Sem caminhão o Brasil para

O amigo motorista tem ideia do tamanho da sua importância para o Brasil? Se você reparar em tudo o que está ao seu redor,  praticamente TUDO, já passou dentro de um caminhão, desde o café ao ouro, em algum momento vocês já carregaram. Do Monte Caburaí- Roraima ao Arroio Chui- Rio Grande do Sul, Nascente do Rio Moa- Acre ao Ponta do Seixas- Paraíba, algum caminhão já passou.

Sem vocês o Brasil PARA! Tudo foi feito para ser transportado. São vocês que transportam o alimento para o povo, os remédios para curar as doenças, os materiais para construir a moradia à grandes construções, até mesmo o próprio caminhão em algum momento, alguma peça já passou dentro do caminhão.

 

Qual outro profissional conhece o Brasil como vocês? Vocês podem  falar como poucos da cultura, música , pontos turísticos, comida de todos os cantos desse Brasil.
 

Quantas pessoas reclamam de terem uma rotina de trabalho? O amigo motorista todos os dias está pronto para começar uma nova aventura em uma nova estrada.
 

O amigo é dono do próprio destino, e dono do seu negócio. Seu único compromisso é com a nova jornada que começa no novo nascer do sol.
  

Caminhão e motorista são quase um só, já dizia a música “Caminhoneiro” do Roberto Carlos:

 

Já rodei o meu país inteiro

Como bom caminhoneiro

Peguei chuva e cerração

Quando chove o limpador desliza

Vai e vem no pára-brisa

Bate igual meu coração

 

Sem caminhoneiro o Brasil para!
 

Nós do TruckPad, temos muito orgulho em ter pessoas como vocês ao nosso lado e poder chamá-lo de parceiro. Da oferta da carga à promoções, ficamos muito felizes em conseguir ajudar a melhorar as condições de trabalho do amigo, porque afinal isso é o mesmo que ajudar o Brasil a ser um país melhor.
 

 

Benefícios do TruckPad para você

 

O Truckpad é um parceiro do caminhoneiro brasileiro, estamos conseguindo trazer sempre novidades dos nossos parceiros junto ao amigo na estrada.

1- Voucher de Combustível Shell

2- Almoço Exclusivo na Concessionária Mercedes

3-  Promoções em Pneus Bridgestone

4- Vantagens Exclusivas com rastreadores Sascar.

5- Super Caminhoneiro “Projeto com as melhores cargas do Brasil”

6- Assessoria personalizada em caso de não pagamento do Saldo

7- Kits TruckPad (para o amigo vestir de fato nossa camisa)

8- Sala VIP de atendimento no Terminal Fernão Dias

 

E temos muitas novidades chegando. O TruckPad surgiu como uma ideia de colocar todas as ofertas de cargas do Brasil na palma da sua mão, pra não deixar os amigos batendo lata. Hoje as maiores empresas do mundo usam o TruckPad para se comunicar diretamente com você e trazer em tempo real as melhores ofertas do trecho.

 

Uma certeza temos que o primeiro desafio foi vencido, agora é nos unirmos cada vez mais, para fazermos dessa maior rede motorista autônomos do Brasil, o mais forte possível. Contem sempre com o TruckPad, como seu amigo na estrada.


Um abraço da equipe TruckPad

Dica do Dia: Dicas para ser contratado de forma mais rápida no TruckPad

Amigo motorista, hoje existem milhares de caminhoneiros dentro do nosso aplicativo TruckPad, para todos eles existem inúmeras ofertas de cargas esperando para serem transportadas.

Nosso aplicativo é uma plataforma de comunicação dupla, tanto as empresas podem ligar para os caminhoneiros que demonstrarem interesse na carga, como o motorista pode e deve ligar para a empresa em caso de interesse.

Uma dica fundamental para o amigo conseguir fechar a melhor carga, é sempre deixar o cadastro completo.

A maioria dos funcionários da expedição em uma transportadora, não ficam o dia inteiro na frente do computador, muitas vezes precisam acompanhar um carregamento ou descarregamento, conferir o estoque ou outras das suas atividades diárias.

