SEMANA BRASIL: ÊTA BRASILZÃO BONITO SEM FRONTEIRA

Hoje a gente quer falar sobre um dos maiores motivos para você entrar todo dia na boleia, feliz por ser um herói da estrada: conhecer todos os cantos do Brasil!
A profissão cobra muito do caminhoneiro, mas ter a oportunidade de viajar,
acumular experiências, amizades e conhecimento, faz tudo valer a pena.
Sempre há oportunidade de amar mais o nosso país e tudo o que ele oferece. Então, vamos deixar uma lista de coisas para você descobrir nas suas andanças pela estrada, em cada região do país:

NORTE
Uma expressão nova: Égua de largura! | significa: Quanta sorte!
Uma comida boa: Matrinxã | Típico do Amazonas, é um dos peixes mais
apreciados na culinária local.
Um lugar incrível: Jalapão, Tocantins | Possui fervedouros, que são pequenos lagos com águas cristalinas.

NORDESTE
Uma expressão nova: Macambúzio | significa: estar pensativo, reflexivo,
cabisbaixo.
Uma comida boa: Arroz de Cuxá | Típico do Maranhão, leva camarão seco e
farinha de mandioca.
Um lugar incrível: Genipabu | É um parque ecológico de dunas no Rio Grande do Norte.

CENTRO-OESTE
Uma expressão nova: Tá chovendo duro | significa: está chovendo
torrencialmente.
Uma comida boa: Caldo de Piranha | Típico de Goiás, é um ensopado do peixe.
Um lugar incrível: Chapada dos Guimarães, Mato Grosso | área de preservação com grutas, cachoeiras e muita natureza.


SUDESTE
Uma expressão nova: Larica | significa: muita fome
Uma comida boa: Camarão com Chuchu | Típico do Rio de Janeiro, é um
ensopado muito saboroso.
Um lugar incrível: Vila Velha | cidade história de Espírito Santo.

SUL
Uma expressão nova: Embretar-se | significa: colocar-se em encrenca.
Uma comida boa: Barreado | Típico do Paraná, é um cozido de carne feito
lentamente em panela de barro, acompanhado de pirão.
Um lugar incrível: Catedral de Pedra | Fica em Canela, Rio Grande do Sul.

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No Facebook do Truckpad estamos falando mais sobre expressões de todo o país e celebrando a Semana do Brasil, corre lá pra interagir com a gente!

Como estar com o cadastro em dia nas seguradoras de risco

Ter a ficha limpa e cadastro impecável nas seguradoras de risco são alguns dos requisitos fundamentais para conseguir bons fretes. Porém, dentro do contexto atual, em que a economia do País continua se arrastando é cada vez mais difícil se manter financeiramente estável, com as contas em dia e não utilizar o limite de saldo da conta bancária. No caso dos motoristas autônomos, que têm de arcar com as despesas do caminhão e lidam constantes aumentos de preço do óleo diesel, pedágios e outros insumos – além do frete defasado – a situação é ainda mais grave.

Uma das consequências para esse profissional que fica com o “nome sujo” na praça é ser impedido de carregar. Isso acontece quando ele deixa de atender os critérios de segurança estabelecidos pelas seguradoras e com o cadastro bloqueado, as empresas liberam apenas cargas de baixo valor. Como resultado, o motorista autônomo, sem muitas opções de frete, fica sem faturamento para saldar as dívidas e melhorar a sua situação.

O assessor da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), Cleverson Kaimotoda, explica que o bloqueio por problemas de ordem financeira não é permitido, porque empresta falso caráter desabonador do caminhoneiro, e isso fere injustamente a dignidade e a imagem do trabalhador. Porém, afirma que os bloqueios que versam sobre antecedentes criminais, envolvendo tráfico de drogas e crimes contra o patrimônio, por exemplo, devem ser avaliados com mais profundidade.

“Em caso de bloqueio, o ideal é que o caminhoneiro procure assistência jurídica através de seu sindicato correspondente. Algumas entidades coligadas à CNTA já contam inclusive com serviço específico de apoio para essas situações”, aconselhou.

O presidente da Telerisco, Felipe Dick, explicou que o sistema de gestão e armazenamento de perfil profissional, quando consultado pelas transportadoras e embarcadores, atua como uma ferramenta de gerenciamento de risco, e não tem ingerência na apólice de seguro das empresas junto às seguradoras. E sendo assim, a análise e adequação do motorista para a contratação do seguro ao transporte pretendido, depende das condições da apólice contratada e das exigências estabelecidas na mesma.

