Arquivo da categoria: Saúde

Dor nas costas? Confira os cuidados com a postura ao dirigir.

Dirigir por muito tempo gera um grande cansaço físico. Além disso, longas horas em uma única posição podem gerar vícios de postura que aumentam as dores e podem trazer problemas mais graves no futuro. Para evitar que isso aconteça com você, trouxemos aqui algumas dicas para melhorar o conforto durante suas viagens. 

1. Ajuste bem o banco 

Antes de dar a partida, é fundamental alinhar o corpo em uma posição em que braços e pernas fiquem relaxados e exijam pouco esforço na hora de guiar. O ângulo do encosto deve ficar entre 100 e 120 graus, ligeiramente inclinado, ou seja, nunca reto ou deitado demais. 

Além disso, o volante precisa ficar a uma distância compatível com a sua estatura. As pernas devem estar levemente dobradas, bem como os braços. O encosto para a cabeça também é indispensável para evitar lesões na cervical. 

2. Tenha um apoio para os braços 

Modelos de caminhão mais modernos já contam com uma solução para esse problema, mas, se não for o seu caso, é possível adquirir esse item com facilidade. 

Nele, os cotovelos devem ficar ligeiramente curvados e apoiados o tempo todo, para dar firmeza aos braços e diminuir o esforço. 

3. Mantenha os calcanhares apoiados no assoalho do veículo

Embora os pedais de acelerador sejam bem mais confortáveis hoje em dia, deixar o pé sem apoio por muito tempo na mesma posição pode causar lesões graves no tornozelo, panturrilha e joelho. 

Para evitar que isso ocorra, mantenha o calcanhar apoiado no “piso” do caminhão. 4. Ajuste a estatura do cinto de segurança 

Um cinto mal ajustado pode fazer o motorista ficar em uma postura inadequada, invalidando todas as recomendações mencionadas até agora. Então, preste atenção a esse ponto e deixe a tira superior sempre um pouco acima da altura do seu ombro. 

5. Tire pausas durante o dia e alongue-se 

Faça pausas de 15 minutos a cada duas horas. Estique mãos, braços, ombros, pernas, pés, costas e quadril para aliviar os músculos. Isso é importantíssimo para conservar sua saúde. 

Dessa maneira, você tem disposição para enfrentar o dia a dia e a certeza de que está cuidando bem do seu corpo, mesmo com uma rotina mais puxada. 

Você tem cuidado da sua mente?

Janeiro é o mês de pensar na nossa saúde mental e, assim como todos os outros meses temáticos, tem uma cor: o branco. 

E o foco está em evitar e reduzir o estresse, cuidar da ansiedade e combater a depressão por meio de atitudes e pensamentos positivos, para que o desgaste mental seja menor e você conquiste mais qualidade de vida. 

Uma saúde mental prejudicada não afeta somente o psicológico, mas também muitos outros fatores, como a imunidade, a memória e até as articulações e os sistemas respiratório, digestório e cardiovascular. Por isso, é fundamental cuidar da nossa cabeça. 

Para isso, procurar um psicólogo ou mesmo um psiquiatra é uma atitude que, longe de atrapalhar você, trará muito mais forças para enfrentar as situações de estresse e permitir que o seu psicológico não se abale tão facilmente. 

Que tal cuidar dessa parte da sua vida a partir do início deste ano? Procure profissionais perto de você ou que atendam a distância e cuide-se. Você é muito importante para muita gente. 

5 atividades para sentir menos os impactos de uma viagem longa

As longas jornadas de trabalho comprometem demais o físico. Ficar sentado por horas na boleia pode afetar a coluna e a musculatura, além de contribuir para problemas de postura, respiração e até a qualidade do sono. Por isso, ter uma rotina de exercícios nas folgas e paradas é fundamental para trabalhar melhor e com mais saúde. 

Pensando nisso, preparamos uma lista com 5 ideias de atividades para você cuidar de quem é mais importante nisso tudo: você! 

1 – Caminhada 

15 minutos por dia de caminhada em um ritmo um pouco mais rápido já contribuem demais com o seu bem-estar. Se você puder 30 minutos, ótimo. Com esse tempo, você tem melhoras significativas na respiração e qualidade do sono. 