O Cadastro Completo é importante por que rapidamente o funcionário da expedição consegue ver quem é o motorista mais adequado pra carga e prioriza eles!

Seguindo essa rápida dica, você irá perceber que seu aproveitamento  irá aumentar dentro do aplicativo.

E lembramos sempre, que quanto mais completo o seu cadastro e quanto mais você usar, mais chances o amigo tem de ganhar as nossas promoções.

Só podem entrar no Clube Carga Certa (cargas direto da indústria) quem tem o cadastro completo e para participar do prêmio Motorista do Mês também!

Para completar seu cadastro clique aqui

 

Veja algumas outras notícias e dicas que você pode gostar:

 

Um abraço e bons fretes!

Caminhoneiro relata tensão ao tentar controlar veículo sem freio em rodovia

Aproximadamente 20 minutos. Este foi o tempo que o caminhoneiro Samuel Cordeiro, de 63 anos, levou para tentar controlar o veículo que ele conduzia e que estava sem freio na descida da serra da Via Anchieta, em Cubatão, no litoral de São Paulo. Parte do trajeto e o momento da parada foi flagrado em vídeo.

Imagens mostram o veículo totalmente sem freio se acidentando na pista sul da rodovia. Uma câmera acoplada na cabine de outro caminhão registrou o ocorrido. Na gravação, também é possível notar que motoristas alertaram uns aos outros, via rádio, sobre o perigo e abriram a passagem na pista para evitar colisão.

“Se é um cara menos experiente, ele poderia ter se jogado pra fora da cabine e deixado o caminhão ir embora. Eu tenho um pouco de experiência, então eu decidi ficar para pará-lo”, contou Samuel. O caminhoneiro acumula pouco mais de três décadas à profissão e está acostumado com o Sistema Anchieta-Imigrantes(SAI).

Não por acaso, ele havia descarregado um contêiner horas antes em Guarulhos, na Grande São Paulo. A caixa metálica havia sido retirada de uma empresa em Praia Grande (SP). “Era o meu trabalho do dia. Era uma viagem rápida, para subir (a serra) com o contêiner para deixá-lo lá e descer de volta em seguida”.

No retorno, caminhoneiro percebeu que havia ficado sem freio ainda no início da descida da serra. “Fiquei só um pouco nervoso. Minha reação foi jogá-lo onde tinha pedra e onde tinha mato. Eu tentava segurar ele de qualquer forma para não bater”, conta. O veículo atingiu velocidade superior a 80 km/h – o limite na via é de 50 km/h.

Foi quando Cordeiro avistou a estrada de serviço, nas proximidades do km 48. “Era minha única opção. Eu joguei o caminhão e na descida ele parou no barranco. Se tivesse ido de volta para a pista seria um estrago, aí ele poderia tombar. Minha reação foi sair rápido da cabine. Eu tenho um problema no joelho, mas nem senti nada na hora”.

Com a situação controlada, Samuel, que mora com a família no bairro Vale Verde, em Cubatão, recebeu a assistência de outros caminhoneiros amigos que o reconheceram. Equipes da concessionária Ecovias, responsável pelo trecho, e da Polícia Militar Rodoviária (PMR) também atenderam a ocorrência, segundo ele.

“O vídeo eu só fui ver depois, na internet. A cena foi muito forte e eu percebi que foi Deus quem me guardou naquela hora. Olha, foi um milagre de Deus, porque eu nunca tinha passado por isso antes”, desabafou. O veículo foi rebocado até uma oficina Guarujá (SP), onde foi reparado ao custo de mais R$ 3 mil, contabiliza Cordeio.

Ainda segundo Samuel, o caminhão foi comprado há 20 dias por R$ 30 mil – ele vendeu um carro para adquiri-lo. “Eu fiquei desempregado no final do ano passado. Era caminhoneiro contratado. Daí sai (da empresa) e comprei esse caminhão. O antigo dono me garantiu que ele estava em boas condições e revisado”, contou.

Após o ocorrido, o caminhoneiro garante que não desistiu de trabalhar nas estradas já que precisa ajudar no sustento da família. “Eu gosto e sempre trabalhei com isso. Eu preciso trabalhar. No caso do caminhão, pensei até entrar no (juizado) de pequenas causas por causa do ex dono, mas vamos ver. Não sei se vale”, ponderou.

