Mal súbito ao volante, veja como evitar

É comum motoristas que se envolveram em acidentes graves não se lembrarem de como tudo aquilo aconteceu. E, ao retomarem a consciência, se mostram surpresos com a dimensão e consequências da ocorrência. Especialistas dizem que diversos fatores podem ser responsáveis por acontecimentos deste tipo e destacam excesso de consumo de bebida e drogas, sono ou até mesmo doenças preexistentes, tais como pressão alta, diabetes e obesidade, males que podem levar o condutor a sofrer um “mal súbito”, manifestação do próprio organismo que ocorre de maneira inesperada e repentina. É como se o motorista “apagasse” por alguns instantes, deixando o veículo fora de controle.
Dentro desse conceito, conforme explica o cardiologista Igino Barp, se enquadram desde desmaios (motivados por exposição a calor excessivo, desidratação, falta de alimentação adequada, quedas de pressão arterial), até situações extremamente mais graves e potencialmente fatais (acidentes vasculares cerebrais, infarto agudo do miocárdio arritmias cardíacas). “Infelizmente, muitas vezes a manifestação inicial se dá de forma abrupta, o que para quem se encontra no volante de um veículo já prenuncia um desastre iminente”, explica Barp. De acordo com estudos concluídos recentemente pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, estatísticas internacionais apontam correlação de alterações da saúde em condutores (fatores de risco) com aproximadamente 23% dos acidentes.
O cardiologista destaca que é importante o carreteiro estar sempre atento ao surgimento de sensação crescente e incontrolável de fadiga e cansaço, tonturas, vertigens, dor de cabeça de início súbito e de intensidade crescente. Outros sinais de alerta são dor no peito associada à náusea ou vômitos, suor frio abundante , palpitações, falta de ar, formigamento nas mãos e/ou pés e dificuldade para realizar movimentos. “As principais formas de prevenção contra o mal súbito são cuidar da saúde, não cometer excessos na alimentação, não utilizar drogas e álcool e respeitar os limites não só do caminhão e da estrada, mas também e, especialmente, do próprio corpo”, aconselha o médico.
DICAS PARA EVITAR “APAGAR AO VOLANTE”
1 – Durante a viagem, mantenha-se alimentado e hidratado.
2 – Dê preferência a alimentos leves e de fácil digestão, como frutas, legumes e verduras.
3 – Evite doces, frituras e gorduras.
4 – Durma bem antes de qualquer viagem de automóvel. O sono e o cansaço são grandes inimigos da viagem segura.
5 – Antes de dirigir, não faça refeições pesadas. A digestão demorada aumenta a sonolência.
6 – Na estrada, não descuide nem por um instante. Muita atenção ao realizar ultrapassagens. Só ultrapasse quando tiver certeza de que é seguro.
7 – Não use estimulantes como rebite e outros produtos. Você pode até ficar alerta, mas o corpo continua cansado e, quando o efeito passar, você será pego de surpresa.
8 – Quando o cansaço começar a bater, não insista. Pare em lugar seguro e descanse um pouco.
9 – O condutor deve programar paradas a cada três horas, caso ele dirija por mais de quatro horas seguidas, corre o risco de comprometer sua circulação e, consequentemente, os seus movimentos, por permanecer muito tempo na mesma posição.
10 – Se dirigir, não beba. Álcool provoca sonolência, desatenção, reflexos lentos, entre outras consequências.

Multas por uso irregular de extintor de incêndio em veículo podem ser perdoadas

Motoristas multados por irregularidades no extintor de incêndio do veículo poderão ter as multas perdoadas. É o que propõe o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 150/2015, de iniciativa do deputado Mendonça Filho (DEM-PE), em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

O projeto determina que condutores de automóveis que foram multados por não usarem ou por estarem com o extintor vencido tenham a penalidade cancelada. A medida vale para multas emitidas a partir de 1º de janeiro de 2015.

Em setembro de 2015, a Resolução nº 556 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) tornou opcional o uso do extintor de incêndio nos carros, modificando o art. 1º da Resolução nº 157 que tornava obrigatório o uso do equipamento. Dados da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva revelaram que a utilização de extintores em acidentes de carro não chega a 3% dos sinistros.

