Sistema Estadual de Coleta e Identificação Biométrica Eletrônica — com ele, o cidadão poderá, por exemplo, realizar diversos serviços públicos se identificando pela digital, além de um novo serviço de certificação biométrica de identidade que a Imprensa Oficial passará oferecer.

Documento

A partir desta quinta-feira (22), estará disponível o documento eletrônico, que também será gratuito. A versão na tela do celular tem o mesmo valor jurídico da impressa e sua emissão é opcional.

Com todas as informações da habilitação impressa, inclusive foto e QR-Code, o documento poderá ser adquirido por meio do aplicativo CNH Digital, da Serpro (empresa de tecnologia da informação do governo federal), nas lojas virtuais PlayStore para sistema Android, ou na iTunes para sistema iOS.

Como obter?

É importante lembrar que a regra para obter a CNH digital é federal e o critério para emissão é que a habilitação esteja na validade, tenha o QR-Code e não tenha bloqueios — como suspensão, por exemplo.

E se o documento estiver vencido?

Se o documento estiver vencido, o condutor deve renová-lo para pedir a versão digital. Caso ele não tenha ainda a versão com o QR-Code, é preciso solicitar uma segunda via — esse serviço pode ser feito de forma eletrônica, sem necessidade de ir a uma unidade. Hoje, 4,5 milhões de habilitações no Estado já dispõem do QR-Code.

Envio automático e gratuito da carteira impressa

Além da CNH digital, o Detran.SP vai adotar o envio automático e gratuito pelos Correios para todos os serviços relacionados à carteira impressa. A medida dará mais comodidade ao cidadão, que receberá o documento em sua residência sem custo adicional. A previsão é que isso tenha início em 30 dias.

Atualmente, para receber a CNH — seja em caso de renovação ou segunda via, por exemplo — o cidadão deve ir a uma unidade ou pagar o custo dos Correios, que é de R$ 11,00.

A medida vai ainda agilizar os serviços hoje realizados presencialmente nas unidades, pois reduzirá a presença de usuários. Por mês, são emitidas no Estado de 400 mil a 500 mil CNHs.

Passo a passo para a CNH Digital

Com base na legislação federal, o Detran.SP elaborou um passo a passo sobre a emissão da CNH Digital.

Passo 1 – Identifique sua CNH

Verifique se na parte interna da CNH está impresso o QR-Code — o código de barras em formato quadrado. As CNHs de papel emitidas a partir de maio de 2017 já contam com esse item de segurança.

Passo 2 – Condições da CNH atual

o Minha CNH tem o QR-Code, mas não tenho o Certificado Digital (e-CPF) – Neste caso, o motorista deve ir a um posto do Detran.SP para efetuar presencialmente seu cadastro, levando um documento de identificação original, e solicitar a CNH Digital posteriormente no app do governo federal.

o Quem tem e-CPF deve fazer o cadastro no Portal de Serviços do Denatran:portalservicos.denatran.serpro.gov.br. Na página de serviços, no menu “Usuário” clique em “Cadastro”. Feito isso, será enviado um e-mail para ativação. Após a confirmação, entre com login (CPF) e senha. Complete as informações pessoais no menu “Usuário” e opção “Meus dados”, informando CNH, número de segurança da CNH (que fica no verso) e o número do celular. No menu CNH Digital, efetue a adesão clicando no link “Ativação”. Quando finalizar o processo, o usuário receberá um SMS no celular e poderá fazer o download da CNH via aplicativo.

o Minha atual CNH não tem QR-Code – O motorista/motociclista deve pedir a 2ª via. Se não tiver e-CPF, deve ir a uma unidade do Detran.SP. Lá, ele cadastrará e-mail e número de celular para registro na base de dados do Denatran, o que permitirá pedir a CNH digital após a emissão da CNH impressa com QR-Code. O cidadão deve pagar taxa de R$ 42,41 pela emissão do documento em papel. Ao finalizar o processo, receberá SMS informando que poderá realizar o download da sua CNH via aplicativo.

Passo 3 – Baixando o aplicativo

Baixe o aplicativo da CNH Digital, da Serpro, no celular – Disponível nas lojas virtuais PlayStore para sistema Android, ou na iTunes para sistema iOS. No aplicativo, use a senha de acesso ao Portal do Denatran (o login é seu CPF) e digite o código de ativação. O aplicativo vai pedir a criação de uma senha simples, de quatro números, que o usuário deve digitar sempre que acessar a CNH Digital. Mesmo off-line, ou seja, sem internet, será possível acessar a habilitação no smartphone.

Fonte: Brasil Caminhoneiro