“As exigências dizem respeito a veículo adequado, experiência do profissional, envolvimento em acidentes, quantidade e tipos multas, CNH válida, habilitação ao transporte de mercadorias especiais e/ou perigosas consoante a legislação vigente entre outras. Se essas condições não forem atendidas, a seguradora não concederá a cobertura securitária pretendida pela transportadora”, esclareceu Dick.

Em relação a restringir o motorista, Dick explica que a Telerisco não interfere na contratação do mesmo, e que a este tipo de atividade é de responsabilidade única e exclusiva da transportadora ou do embarcador e depende das condições exigidas na apólice de seguro contratada.  Portanto, ficando assim a critério da empresa optar ou não pela contratação.

Mas, Dick reforça é muito importante o motorista estar em dia com o cadastro nas seguradoras para agilizar o processo de carregamento. E no caso do cadastro vencido, é necessário fazer uma pesquisa e muitas empresas não querem esperar o tempo necessário para análise.

“Para ajudar os motoristas nesses casos, além de disponibilizamos uma “Central de Atendimento ao Caminhoneiro” (0800 709 2000), para auxiliá-lo na renovação de seu cadastro, temos uma equipe que periodicamente vai aos principais postos de combustível e terminais de cargas do País, para atendê-los pessoalmente nos casos de solicitação de registro, atualização de dados, realização de consultas e esclarecimento de dúvidas e sete salas permanentes para atendimento aos motoristas, localizadas em São Paulo, Bahia e Mato Grosso”, orientou.

Fonte: O Carreteiro

Conheça os dados que provam a dedicação e a importância dos caminhoneiros.

Há 11 anos, o Governo Federal definiu que o dia 16 de setembro seria o Dia Nacional do Caminhoneiro. Então, apesar de a maioria comemorar a data em 25 de julho, a ZF também abre um espaço hoje. Até porque, fala a verdade, você merece ser lembrado em todos os dias do ano, né?

Nesta semana, trouxemos algumas curiosidades sobre o perfil do estradeiro, olha só:

45 anos​ é a média de idade entre os motoristas.

18,8 anos​ é a média de tempo na profissão.

15,2 anos​ é a média de idade dos brutos que rodam pela estrada.

11,5 horas,​ esse é o tempo diário que vocês passam ao volante.

8,5 mil​ k​ m​ é a média de distância percorrida por mês.

60%​ essa é, aproximadamente, a proporção de cargas brasileiras que dependem dos caminhoneiros.

Viu só? Esses números são impressionantes, né? Não é à toa que existe mais de uma data para celebrar o seu dia. Você é fundamental para o nosso Brasil. Muito obrigado por todo o esforço e conte sempre com a gente. O ZF na Linha está no TruckPad, pronto para ajudar você nos perrengues da estrada. Então já sabe: se precisar, é só chamar!

Seguimos juntos. Boa viagem!

Aplicativo da CNH digital vai permitir pagamento de multas com 40% de desconto

Serviço de Notificação Eletrônica, que existe desde 2016, será incorporado a outro app, o Carteira Digital de Trânsito, ambos desenvolvidos pelo Serpro.

O aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que reúne as versões digitais da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do certificado de registro do veículo (CRLV), também vai oferecer a opção de o motorista pagar todos os tipos de multas de trânsito de forma eletrônica e com desconto de 40%.

Isso vai acontecer porque o aplicativo da carteira de habilitação digital, desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), vai incorporar outro programa, o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), também criado pelo Serpro, e usado para receber, acompanhar e pagar as multas de forma eletrônica.

O SNE foi criado em 2016, e continuará a ser usado, por enquanto, para empresas que gerenciam as multas de suas frotas. O Serpro não informou qual a previsão de migração para o aplicativo Carteira Digital de Trânsito neste caso.

De acordo com o Serpro, quem já utiliza o SNE poderá migrar para o CDT a qualquer momento, e realizar o login com o mesmo nome de usuário e senha.

Para ter direito aos 40% de desconto no pagamento da multa, o usuário deverá reconhecer a infração e abrir mão de entrar com recurso administrativo.

Atualmente, o SNE pode processar multas de órgãos de trânsito federais (DNIT, PRF e ANTT), 15 Detrans estaduais e mais de 80 órgãos municipais.

Fonte: G1

Preço do diesel aumenta até 4,22% nos postos do Brasil

O preço do diesel subiu, em média, 4,22%, no caso do comum, e 4%, no caso do S10, na primeira quinzena de agosto. No Acre, o litro foi vendido a R$ 4,636

O preço do diesel subiu, em média, 4,22% (comum) e 4% (S10) no Brasil do dia 1º ao dia 15 de agosto. No mesmo período, a gasolina teve alta de 2,69% e o etanol, de 0,87%. A informação faz parte do IPTL, índice de preços apurado pela Ticket Log, empresa da área de abastecimento e gestão de veículos.