Na justificativa do projeto, Mendonça Filho reiterou a falta de eficiência na obrigatoriedade do extintor veicular. O parlamentar também afirmou que os motoristas foram obrigados a adquirir um equipamento que nunca apresentou resultados satisfatórios.

O projeto também determina um prazo de três meses depois da sua aprovação para que os órgãos responsáveis ressarçam os condutores. O pagamento poderá ser convertido em créditos para abater tributos atrasados ou multas do condutor.

Fonte: Blog do caminhoneiro

Último MB Atron 2324 é leiloado por…

As comemorações de 60 anos da Mercedes-Benz no Brasil foram marcadas por uma despedida. Ontem (28) data da comemoração a última unidade do MB Atron 2324 foi leiloada. O evento marca o fim da produção e comercialização dos modelos bicudos no Brasil.
Para essa despedida a Mercedes-Benz preparou uma edição limitada em 60 unidades do modelo que deixou sua marca nas estradas brasileiras. 59 unidades foram comercializadas em uma ação que aconteceu pela internet através de um hotsite exclusivo. Os clientes que adquiriram essas unidades receberam uma placa personalizada e um selo de identificação da “Edição Especial” no caminhão.
Já a 60ª unidade foi vendida ontem, por meio de um leilão online. O modelo que com uma customização exclusiva com itens e acessórios da Alliance Truck Parts (cor vermelha com adesivos exclusivos, volante em couro, banco em couro com o logo Mercedes-Benz no encosto, rádio com câmera de ré, climatizador, roda Alliance, estrela iluminada Alliance e spoiler) teve lance final de R$ 202.000,00.
A linha Atron ganhou grande destaque e admiração no mercado brasileiro por sua força, robustez e resistência para encarar as severas aplicações do transporte urbano e rodoviário. “Esse caminhão Mercedes-Benz é pau para toda obra, por isso é muito preferido pelos clientes, especialmente pelos profissionais autônomos e com grande expressão na região Nordeste”, comenta Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing & Peças e Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
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Scania conquista o prêmio International Truck of the Year

A Scania conquistou pela quinta vez o prêmio International Truck of the Year. A premiação foi criada em 1976 e leva em consideração os votos de 25 jornalistas especializados em transporte. O prêmio foi entregue a montadora sueca na última semana, durante a IAA 2016, em Hannover.

O prêmio é para a nova série S, que compõe a nova geração de caminhões Scania. Dentre os grandes destaques da série S estão, piso 100% plano com espaço e conforto inigualável, airbags laterais de cortina e diversos recursos de segurança, a combinação de todos esses fatores proporciona aos motoristas uma experiência de condução jamais vista no mercado. Além de todas essas características o júri destacou também a oferta de serviços da Scania feita sob medida para seus clientes. O resultado dessa oferta são os mais de 200 mil caminhões conectados nas estradas.

Henrik Henriksson, presidente e CEO da Scania, comenta detalhes do desenvolvimento da nova geração de caminhões, “A nova geração homenageada foi desenvolvida pelos nossos 3.500 engenheiros em Södertälje, juntamente com outros funcionários da Scania e um estreito diálogo com os nossos clientes”. E completa, “O prêmio mostra que a Suécia ainda é uma nação industrial líder e que podemos competir nos mercados mundiais.”

Segundo a Scania a conquista do prêmio International Truck of the Year 2017 é uma confirmação clara de que a empresa está no caminho certo do desenvolvimento de caminhões, buscando sempre atender as necessidades e expectativas dos clientes. O jornalista italiano e presidente do júri Gianenrico Griffini também comentou, “Com a sua nova gama, a Scania entregou um caminhão que representa uma verdadeira ”obra de arte” no segmento de pesados, capaz de satisfazer não só as necessidades de transporte de hoje, mas de amanhã também.”

A nova geração Scania é o maior investimento feito em 125 anos de empresa. No total foram investidos mais de 2 bilhões de euros no desenvolvimento de novos produtos, serviços e no ajuste da produção.

Fonte: Caminhões e Carretas

Preço do Diesel aumenta 0,05% em agosto

O IPTL (Índice de Preços Ticket Log) do mês de agosto exibiu variações pouco representativas nos preços do Diesel nas rodovias do Brasil. De acordo com a pesquisa, o custo médio do litro do combustível, teve um acréscimo de 0,05% em relação a julho, permanecendo na média de preço de R$2,99.