Segurança

A concessionária Ecovias, responsável por administrar o Sistema Anchieta-Imigrantes, informou que ficou ciente do ocorrido. Por nota, a empresa disse recomendar “a todos os motoristas que façam revisões periódicas em seus veículos e que verifiquem as condições de todos os componentes antes de viajar”.

Além disso, a concessionária informou que possui duas rampas de escape (nos kms 42 e 49), similares às antigas caixas de brita utilizadas em competições de automobilismo. Os locais garantem uma parada segura aos motoristas que perderam o freio durante o trajeto de descida da serra.

Fonte:  Blog do Caminhoneiro

Gargalos no transporte rodoviário de cargas comprometem a produtividade

O setor de logística é um dos principais indutores do desenvolvimento econômico brasileiro. Entretanto, ainda carece muito de investimentos. Segundo dados da Associação Brasileira de Logística (Abralog), historicamente, o país investe cerca de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) em infraestrutura, quando os recursos deveriam corresponder a, no mínimo, 5% do PIB. Estamos muito atrás da China, que destina mais de 7% do seu PIB para o setor, e mesmo de outros países latino-americanos, como o Chile, cujos investimentos chegam a 6%.
Analisando a série histórica dos aportes em transportes desde 1975, de acordo com os dados do Ministério dos Transportes, a queda é vertiginosa. “A má qualidade da infraestrutura nacional vem afetando o crescimento e o perfil da indústria e, sobretudo, a competividade da economia, tendo como consequência o aumento dos custos e a redução da taxa de retorno dos investimentos produtivos. O setor precisa de sistemas integrados de transportes e sistemas logísticos eficazes”, avalia a diretora da Mark Messe, Fernanda Skraba.
A empresa promove a 1ª FeinaCoop – Feira Nacional de Negócios para Cooperativas, que acontece de 19 a 21 de setembro, no Expoara, em Arapongas, no Norte do Paraná. Além de uma feira com 8 mil m² de área de exposição e 144 expositores, o evento terá uma programação técnico-científica com Dia de Campo e palestras, entre os assuntos, sobre logística e infraestrutura de transportes, com expectativa de reunir 6 mil pessoas.
No Paraná, a Secretaria de Infraestrutura e Logística afirma que, somente no ano passado, foram investidos cerca de R$ 830 milhões em obras e serviços de manutenção, recuperação e rodovias estaduais. Ao todo, são 12 quilômetros de rodovias asfaltadas, sendo mais de 10 mil de malha rodoviária estadual e 2 mil de estradas federais geridas por concessionárias, além de melhorias em estradas rurais.
“Os números mostram o avanço do Paraná no setor logístico nos últimos anos. Desde 2011 já foram investidos cerca de R$ 2 bilhões na duplicação de rodovias, são obras que contribuíram significativamente para a expansão das cooperativas e que colocam o nosso Estado entre as principais economias do país”, destaca o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.
Ainda assim, para o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Paraná (Setcepar), Marcos Egídio Batistella, os aportes são insuficientes. “As rodovias estaduais duplicadas basicamente concentram-se no hub da capital: Curitiba – Paranaguá; Curitiba – Ponta Grossa; um trecho de Cascavel – Foz do Iguaçu e de Maringá – Londrina; e, finalmente, Maringá – Campo Mourão. Planos para duplicação existem, fatos, entretanto, quase nenhum. Nossa expansão rodoviária ocorreu entre 1960 e 1980. Depois deste período, muito pouco aconteceu”, opina.
Para Batistella, os maiores gargalos encontram-se na Região Metropolitana de Curitiba, sobretudo no trecho do Contorno Rodoviário Norte, que permite a ligação da BR-277 com as rodovias PR- 092, PR-090 e BR-476. Estudos também indicam a necessidade de duplicação do trecho da PR-415 que conecta o município de Pinhais ao Contorno Rodoviário Leste (BR-116).
“Estas obras coincidem com o gargalo que existe no eixo de integração do vetor Norte-Sul. Entre os investimentos importantes para o transporte rodoviário de cargas, que possibilitará maior integração latino-americana, está a construção de uma nova ponte de Porto Meira a Foz do Iguaçu, na fronteira Paraguai-Brasil, e a finalização do contorno rodoviário de Curitiba”, argumenta.
Batistella diz que o “o próprio governo reconhece a necessidade da atualização da infraestrutura paranaense, que já está superada e é insuficiente para atender as demandas do Paraná em todas as modalidades”. Para ele, os resultados dessa condição “são a morosidade e onerosidade do atendimento de pessoas e mercadorias, comprometendo a competitividade dos produtos e serviços paranaenses e reduzindo a rentabilidade dos empreendimentos”.
Como alternativa, o presidente do Setcepar sugere a cooperação. “Entendemos que é hora de estabelecer parcerias entre a União, o Estado, os Municípios e os produtores locais para recuperar e manter essas estradas com boa trafegabilidade e drenagem adequada”, defende.