2 – Alongamento 

Por mais confortável e ergonômica que seja a posição de dirigir, você acaba criando vícios de postura. Por isso, alongar-se é uma ótima maneira de corrigir e aliviar as possíveis dores que essa postura incorreta traz. Se você puder fazer esses exercícios após a caminhada, com o corpo quente, melhor ainda. 

3 – Abdominais e prancha isométrica 

Não são exercícios fáceis e, no curto prazo, dão a impressão de não fazerem muito efeito. Mas, fazendo todos os dias, você vai notar uma melhora muito grande na sua postura, que deixará de ser arqueada e ficará muito mais ereta, contribuindo com a coluna e a respiração. 

4 – Musculação 

Quando estiver de folga, procure uma academia e faça algumas horas de musculação todos os dias. Treine braços e pernas para fortalecer grupos musculares e ter toda a estrutura corporal bem trabalhada. Assim, as longas horas no caminhão serão muito mais confortáveis. 

5 – Tenha um hobby 

É isso mesmo: tenha uma atividade para cuidar da cabeça e dar a você um descanso psicológico. Cuidar do corpo também passa por isso e é tão importante quanto qualquer atividade física. 

Gostou? Então comece hoje mesmo a se mexer para conquistar mais qualidade de vida! 

Seguimos juntos, 

Boa viagem!

Novembro Azul: todos precisam se cuidar.

Já considerou que um pensamento errado pode privar você de mais tempo brincando com seus netos, viajando com sua esposa ou curtindo com seus amigos? 

Esse pensamento mata cerca de 44 homens por dia, e deve ser combatido. O câncer de próstata não é brincadeira e, quanto antes for detectado, mais chances tem de ser curado. Para isso, deixar o preconceito de lado e realizar o exame com um urologista é fundamental. 

No mês passado, abordamos a saúde feminina no Outubro Rosa, e agora chegou a vez de alertar e conscientizar os homens. E, para isso, contamos com você. Se você já passou dos 50 anos ou se está dentro de algum dos fatores de risco, busque um médico. 

Sua família, seus amigos e as pessoas para as quais você trabalha ou ajuda sabem o quanto você é importante, e querem ter você por perto o máximo de tempo possível.
Dê a eles esse presente. Cuide-se. 

Esses médicos podem ajudar você na carga do cansaço.

Um caminhoneiro transporta cargas que vão além de produtos e materiais. São as cargas emocionais e físicas do corpo. Sabe aquele cansaço ou aquela dor no joelho que não passa? Pois é. É hora de fazer uma parada no médico. A ZF listou algumas especialidades que podem ajudar você a tornar as viagens mais seguras, confortáveis e saudáveis: 

1. Fisioterapia 

Passar tanto tempo sentado por causa das viagens pode trazer sérios danos para a coluna e musculatura. O fisioterapeuta consegue ajudar você no tratamento e prevenção de doenças e lesões, que vieram, por exemplo, de vícios de postura. 

2. Psiquiatria 

O sono desregulado, os estresses da profissão e a vida mais corrida e solitária podem agravar bastante o que chamamos de saúde mental. E assim como cuidamos do corpo quando quebramos um braço, por exemplo, precisamos cuidar da cabeça. Um médico psiquiatra pode ajudar nisso. 

3. Endocrinologia 

Vamos traduzir: é a especialidade dedicada a tratar as questões hormonais e do metabolismo. Um endocrinologista pode cuidar de doenças como obesidade, diabetes, doenças da tireoide e algumas síndromes raras. Como o cansaço e fadiga podem ter a ver com alterações hormonais, é sempre bom ficar de olho! 

4. Clínico geral 

Por fim, uma especialidade que pode conectar você com outros médicos. Esse tipo de médico tem conhecimento em várias áreas da medicina e pode prescrever exames para encaminhar você a outros especialistas. É conhecido também como “o médico da família”. Agora que você lembrou da importância desses profissionais, que tal marcar uma consulta? Cuide bem do caminhão e de você mesmo!

Este é o mês de pensar e cuidar da vida. A ZF apoia o Setembro Amarelo.

Tem alguma coisa que não está andando bem na sua vida ou na vida de alguém que você conhece? Ansiedade demais, solidão ou uma sensação de tristeza que não é normal? É hora de se cuidar. 