Os custos por litro mais elevados do mês continuam sendo na BR 163, nos trechos de Mato Grosso (R$3,34) e Mato Grosso do Sul (R$3,24), na BR 262, também no trecho de Mato Grosso do Sul (R$3,21), e na BR 316, nos trechos de Pará (R$3,19) e Piauí (R$3,14). As Rodovias Castelo Branco – SP 280 e Raposo Tavares permaneceram completamente estáveis.

Na BR101, uma das rodovias de maior extensão no País, o índice de preço do Diesel teve acréscimo de 0,20% em comparação com o mês de julho. Os trechos com maiores valores de Diesel foram registrados no Rio de Janeiro (R$3,08), Rio Grande do Norte (R$3,05) e Bahia (R$3,01).

Fonte: Caminhões e Carretas

Rota do Oeste | Pare e Siga | 29/09/16

A Concessionária Rota do Oeste informa que nesta quinta-feira (29), entre 07h e 17h, haverá interdição parcial de pista em alguns pontos da BR-163 / BR-364 / BR-070.

Na Rodovia dos Imigrantes (BR-070) e em trechos da BR-364, os trabalhos também serão realizados no período noturno, entre 19h e 4h30. Nestes locais são realizadas obras sobre o pavimento.

Por isso, para evitar acidentes, a Concessionária orienta os usuários que redobrem a atenção. Nos pontos onde a rodovia é de pista simples, o tráfego flui apenas por um dos sentidos e há operação ‘Pare e Siga’*.

Nos trechos duplicados, é interditada apenas uma das faixas e o tráfego é realizado em meia pista. As intervenções podem sofrer alterações de acordo com as condições climáticas no local.

Mais informações sobre a rodovia podem ser solicitadas no Centro de Controle Operacional (CCO) por meio do 0800 065 0163.

 

Data Rodovia KM Inicial KM Final Localização
29/09/2016

De 19h às 4h30

BR-364 382 384 Cuiabá
29/09/2016 BR-070 510 512 Cuiabá a Várzea Grande
29/09/2016

De 19h às 4h30

BR-070 520 522 Várzea Grande
29/09/2016 BR-163 612 614 Nova Mutum
29/09/2016 BR-163 711 712 Sorriso
29/09/2016 BR-163 751 752 Travessia urbana de Sorriso
29/09/2016 BR-163 830 835 Travessia Urbana de Sinop

* Em operação ‘Pare e Siga’ o tráfego é realizado em meia-pista e em até 15 minutos o fluxo de veículos é invertido, sendo liberado um sentido por vez. O sistema é adotado para realização de obras em pista simples. A sinalização é realizada por operários.

Fonte: Rota do Oeste

Saúde & Cidadania oferece testes rápidos de saúde para saúde

Nos próximos dias 27 e 28 de setembro, o motorista que passar pelas bases dos SAUs de Assis, Salto Grande e Cauiá poderá participar de mais uma edição do projeto “Saúde & Cidadania” da concessionária CART. A ação estará disponível das 8h às 17h para todos os condutores e passageiros que quiserem aproveitar a parada de descanso rápido para fazer um check-up na saúde. A ação faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito. Em parceria com a São Francisco Resgate, serão oferecidos testes gratuitos de pressão arterial e glicemia. Além disso, a Concessionária distribuirá materiais educativos e um lixocar, acompanhados de dicas de segurança viária que reforçam a importância da direção defensiva e do cuidado com o meio ambiente inclusive durante a viagem.

Adotando um comportamento consciente sobre a segurança e o cuidado com a saúde, o usuário já adere à campanha “Sou + 1 para um trânsito + seguro”, que é tema deste ano da Semana Nacional de Trânsito, e contribui na propagação de atitudes que irão garantir um trânsito cada vez mais seguro para todos.