Fonte: Sindivapa

1.453 caminhões em formação quebram recorde mundial em Istambul

Durante essa segunda-feira, por mais de uma hora, 1.453 caminhões desfilaram nas obras do aeroporto de Istambul, na Turquia, para comemorar os 564 anos da conquista de Istambul. Em 29 de maio de 1453, o sultão Mehmed II conquistou Istambul, até então chamada de Constantinopla, de onde os bizantinos haviam governado o Império Romano Oriental por mais de 1.000 anos.

Além da comemoração, a fila de caminhões quebrou o recorde do Guinness de procissão mais longa com caminhões.

Os veículos estão sendo usados nas obras do novo e gigantesco aeroporto de Istambul, que irá receber milhares de voos diários, estará pronto em 2023, e será o maior aeroporto comercial do mundo.

A organização dos caminhões para o evento levou mais de 7 horas, e os caminhões rodaram em fila por vários quiômetros, em velocidade constante para quebrar o recorde.

Fonte: Blog do Caminhoneiro

Cinco marcas de Arla 32 tem registro suspenso pelo Inmetro

O Inmetro (Instituto Nacional de Metodologia, Qualidade e Tecnologia) identificou durante vistorias no mercado que cinco marcas de Arla 32 apresentavam problemas. Como consequência, os registros dos agentes redutores foram suspensos ou cancelados.

As empresas autuadas não podem comercializar os produtos e devem retirá-los do mercado. As marcas penalizadas foram Air Clean e MaxxiAir, da Rodoquimica, de Taquari (RS), Force 32 envasilhado, da Force Química, de Votorantim (SP), MIL32 Granel, da Mil Química, de Betim (MG) e Fuel Clean, da Arla Brasil, de Três Coroas (RS).

A Afeevas (Associação dos Fabricantes de Equipamentos para Controle de Emissões Veiculares da América do Sul) tem acompanhado e promovido diversas iniciativas para combater irregularidades em relação à qualidade do Arla 32 e reforça a necessidade de mais participação dos Organismos de Certificação de Produto (OCPs).

A associação recomenda ainda que os motoristas verifiquem a procedência do Arla 32 utilizado e utilizem apenas marcas reconhecidas no mercado, pois produtos com ou sem o selo do Inmetro não têm garantia de qualidade e podem não atender as especificações e nunca devem ser utilizados, uma vez que podem causar grandes prejuízos aos veículos e motoristas.

“O cenário é preocupante e exige que medidas mais incisivas sejam adotadas. É preciso que os órgãos de certificação também acompanhem de perto e com rigor para não permitir que produtos irregulares cheguem até o mercado lesando os consumidores”, comenta Elcio Farah, direto adjunto da Afeevas.

Fonte: Blog do Caminhoneiro

Avança Projeto de Lei que proíbe radares móveis

Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados em Brasília (DF) deu parecer favorável na semana passada (24/5) ao Projeto de Lei (PL) 3340/2015, que proíbe o uso de radares móveis na fiscalização de velocidade de veículos. Com a aprovação, o texto aguarda aval da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para seguir ao plenário da Casa. A tramitação é em regime “ordinário”.