A vida é valiosa e tem muita gente que se importa conosco. Para as pessoas que amamos, ter a nossa companhia e poder compartilhar bons momentos ao nosso lado é importantíssimo. Por isso, se você não está em uma boa fase, é fundamental procurar ajuda. 

Como você sabe, os brutos também choram, e está tudo bem com isso. O que a gente não pode é guardar algo para nós quando o nosso psicológico não está legal. 

Vários fatores podem causar a depressão, desde a ansiedade excessiva até a falta de nutrientes no nosso corpo, passando pela privação de sono ou por um acontecimento que nos abala psicológica ou emocionalmente. 

Independentemente do motivo, neste Setembro Amarelo, seja para você ou para alguém com quem você conviva, não deixe de falar sobre o assunto. Tratando a questão com quem entende do assunto, as peças se encaixam e logo a vida volta a andar no mesmo passo de antes. 

Para isso, você pode contar com o CVV. 

Como sempre, seguimos juntos. 

Boa viagem! 

Três dicas para você levar mais saúde para a estrada.

Quando a gente viaja por este Brasil sem cuidar da saúde, outra carga pesada pode aparecer: a obesidade. O último estudo feito pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) revelou que 70% dos caminhoneiros entrevistados estavam acima do peso. 

A obesidade pode agravar doenças como hipertensão e ainda aumentar aquelas dores que a gente sente quando dirige muito. Então, já sabe: manter hábitos saudáveis pode ajudar você, inclusive, a trabalhar melhor. 

1. Sinal amarelo para alimentos gordurosos. 

A ideia de comer aquele lanche completo na estrada sempre anima a viagem, mas é importante ter cuidado para não exagerar. Os alimentos gordurosos podem contribuir para pintar nos exames problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão e outras doenças graves, além de deixar você mais lento ao volante. 

2. Coloque mais uma parada na rotina: exercício físico. 

Caminhar um pouco em volta do caminhão e fazer alongamentos pode parecer algo simples, mas ajuda muito. Não tem jeito: dirigir por muitas horas é um grande esforço para o corpo, especialmente para os membros inferiores. Colocar mais exercício ao longo da viagem faz toda a diferença para ter uma vida mais leve.

3. Estresse é um trecho perigoso. 

Sim, a gente sabe: a vida na estrada por si só já é estressante. Afinal, são tantos fretes, prazos e problemas que surgem na viagem que não dá nem para imaginar como reduzir a dor de cabeça. A nossa dica é fazer planejamentos. Quando reduzimos as chances de imprevistos, a nossa mente agradece. Outra dica é encontrar, entre um frete e outro, um momento de lazer.

Essas foram dicas para sua saúde. Quanto à saúde do seu caminhão, sempre conte com as peças da ZF para ter mais segurança na viagem e, claro, muito menos dor de cabeça na hora da manutenção. 

Seguimos juntos! 

Fonte: https://estradao.estadao.com.br/caminhoes/cinco-dicas-para-o-caminhoneiro -cuidar-da-saude-nas-estradas/

Promoção “Juntos na estrada”.

Seus pontos Premmia valem UM MÊS de assistência para você e para o seu caminhão! Junte 2.000 pontos e troque por um mês no plano Vida Class. Baixe o App Premmia, pontue na Rede Siga Bem e resgate!

CONHEÇA O PROGRAMA

O Premmia é o programa de fidelidade da rede de postos Petrobras. Você se cadastra, acumula pontos sempre que consumir nos postos participantes, lojas BR Mania e Lubrax+, pode trocá-los por ofertas incríveis. São produtos, serviços e descontos em diversos parceiros.

E mais: você pode escolher um dos postos participantes para ser o seu Posto Preferido. No seu cadastro, indique onde você mais abastece e ganhe 2 pontos por real que consumir lá.

Truckfit: exercícios para fazer durante os fretes.

A gente sabe que viver na estrada é passar muito tempo dentro da cabine do bruto e que falta tempo para realizar alongamentos, exercícios, entre outras atividades. 

Mas estamos sempre dispostos a dar aquela mãozinha pra te ajudar. Precisando manter a saúde em dia, mas não sabe como, devido à rotina de viagens? Que tal uma sequência de exercícios e alongamentos para fazer durante os fretes? 