Fonte: Portal O Carreteiro

Como aumentar a vida útil de motores diesel

A FPT Industrial ressalta os benefícios da correta utilização de peças genuínas nas manutenções corretivas. “Devemos reforçar a importância de se trabalhar somente com peças genuínas. Aliadas, manutenção preventiva e corretiva, quando feitas com peças originais genuínas, garantem o bom funcionamento de todo o trem de força e, principalmente, do motor”, destaca Alexandre Xavier, diretor de engenharia da FPT Industrial.

A recomendação da fabricante mostra que o investimento destinado à compra de peças genuínas é compensado rapidamente pelo melhor rendimento do motor, menor número de paradas para manutenção e maior durabilidade das peças.

Juntas e vedações

As juntas e vedações são as responsáveis por evitar vazamentos e entrada de partículas indesejadas no motor. Após muito tempo em condições severas de uso, o motor sofre dilatações térmicas que provocam torções, retrações e expansão das partes móveis. É nesse momento que as juntas genuínas mostram a sua eficácia.

Fabricadas com materiais especiais de alta resistência ao torque e com uma alta elasticidade, elas mantêm as partes móveis perfeitamente vedadas, mesmo sob as mais severas utilizações. Além disso, somente as juntas genuínas possuem uma correta furação mantendo o perfeito acoplamento das partes móveis, evitando assim paradas precoces para manutenção, mantendo maior disponibilidade do equipamento.

O diretor de Engenharia da FPT Industrial alerta para o fato de que “ao receberitens não genuínos, o motor pode perder rendimento e ter um aumento considerável no consumo de combustível e de lubrificantes”. “Sem contar possíveis paradas indesejadas que comprometem a disponibilidade do equipamento”, acrescenta Xavier.

Bomba d´água

Responsável principal pelo sistema de resfriamento do motor, a bomba d´água é primordial para o bom funcionamento do propulsor. Qualquer falha pode gerar um superaquecimento, ocasionando o travamento total do trem de força.

Peças não genuínas possuem partes metálicas porosas, que se deterioram rapidamente e comprometem a refrigeração do sistema, provocando falhas graves na circulação de água pelo motor.

Por isso, as bombas genuínas garantem selos e rolamentos homologados que aumentam a vida útil da bomba, evitando superaquecimento do motor. Garantem ainda matéria-prima que assegura menor nível de porosidade e reduz a possibilidade de trincas e vazamentos precoces e por último o encaixe perfeito que evita vazamentos.

Pistões e anéis

Essenciais para o motor, os pistões e anéis nunca devem ser substituídos por itens não genuínos. Somente as peças genuínas mantém o consumo de óleo lubrificante dentro do homologado pela engenharia, evitando assim a necessidade de repor o óleo antes do previsto.

Além disso, as peças genuínas promovem uma perfeita queima da mistura Ar/Combustível, evitando consumo excessivo de diesel e a formação de carvão no sistema.

Outro ponto importante é o acabamento superficial dos pistões e anéis que evitam possíveis riscos na camisa de cilindro e eventuais travamentos de motor.

Bomba de óleo

Por ser o “coração” do motor, a bomba de óleo não admite falhas, pois elas comprometeriam todo o fluxo de lubrificação, podendo levar ao travamento total do propulsor. Somente os itens genuínos, passam por um rigoroso processo de fabricação que diminui drasticamente o travamento das engrenagens da bomba.  Além disso, as peças genuínas têm menor nível de porosidade, o que garante menos trincas e vazamentos, mantendo a pressão de óleo no circuito de lubrificação.

Fonte: Portal O Carreteiro

Os 10 melhores trechos rodoviários

Segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), por meio da Pesquisa CNT de Rodovias 2015, os trechos rodoviários que mais vezes apareceram entre os dez melhores na Pesquisa de Rodovias, desde 2005, estão no Sudeste do Brasil.

De acordo com os dados, nove são localizados inteiramente em São Paulo e um liga o estado paulista a Minas Gerais. Todas são rodovias concedidas e, nelas, 99% dos trechos avaliados pelo estudo da Confederação Nacional do Transporte foram considerados ótimos ou bons.