De autoria do deputado Goulart (PSD-SP), o PL 3340/2015 tem por objetivo coibir o uso desses equipamentos com fins arrecadatórios por órgãos estaduais e federais de trânsito. “O exemplo mais recente dessa prática tem acontecido na cidade de São Paulo, onde estão sendo instalados radares nos ônibus, sem qualquer contrapartida no que tange à redução dos índices de violência no trânsito”, ressalta Goulart na justificativa do texto.

Para o deputado, é dever da administração pública atuar com transparência e levar seus atos à conhecimento da população. Assim, a instalação de radares móveis como se fossem “armadilhas” aos motoristas desavisados contraria essa disposição. Ainda segundo Goulart, a prática adotada por órgãos de trânsito de todo o País, em vez de fiscalizar, apenas pune o condutor por meio da arrecadação sem qualquer avanço na conscientização dos motoristas.

Goulart entende ainda que a instalação que o uso de radares móveis nas fiscalizações de velocidade traz insegurança jurídica às relações entre o Estado e o cidadão. Segundo o parlamentar, a prática dá excessivo poder às polícias e agentes de trânsito e fortalece o que chama de “indústria da multa”. Além disso, o deputado afirma que esses equipamentos e sua utilização indiscriminada tiveram pouca influência na redução dos índices de violência no trânsito.

Fonte: Blog do Caminhoneiro

Dica do Dia: Saiba todas as possibilidades da área de “Serviços” do TruckPad

Amigo motorista,

 

Nós temos uma área de serviços feita para você! Lá você encontra serviços como Compra de Caminhões Usados, Seguro para o seu Caminhão, Descontos de Pneus, Descontos com Alimentação, Serviços próximos à você entre outros!

 

Para você acessar essa área é muito simples!

Basta seguir esses passos:

1- Ir no botão na parte superior direita do aplicativo.

2- Clicar no ícone Serviços

Pronto, o amigo já esta na nossa área de serviços. Vamos agora explicar detalhadamente cada um dos serviços abaixo.

Serviços perto de mim:
—>

Através dessa funcionalidade, você consegue pesquisar automaticamente todos os estabelecimentos do segmento de transporte, próximos a sua localidade.
Por exemplo: A opção “Pneus”, irá mostra todas as lojas de Pneus mais próximas de você. Caso esteja em alguma cidade que não conheça, você pode pesquisar automaticamente os estabelecimentos em uma emergência, como um eventual pneu furado.

Isso vale também para “Postos de Combustível”, “Postos de Combustível Shell”, “Peças e Acessórios”, “Mecânicas e Oficinas”, “Guinchos e Socorro”, “Revendas e Concessionárias”, “Ferro Velho “, ” Lava Rápido”, “Locadoras de Veículos”, “Serviços em Veículos”, “Estacionamentos”, “Motores para Veículos”, “Despachantes”…

Todas essas possibilidades, para que o amigo  não tenha dores de cabeça durante a viagem.

_______________________________________________________________________

Caso o amigo queira comprar um caminhão semi-novo, ou analisar os preços praticados no mercado,  temos duas áreas para o amigo pesquisar 

SelecTrucks- Veículos Seminovos em Oferta.
—->

SelectTrucks, é a plataforma da Mercedes-Bens, para veículos seminovos.

Caminhões em oferta:
—>

 
Através dessa opção, o amigo consegue pesquisar no “Mercado Livre” , Ofertas de Caminhões, Oferta de Carros, Ofertas de Motos. 
_________________________________________________________________________

Quanto vale meu caminhão:

—>

Nessa funcionalidade o amigo consegue, sempre se manter informado sobre o quanto esta avaliado o seu veículo, para eventual venda ou troca.
___________________________________________________________________________

Hoje a Mercedes-Bens é uma parceira do nosso aplicativo. Caso o amigo queira passar um dia em uma montadora Mercedes-Benz, para conhecer por dentro os caminhões mais novos do mercado, conhecer o processo de construção de um caminhão e ainda almoçar por lá, basta ir nessa opção e agendar sua visita.