O IPTL é apurado com base nos preços praticados em cerca de 18 mil postos de abastecimento no País. A empresa administra o fluxo de abastecimento de um milhão de veículos.

O IPTL também mostra grande variação de preços por Estado. No caso do diesel comum, a diferença de preço do litro chegou a quase 39%. Na primeira quinzena de setembro, o maior valor encontrado, no Acre, foi de R$ 4,651. O menor preço, de R$ 3,349, estava sendo praticado no Paraná.

Maior alta no preço do diesel ocorreu no RN

Na comparação com o mesmo período de agosto, a maior alta no preço do diesel, de 6,24%, ocorreu no Rio Grande do Norte. No Estado nordestino, o preço do litro do combustível passou de R$ 3,447 para R$ 3,662. A Ticket Log não registrou redução de preço em nenhum Estado do País.

O Acre também foi apontado como o Estado mais caro para que precisa de diesel S-10. A média de preço do combustível ficou em R$ 4,636. O Paraná aparece com menor valor também para o diesel menos poluente: R$ 3,400. A média nacional de preço do S-10 está em R$ 3,789.

Na comparação entre os Estados o diesel S-10 com maior reajuste (5,61%) era o vendido no do Rio Grande do Norte. O preço do litro passou de R$ 3,562 na primeira quinzena de agosto para R$ 3,762 em igual período de setembro.

Mais caminhões nas rodovias

Os aumentos de preço ocorrem em um momento de alta do fluxo de caminhões nas estradas. No mês passado, o movimento de veículos pesados nas rodovias pedagiadas do País cresceu 1,8% ante julho.

O número faz parte do Índice da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR). Esse estudo mede o movimento nas rodovias de todo o Brasil. Na comparação com o mesmo mês de 2019, o fluxo de caminhões ficou estável.

No acumulado de janeiro a agosto, contudo, houve queda de 4%. O indicador é apurado mensalmente por meio de uma parceria da ABCR com a Tendências Consultoria Integrada.

Fonte: Estadão

Lei garante horas excedentes em carga e descarga

Tempo é dinheiro. O motorista de caminhão que o diga, porque são poucos os profissionais, além do carreteiro autônomo, que sentem na pele e no bolso o quanto a perda de tempo é prejudicial para o seu negócio.

Isso porque trata-se de um trabalhador que por ineficiências do sistema convive com a perda de tempo em filas para carga e descarga (muitas vezes em locais sem qualquer infraestrutura) e não raramente sem receber nada por isso, embora exista uma lei que estabeleça esse direito por horas excedentes de espera.

Todo motorista autônomo sabe que esse é um dos seus maiores problemas na profissão porque horas perdidas se transformam em despesas com alimentação, estadia e até mesmo perda de outras oportunidades de frete.

Você conhece a Lei 11.442/2007?

A lei que garante o direito de receber pelas horas excedentes em carga e descarga é a 11.442/2007. Seu texto diz que o prazo máximo para carga e descarga do Veículo de Transporte Rodoviário de Cargas será de 5 (cinco) horas, contadas da chegada do veículo ao endereço de destino.

Após esse período será devido ao Transportador Autônomo de Carga – TAC ou à ETC a importância equivalente a R$ 1,63 toneladas/hora ou fração. O cálculo é baseado na capacidade do caminhão.

De acordo com o assessor da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), Cleverson Kaimoto, o principal inconveniente para se cumprir a lei é a total falta de fiscalização.

No entanto, Kaimoto esclarece que o motorista pode entrar com uma ação judicial para fazer valer seu direito de receber o valor da estadia. Segundo ele, a comprovação dessas horas pode ser feita através de documentação que o embarcador ou destinatário da carga devem fornecer ao transportador.

Caso esse documento de comprovação de horas de entrada e saída do motorista no estabelecimento para carregar ou descarregar não seja fornecido, cabe uma denúncia junto a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) pelo telefone 166, e-mail: [email protected]  ou pelo site: www.antt.gov.br na aba Fale Conosco.

O assessor da CNTA (Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos dá o exemplo de um motorista que trabalha com veículo com capacidade de carga de 30 toneladas e que permaneça parado por 10 horas. “Se o excedente for de cinco horas o cálculo será feito da seguinte maneira: 30 x 1,63 x 5 (horas excedentes) resultando em R$ 244,50 reais de estadia”, explicou.

Fonte: O Carreteiro