Planos de Manutenção Volks|Total

Investir na disponibilidade e produtividade da sua operação é sempre muito importante. Por isso, entre os diversos serviços oferecidos pela Volkswagen Caminhões e Ônibus, estão os Planos de Manutenção Volks|Total, uma solução indispensável tanto na gestão e controle de grandes frotas quanto de veículo único.

Os serviços de manutenção preventiva e/ou corretiva prestados pela Rede de Concessionárias VWCO em todo o território nacional incluem assistência 24h por meio do consagrado Chame|Volks • garantia de mão de obra especializada • ferramentas apropriadas para um serviço de qualidade com diagnóstico preciso • peças originais ou recomendadas pela fábrica • previsibilidade financeira • redução das despesas com estrutura própria de manutenção para proporcionar uma operação mais segura e com a máxima disponibilidade.

Todos os planos possuem vigência de 1 a 5 anos e você pode escolher entre o Volks|Total Prev, disponível para veículos novos ou usados, que oferece revisões periódicas; o Volks|Total Max, apenas para veículos novos, que garante revisões periódicas e corretivas do trem de força, bem como a substituição dos itens com desgaste natural e, por fim, o Volks|Total Plus, também para veículos novos, que disponibiliza revisões periódicas e corretivas com cobertura ampliada, voltadas para aplicações com alto grau de severidade.

Os Planos de Manutenção Volks|Total garantem a tranquilidade que você precisa para se dedicar apenas ao sucesso do seu negócio.

Como cuidar bem do seu caminhão 

Cuidar bem do próprio caminhão é fundamental para garantir a sua durabilidade e, consequentemente, a eficiência do seu trabalho. Além disso, um veículo bem cuidado reduz os custos com manutenção e aumenta a segurança nas estradas. Para isso, é necessário adotar algumas medidas básicas de manutenção preventiva. 

O primeiro passo para cuidar do caminhão é realizar a revisão periódica. É importante fazer a manutenção preventiva a cada 10.000 km rodados ou a cada seis meses, o que ocorrer primeiro. A revisão deve ser realizada em uma oficina de confiança e incluir a verificação dos pneus, freios, suspensão, fluidos, correias e sistema elétrico. 

Outro ponto importante é a limpeza do veículo. É recomendado lavar o caminhão regularmente, principalmente após viagens longas, para remover a sujeira acumulada. Além disso, é importante limpar o interior do caminhão, mantendo-o organizado e livre de objetos desnecessários que possam comprometer a segurança. 

A troca de óleo é outra medida essencial para manter o bom funcionamento do caminhão. É importante seguir as recomendações do fabricante e realizar a troca a cada 10.000 km rodados ou conforme a indicação do manual do proprietário. A escolha do óleo também é importante, optando sempre por produtos de qualidade e compatíveis com o modelo do veículo. 

Os pneus também merecem atenção especial. É necessário verificar regularmente a pressão, que deve ser a recomendada pelo fabricante, e realizar o alinhamento e balanceamento a cada 10.000 km rodados. Além disso, é importante observar o desgaste dos pneus e realizar a troca quando necessário. 

Outra dica importante é dirigir sem forçar motor, freios e outros componentes. Saiba dos limites de carga e respeite os limites de velocidade e do veículo. Assim, você protege o caminhão ao mesmo tempo que se protege.

O caminhão é a sua ferramenta principal de trabalho. Cuidando bem dele, você terá um parceiro de estrada com vida útil mais longa e trabalhos que darão a você mais lucratividade. 

Como economizar na estrada?

Com o preço de tudo subindo demais, reduzir os gastos na estrada é fundamental para fazer os fretes compensarem mais e, consequentemente, você ter mais dinheiro no bolso para fazer o que deseja. Sendo assim, preparamos aqui algumas dicas para você economizar na estrada. Vamos lá? 

Organize a caixa-cozinha e a geladeira 

Antes de botar o pé na estrada, monte um cardápio básico para ter ideia de todos os itens de cozinha que você irá precisar e quais alimentos não perecíveis consegue armazenar no caminhão. Caso o caminhão não tenha geladeira, escolha os alimentos perecíveis cuidadosamente para não correr o risco de nada estragar. Agora, se ele tem geladeira, monte um cardápio variado e inclua frutas, legumes e proteínas para você se manter nutrido e com energia para a viagem. A vantagem de ter um refrigerador no caminhão também é evitar paradas ao longo da viagem, que geram custos extras. 