Com estas séries de exercícios é possível trabalhar toda a musculatura do corpo. Confira: 

1- Em pé, com a postura ereta, cruze os dedos acima da cabeça, com as palmas viradas para cima e estenda os braços para alongar o corpo. 

2-Em pé, coloque o braço atrás da cabeça. Depois, segure o cotovelo e puxe-o até o seu limite. Repita com o outro lado. 

3-Sentado, com a coluna reta, vire a cabeça levando o queixo para um dos ombros. Repita a mesma operação para o outro lado para alongar o pescoço. 

4- Deitado, estique seus braços, mãos e dedos acima da cabeça, com pernas, tornozelos, pés e dedos apontando para baixo. 

5- Sentado ou em pé, com uma das mãos, segure a cabeça e incline o pescoço para o lado em direção ao ombro do mesmo lado da mão. Repita o movimento do outro lado. 

6- Sentado, com uma das pernas estendida e a outra flexionada, apoie o pé no joelho, incline suavemente o tronco em frente, segurando a posição máxima, dentro do seu limite. Mantenha as mãos na perna que permanece em extensão e repita invertendo a posição.

7- Gire a cintura o máximo que puder para a esquerda e segure por cinco segundos. Em seguida, repita o movimento girando para a direita. Tente repetir o movimento cinco vezes de cada lado. 

Então já sabe: você pode praticar os exercícios quando parar para abastecer, almoçar e até mesmo fazer entrega. Todos esses exercícios vão te ajudar a relaxar e ter uma viagem mais tranquila. 

Precisando da gente, já sabe: ZF e TruckPad estão sempre aqui para dar aquela mão na estrada. 

Seguimos juntos! 

Boa viagem!

Seis dicas para cuidar do bruto e manter sua saúde na estrada. 

Além dos cuidados para uma viagem segura, é preciso também se atentar para o cuidado com a saúde. Seja sua ou a do bruto, para rodar com segurança é preciso que ambos estejam com pleno funcionamento dos motores. 

Confira agora 6 dicas para saber como manter o bem-estar na estrada: 

1. Mantenha uma alimentação saudável 

Comer alimentos saudáveis ajuda a manter a saúde e o foco durante o trabalho. Não se esqueça de que além do bruto, o corpo também precisa se manter calibrado, por isso, não se esqueça de se manter hidratado constantemente. 

2. Um bom descanso é fundamental 

Assim como o nosso companheiro de viagem se desgasta no asfalto pelo excesso de esforço em suas peças, o nosso corpo também. Procure reservar as noites para descansar de maneira confortável. Um bom sono é excelente para acordar no dia seguinte pronto para voltar à estrada saudável e bem descansado. 

3. Atenção à postura 

Cuidado com a postura! Faça o ajuste correto entre você, o banco e o volante. E, para evitar dores no corpo, faça alongamentos e relaxe nas pausas. 

4. Protetor solar é um ótimo parceiro 

Mesmo dentro da cabine, o motorista não está a salvo dos raios solares. Por isso, é importante ter o protetor solar sempre à mão para evitar os males dos raios UVA e UVB. Eles podem causar o envelhecimento precoce e até mesmo câncer de pele. 

5. Atenção à saúde mental

Na rotina de viajante caminhoneiro é comum problemas com pressão e estresse, por isso, manter o contato com a família e amigos pode ajudar a aliviar a tensão. 

Encontrar passatempos saudáveis para realizar nos momentos de folga durante a viagem também ajuda a diminuir o ritmo de fadiga. Vale lembrar que procurar ajuda psicológica é sempre uma ótima forma de manter a saúde mental em dia. 

6. Prevenção é tudo! 

Assim como você cuida da manutenção preventiva do seu caminhão, sua própria saúde também merece uma atenção especializada. Realizar exames médicos de rotina é uma ótima maneira de estar sempre a par de suas reais condições e até mesmo descobrir com antecedência possíveis problemas, facilitando eventuais tratamentos. 

A sua saúde e a do bruto andam em dia? Lembre-se: cuidar da sua saúde é cuidar da saúde de quem move o Brasil. 

E precisando da gente, já sabe: ZF e TruckPad estão sempre aqui para dar aquela mão na estrada. 

Seguimos juntos. 

Boa viagem!