Três ligações viárias apareceram todos os anos no ranking das melhores, segundo aponta a Pesquisa: a que liga a cidade de São Paulo a Uberaba, em Minas, formada pelas rodovias BR-050, SP-330/BR-050; a que vai de Itaí a Espírito Santo do Turvo, em São Paulo, que conta com as rodovias SP-255 e SP-280/374; e o trecho entre a capital paulista e Limeira, no mesmo estado, formado pelas rodovias SP-310/BR-364 e SP-348. Essa última foi a melhor colocada no levantamento de 2015.

Confira abaixo o ranking dos 10 melhores trechos rodoviários dos últimos dez anos:

Fonte: Pesquisa CNT de Rodovias 2015

Fonte: Portal O Carreteiro

Daimler destaca liderança em conectividade, eficiência e segurança no IAA

O “Urban eTruck” da Mercedes-Benz, o “Future Bus” e a “Vision Van” já proporcionaram visões do futuro do transporte às vésperas do IAA 2016 – Salão de Veículos Comerciais de Hanover (Alemanha) –, maior evento do setor no mundo. Agora, com grande número de novos produtos e serviços, as marcas de veículos comerciais do Grupo Daimler estão ressaltando, na 66ª edição no evento, entre 22 e 29 de setembro, o seu papel de pioneirismo nas áreas da conectividade, eficiência e segurança para o aqui e o agora. Todas as novas soluções trazem ganhos de economia para os clientes em seus negócios do dia a dia do transporte.
Dr. Wolfgang Bernhard, membro do Conselho de Administração da Daimler AG e responsável pela Daimler Trucks e Daimler Buses: “Nós entregamos – este é o nosso slogan para o IAA 2016. Apresentamos muitos itens pioneiros na indústria que fazem nossos veículos ainda mais eficientes e seguros. E oferecemos aos nossos clientes serviços de conectividade que tornam a vida profissional mais fácil e aumentam significativamente a disponibilidade de nossos caminhões. Ao mesmo tempo, estamos abrindo as portas de uma nova era: a e-mobility para áreas urbanas”.
Digitalização e mobilidade elétrica – o foco da Daimler no IAA
No Salão IAA deste ano, o foco central está voltado às megatendências do futuro: digitalização e mobilidade elétrica. Nesse sentido, um elemento-chave da logística sustentável e eficiente do futuro é a conectividade. A logística terá como base uma rede com muitos “players”: veículos, fabricantes, clientes, empresas de transporte, infraestrutura, oficinas de reparos, encarroçadores e outros. Com a conectividade inteligente atuando entre os veículos, o transporte de bens pelas rodovias será levado agora a um nível completamente diferente.
No evento de Hanover, as divisões de veículos comerciais da Daimler estão apresentando aos seus clientes um grande número de soluções específicas, que podem ser adquiridas para aumentar sua eficiência e também seu sucesso nos negócios.