Almoço Grátis Mercedes-Benz
—>

Você consegue vê quais filial mais próxima está cadastra nesse evento, e ir passar o dia em uma experiência incrível .
______________________________________________________________________

 Peças e Serviços Mercedes-Benz
—>

Se o amigo precisar de alguma peça ou serviço da Mercedes-Benz, no aplicativo TruckPad você possui um canal direto entre você e a Mercedes, basta ir clicar nessa opção, e resolver seu problema.
_________________________________________________________________________

Clube Irmão Caminhoneiro

—>

O TruckPad fechou a Parceria com a Shell, essa parceria visa melhorar sua experiência na estrada, estamos sorteando vários vouchers de combustível Shell, através do próprio aplicativo você consegue resgatar o voucher caso seja premiado.
Lembrando que quanto mais completo seu cadastro e quanto mais você utilizar o aplicativo, maiores suas chances de ganhar.

___________________________________________________________________________
 Cupons McDonald’s

—>

Pensando nos pequenos detalhes do seu dia a dia, sabemos que quando bate aquele fome! Nada melhor que uma boa refeição, com desconto então,fica ainda melhor. Pensando nisso colocamos  o “Cupons  Mc’Donald’s”, dentro do nosso aplicativo, basta ir nessa opção e solicitar o seu cupom de desconto. Simples, rápido e fácil!

_________________________________________________________________________
Seguro para Caminhões

–>

Amigo uma das situações e dúvidas mais frequentes no seu dia a dia, é sobre o seguro do seu caminhão. Pensando nisso temos um canal direto com os consultores do TruckSeg, para que você possa tirar suas dúvidas e ainda fazer cotações. basta clicar nesse link . Bacana né ?

___________________________________________________________________________

Pesquisa TruckPad.

—>

Todas essas conquista vieram porque os amigos nos falaram através das pesquisas que colocamos no nosso aplicativo! Muitas outras ofertas e oportunidades estão chegando  para os amigos, mas para isso precisamos que você sempre nos informe suas necessidades,para isso temos nossa área de pesquisa. Estamos sempre ouvindo suas necessidades

Nos próximos posts, iremos aprofundar ao máximo sobre cada uma dessas funcionalidades, para que o amigo saiba sobre todas possibilidades que estão na palma  da sua mão.

Compartilhe com seus amigos do trecho, sobre as vantagens do aplicativo TruckPad, até a próxima.

Veja o vídeo

 

 

Veja algumas outras notícias e dicas que você pode gostar:

 

 

 

Um abraço e bons fretes!

 

 

Gerenciadoras de risco não podem bloquear motoristas por “nome sujo”

A reclamação é recorrente: O motorista tem um dívida não paga, e por isso é bloqueado pelas seguradoras e gerenciadoras de risco. Isso acaba se revertendo numa espiral, que só piora a situação do motorista, que fica cada vez mais endividado por não conseguir emprego.

Um caminhoneiro autônomo de Minas Gerais que prefere não se identificar não consegue emprego com carteira assinada há quatro anos, desde que teve o nome negativado no SPC. Ele havia comprado um caminhão, mas não conseguiu honrar o compromisso. Hoje, aos 63 anos de idade, já encontrou portas fechadas em mais de dez firmas e diz viver de bicos. Os rendimentos, antes de cerca R$ 6.000 por mês, caíram para cerca de R$ 1.000.

De acordo com a Lei do Caminhoneiro, 13.103/2015, no Artigo 13-A, “É vedada a utilização de informações de bancos de dados de proteção ao crédito como mecanismo de vedação de contrato com o TAC e a ETC devidamente regulares para o exercício da atividade do Transporte Rodoviário de Cargas.”

Por isso é proibido às empresas criarem ou consultarem um banco de dados de motoristas que tenham o nome sujo por qualquer motivo. Isso vale também para o caso do motorista tenha sido vítima de roubo de carga, e passe a ser suspeito, ficando com restrição para novas cargas.

Fiscalizar e julgar cada caso é responsabilidade da ANTT. E a agência tem um ouvidoria, que é responsável por receber as reclamações dos motoristas e deve investigar cada reclamação. Para denunciar uma empresa que esteja barrando seu cadastro, basta ligar no telefone 166, que é gratuito, ou enviar um e-mail para [email protected].

