Dirigir por muito tempo gera um grande cansaço físico. Além disso, longas horas em uma única posição podem gerar vícios de postura que aumentam as dores e podem trazer problemas mais graves no futuro. Para evitar que isso aconteça com você, trouxemos aqui algumas dicas para melhorar o conforto durante suas viagens.
1. Ajuste bem o banco
Antes de dar a partida, é fundamental alinhar o corpo em uma posição em que braços e pernas fiquem relaxados e exijam pouco esforço na hora de guiar. O ângulo do encosto deve ficar entre 100 e 120 graus, ligeiramente inclinado, ou seja, nunca reto ou deitado demais.
Além disso, o volante precisa ficar a uma distância compatível com a sua estatura. As pernas devem estar levemente dobradas, bem como os braços. O encosto para a cabeça também é indispensável para evitar lesões na cervical.
2. Tenha um apoio para os braços
Modelos de caminhão mais modernos já contam com uma solução para esse problema, mas, se não for o seu caso, é possível adquirir esse item com facilidade.
Nele, os cotovelos devem ficar ligeiramente curvados e apoiados o tempo todo, para dar firmeza aos braços e diminuir o esforço.
3. Mantenha os calcanhares apoiados no assoalho do veículo
Embora os pedais de acelerador sejam bem mais confortáveis hoje em dia, deixar o pé sem apoio por muito tempo na mesma posição pode causar lesões graves no tornozelo, panturrilha e joelho.
Para evitar que isso ocorra, mantenha o calcanhar apoiado no “piso” do caminhão. 4. Ajuste a estatura do cinto de segurança
Um cinto mal ajustado pode fazer o motorista ficar em uma postura inadequada, invalidando todas as recomendações mencionadas até agora. Então, preste atenção a esse ponto e deixe a tira superior sempre um pouco acima da altura do seu ombro.
5. Tire pausas durante o dia e alongue-se
Faça pausas de 15 minutos a cada duas horas. Estique mãos, braços, ombros, pernas, pés, costas e quadril para aliviar os músculos. Isso é importantíssimo para conservar sua saúde.
Dessa maneira, você tem disposição para enfrentar o dia a dia e a certeza de que está cuidando bem do seu corpo, mesmo com uma rotina mais puxada.