Transformação digital nos veículos comerciais da Daimler – sistema de manutenção preditiva para caminhões Mercedes-Benz
A confiabilidade e a disponibilidade são as principais prioridades das empresas de transporte – o veículo ideal opera sem nenhum tempo desnecessário de parada. Um exemplo: graças ao serviço de manutenção preditiva “Mercedes-Benz Uptime”, os caminhões Actros, Arocs e Antos já se aproximam muito deste ideal por meio da conectividade inteligente. Para ampliar o tempo de disponibilidade, este produto inclui três serviços: evitar panes, gerenciar de forma eficiente os trabalhos de manutenção e reparos e dar suporte, em tempo real, para as revisões dos veículos dos clientes. O Uptime verifica continuamente os sistemas do caminhão e reporta, automaticamente, qualquer necessidade, utilizando para isso o sistema de telemática FleetBoard para acionar o servidor da Mercedes-Benz Service.
A partir do IAA 2016, o “Mercedes-Benz Uptime” já estará disponível para os novos caminhões Actros, Arocs e Antos. Está sendo lançado em doze países europeus, prevendo-se chegar também a outros mercados.
FleetBoard Store – aplicativos para maior eficiência no transporte
O serviço de telemática para gerenciamento de frotas FleetBoard da Daimler está realizando, no IAA deste ano, a estreia dos aplicativos de sua “FleetBoard Store” – e já são 14 apps incluídos nessa apresentação. A plataforma recebeu propositadamente um design aberto de maneira que os parceiros do setor, como fabricantes de carrocerias e desenvolvedores de aplicativos, possam contribuir para tornar o setor de transportes mais eficiente.
Os aplicativos da “FleetBoard Store” podem ser utilizados não apenas com caminhões Mercedes-Benz, mas também com veículos de outras marcas. Exemplos desses apps estão sendo apresentados no IAA juntamente com parceiros do setor. Eles envolvem, por exemplo, preços de combustíveis em vários postos de abastecimento ou vagas de estacionamento livres em paradas de descanso ao longo da rota. Essas ferramentas visam reduzir o tempo e os custos e também melhorar a eficiência dos modelos.
Os clientes já poderão utilizar a “FleetBoard Store” a partir de 2017. O lançamento no mercado começa na Alemanha e posteriormente, alcançará outros países.
Mercedes PRO Connect – novo serviço via internet simplifica a gestão de frotas para os operadores de vans
A divisão Vans da Daimler também está fazendo a estreia de um serviço conectado no IAA. Sob a nova marca Mercedes PRO, foram reunidos todos os serviços da Mercedes-Benz Vans sob um só teto. O sistema modular chegará ao mercado com o componente Mercedes PRO Connect. Com este serviço baseado na internet, os gestores de frota ficam conectados com todos os veículos e os motoristas.
Com a ferramenta de gerenciamento de veículos é possível controlar as tarefas de forma online, com o gestor podendo acessar informações a qualquer tempo sobre local, nível de combustível, intervalos de manutenção e assim por diante. O gerente de frota poderá se comunicar com o motorista utilizando um aplicativo próprio por meio de um dispositivo móvel. Isso permitirá que os clientes reduzam significativamente os custos administrativos em seus planejamentos anuais.
A partir do lançamento no mercado, em meados de 2017, o Mercedes PRO Connect irá oferecer dez serviços diferentes. O Mercedes PRO está novamente demonstrando a transformação da divisão Vans, que era uma fabricante de veículos, para tornar-se uma provedora de soluções. A meta da Mercedes-Benz Vans é oferecer aos clientes, tais como os fabricantes de carrocerias ou empresas de entregas de encomendas, não somente os veículos básicos, mas também soluções inteligentes e completas para as aplicações específicas de seus veículos.
 