As gerenciadoras de risco, seguradoras e transportadoras que barrarem os motoristas por conta de nome sujo, poderão ser multadas em até R$ 10.000. Há também a opção de fazer uma denúncia no sindicato dos motoristas da região.

O Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens do Estado de São Paulo (Sindicam-SP) tem uma área exclusiva para conciliação nesses casos. De acordo com a entidade, o tempo de espera da liberação dos cadastros cai de 3 anos para 60 dias. Todos os meses mais de 120 motoristas procuram o sindicato para resolver essas questões.

Nenhuma empresa pode usar os dados de créditos para barras os candidatos à empregos. “As empresas devem tomar medidas para se proteger. Mas cadastros de crédito, embora públicos, não podem ser usados para restringir o acesso a emprego, principalmente nesse caso”, diz o procurador do Trabalho Carlos Eduardo Brisolla.

Fonte: Blog do Caminhoneiro

EMPRESAS DO TRC DEREM AO MOVIMENTO MAIO AMARELO

O Movimento Maio Amarelo surgiu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
Empresas de transporte rodoviário de cargas e logística aderiram ao movimento e promoveram uma série de iniciativas. A Ativa Logística reuniu seus colaboradores espalhados pelo Brasil para discutir a temática em rodas de conversas. Além dessas atividades, um mural e postagens nas redes sociais levam diariamente dicas e alertas sobre as ações.
Os participantes se mostraram bastante entusiasmados com a iniciativa da empresa. Disseram que esse tipo de ação é muito importante dentro do ambiente corporativo, local no qual as pessoas passam a maior parte do tempo de suas vidas, pois essas informações auxiliam também seus familiares e amigos. “Eu achei excelente as informações divulgadas e todas as atividades realizadas, porque nem sempre prestamos atenção as nossas atitudes e comportamento ao volante. Prevenir sempre é o melhor remédio, revela Sidnei Henrique, motorista na unidade de São Paulo da Ativa Logística.

Já a Coordenadora de R&S e T&D da unidade de São Paulo, Sabrina Magalhães, disse que ficou muito contente com a mobilização da empresa em apoiar campanhas sociais. “Esse tipo de ação é importante para os colaboradores, pois é uma forma de interação entre os indivíduos e o meio em que vivem”.
A JSL, empresa de logística rodoviária e serviços dedicados do Brasil, aproveitou a campanha para chamar a atenção de todos sobre os perigos da imprudência, seja de condutores ou pedestres, no trânsito brasileiro. Dentro disso, abordou temas, como: o respeito à faixa de pedestres; limites de velocidades das vias; os perigos de misturar álcool e direção; de mexer no celular enquanto dirige; entre outros. A empresa oferece, ainda, treinamentos e reciclagens constantes a seus motoristas com foco em direção segura e defensiva.
“Especialmente em razão da área de atuação da nossa empresa, devemos transmitir a mensagem a todos os nossos públicos que é responsabilidade de cada cidadão construir um trânsito cada vez mais seguro. Se cada um contribuir, certamente as estatísticas diminuirão”, afirma Fábio Velloso, diretor executivo de Novos Negócios e Relações Institucionais da JSL.
A Braspress também não ficou fora dessa. Promoveu uma semana de eventos e palestras de conscientização em sua sede, em São Paulo. Os colaboradores ganharam camisetas e fitinhas amarelas que simbolizaram a adesão ao Movimento. De forma simbólica, todos os colaboradores que participaram das palestras receberam uma flor amarela, para ser repassada a outra pessoa junto com os conceitos e conteúdos aprendidos.
Para o diretor de operações da Braspress, Luiz Carlos Lopes, a ação foi um sucesso. “Não podemos fechar os olhos para essa realidade. O Brasil é o 5º país no mundo com mais acidentes de trânsito. Por isso, vamos sair em caravana para as outras filiais levando informação para todos”, concluiu.
Sobre a Década de Ação para a Segurança no Trânsito
A Assembleia-Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.
Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.
Se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos. A intenção da ONU com a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito” é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020.
O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, precedido por Índia, China, EUA e Rússia e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntas, essas dez nações são responsáveis por 62% das mortes por acidente no trânsito.

Fonte: Sindivapa