Ofensiva elétrica e novos sistemas eficientes de propulsão para os veículos comerciais da Daimler
A terceira geração do Fuso eCanter também faz sua estreia no IAA deste ano. Em 2010, o eCanter foi o primeiro caminhão leve do mundo com propulsão puramente elétrica. Uma série limitada da terceira geração deste caminhão leve (de até 6 toneladas de peso bruto total) será entregue a clientes da Europa, Estados Unidos e Japão a partir de 2017.
“O novo Fuso eCanter é um passo importante rumo à produção em série”, afirma Marc Llistosella, presidente & CEO da Mitsubishi Fuso Truck & Bus Corporation e chefe da Daimler Trucks Asia. “Para nós, o eCanter com condução livre de emissões também é uma alternativa economicamente atrativa ao motor diesel. Devido à eficiência rapidamente aprimorada da bateria combinada com custos significativamente mais baixos, pretendemos lançar o veículo a um preço competitivo. O custo adicional de compra deverá ser retornado ao cliente em menos de três anos”.
Os custos operacionais mais baixos do veículo elétrico, em relação aos modelos a diesel, são uma compensação imediata. Os resultados de um teste prático, de um ano, com a segunda geração do Canter elétrico, já demonstraram que aproximadamente 1.000 euros podem ser economizados em 10.000 km, em comparação à versão diesel. Com o benefício adicional de custos de manutenção 30% menores, a Fuso fornece a seus clientes uma solução econômica para a condução livre de emissões.
O novo eCanter é equipado com um motor elétrico de 185 kW de potência. Sua bateria tem capacidade de 70 kW por hora. Assim, dependendo da carroceria, carga e tipo de aplicação, uma autonomia de mais de 100 km é possível sem recarga com o veículo parado. Extensivos testes junto a clientes com a segunda geração demonstraram que sua autonomia é suficiente para o uso diário de um caminhão leve.
O eCanter pode ser configurado com perfeição para cada uma das necessidades dos clientes em termos de autonomia, preço e peso. Esse conceito se baseia na percepção de que alguns clientes não precisam de muita autonomia, mas sim de maior carga útil, enquanto outros aceitam uma carga útil menor, mas precisam de maior autonomia, o que demanda mais conjuntos de baterias. As possibilidades de carga na bateria também são muito personalizadas: 80% da capacidade com uma hora de corrente contínua numa estação de carga rápida ou, alternativamente, 100% de carga com corrente alternada em sete horas. No futuro, a carga rápida será possível com 170 kW. Assim, 80% da capacidade da bateria será obtida em somente meia hora.
Além do Fuso eCanter, a Daimler apresentou mais três veículos comerciais totalmente elétricos. Em 2018, uma van e um ônibus urbano da marca    Mercedes-Benz estarão no mercado. E o lançamento do caminhão pesado para distribuição urbana será possível já na próxima década.
Novos sistemas de propulsão para veículos em série
Para longas distâncias, entretanto, a propulsão exclusivamente elétrica não será o sistema preferido no futuro previsível – os caminhões e ônibus com motores diesel continuarão a ser usados para tais aplicações. Esses motores altamente eficientes estão sendo continuamente aprimorados na Daimler Trucks e na Daimler Buses. A última geração do motor pesado compacto OM 470, por exemplo, é ainda mais econômica e tem uma taxa de emissões ainda mais baixa, combinada com o aprimoramento completo de desempenho.
No caminhão Actros com motor OM 470 de 6 cilindros, as modificações do motor e do trem de força levaram a uma redução de até 5% no consumo de combustível. Como resultado dessa e de outras medidas, o consumo do Actros com o motor pesado OM 471 ficou até 6% menor. Comparado com seu predecessor de 2011, o consumo de combustível do Actros é até 15% menor, devido a vários outros desenvolvimentos. Este motor proporciona menores emissões e assegura economia também para os operadores de ônibus: ele reduz o consumo em até 1,5% em ônibus rodoviários e 2,4% em ônibus interurbanos, além de cerca de 2% no modelo Citaro G.
O Mercedes-Benz Citaro NGT, com motor a gás natural M 936, está fazendo sua estreia no IAA. Ele apresenta baixos níveis de ruído e de emissões de CO2 e se caracteriza por baixo peso, grande número de assentos, alta potência e baixo consumo de combustível, juntamente com longos intervalos de manutenção. Além disso, oferece muitas vantagens significativas para uso em áreas urbanas com trânsito pesado. Tais ônibus podem rodar com gás natural ou com biogás, que é quase neutro quanto o CO2. Os argumentos a favor do Citaro NGT são convincentes. Já há encomendas expressivas deste ônibus sendo recebidas das cidades de Madri e Augsburg.
Sistemas de segurança para veículos comerciais pesados – pela primeira vez com reconhecimento de pessoas
Com o “SideGuard Assist” e o ABA 4 (Active Brake Assist ou Assistência Ativa de Frenagem), estão sendo lançados avançados sistemas de segurança dos caminhões Mercedes-Benz que visam proteger os usuários das estradas e, principalmente, pedestres e ciclistas. Esses sistemas de segurança podem ser encomendados para caminhões da marca Mercedes-Benz a partir do IAA.
O “SideGuard Assist” é o primeiro sistema de assistência do mercado que faz com que os motoristas de caminhão, quando decidem mudar de pista,  estejam cientes da presença de pedestres e ciclistas, representando assim uma significativa contribuição para a segurança do trânsito urbano. A Associação do Setor de Seguros da Alemanha (GDV) considera que, no futuro, o “SideGuard Assist” poderá ajudar a evitar aproximadamente metade do total de acidentes envolvendo caminhões e pedestres ou ciclistas.
O ABA 4 é o primeiro sistema de frenagem emergencial de caminhão que pode reduzir significativamente o risco de acidentes com pedestres na cidades. O novo ABA 4 consegue reconhecer os pedestres que estão cruzando a via. Neste caso, o sistema dá início a uma frenagem parcial autonomamente. Enquanto o ABA 3, de forma automática, freia totalmente o caminhão se detectar obstáculos móveis ou parados, tais como veículos se movendo vagarosamente ou o final de uma fila de congestionamento.