Cozinha compartilhada 

Combinando antes as rotas e o local de parada com os colegas, é possível que, na hora das refeições, cada participante contribua com algum alimento ou bebida. Assim, cozinhar na estrada ficará mais fácil, prático, prazeroso e econômico. 

Planejamento da viagem 

Antes de iniciar uma viagem, é importante planejar todo o roteiro. Assim você define cada parada, melhores preços de abastecimento e valores de pedágio.

Com essas dicas, você consegue viagens mais baratas, com melhor aproveitamento do seu dinheiro e menos gastos imprevistos. Boa viagem! 

Oferta Tripla Michelin

Os pneus Michelin além de promoverem menos paradas para a manutenção, mais durabilidade e robustez, tem durabilidade e 27% a mais do que os concorrentes. Com isso você garante uma melhor logística para atender às demandas de pontualidade exigida, sobretudo, nas operações de entrega rápida. Garanta já seu desconto de R$256,00 em pneus selecionados na concessionária Vitoria Diesel no Espírito Santo. A excelente aderência dos pneus Michelin em piso seco e molhado, promovem maior segurança para o motorista e carga.

Para sua segurança, os planos Michelin Connected Fleet-Sascar, líder em rastreamento e monitoramento homologado em todo o mercado, o que aumenta o valor e disponibilidade do seu frete, te ajuda a promover uma melhor logística para atender as demandas de pontualidade exigida, principalmente, nas operações de entrega rápida. Garanta 10% de desconto na contratação dos planos. Uma frota segura e em conformidade da apólice de seguro, possui uma taxa de 85% de taxa de recuperação do veículo em caso sinistro.

Garanta o seu desconto agora mesmo:

Sabe como declarar o IR? 

Fique em paz com o leão com as nossas dicas. 

A declaração de Imposto de Renda é uma obrigação anual para todos os trabalhadores brasileiros, e os caminhoneiros autônomos de carga não são exceção. No entanto, existem algumas particularidades na declaração de Imposto de Renda para caminhoneiros, que devem ser levadas em consideração na hora de preencher o formulário. 

Uma das principais particularidades é a necessidade de declarar todas as fontes de renda obtidas no ano, incluindo o frete e o pagamento de diárias. Além disso, os caminhoneiros autônomos também precisam declarar seus gastos com manutenção do veículo, combustível, pedágios e outras despesas relacionadas ao trabalho. 

É importante ressaltar que os caminhoneiros autônomos de carga não possuem uma fonte fixa de renda, o que pode tornar a declaração mais complexa. Por isso, é fundamental que eles mantenham uma organização financeira rigorosa, registrando todas as despesas e receitas ao longo do ano. 

Outra particularidade importante é a possibilidade de dedução do valor gasto com a aquisição do caminhão. O valor pode ser deduzido em até 10 anos, a partir do momento da aquisição. No entanto, é preciso ficar atento às regras estabelecidas pela Receita Federal para essa dedução, que devem ser seguidas rigorosamente. 

Outro ponto a ser destacado é a obrigatoriedade da entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física para os caminhoneiros autônomos que receberam,

em 2022, valores acima de R$ 28.559,70 em rendimentos tributáveis. Além disso, a declaração também é obrigatória para aqueles que tiveram rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados na fonte acima de R$ 40.000,00. 

A entrega da declaração é obrigatória para aqueles que receberam valores acima dos limites estabelecidos pela Receita Federal. Por isso, é fundamental estar sempre atualizado e bem informado sobre as normas e exigências fiscais para não incorrer em erros e evitar problemas com o Fisco. 

 Direitos do caminhoneiro.

Quais são os direitos de estadia do caminhoneiro? Entenda e não perca dinheiro com atrasos. 

Reajustado no fim do ano passado, o direito concedido a todos os transportadores rodoviários de cargas foi legalmente criado pela Lei 11442/2007, no seu artigo 11, parágrafos 1° e do 5° ao 9°. Esse direito protege tanto as empresas de transporte como os caminhoneiros e vale tanto na demora no carregamento como no descarregamento ou ainda em uma eventual retenção do veículo por problemas da carga. 

Para garantir esse direito, a primeira coisa que o caminhoneiro deve fazer é comunicar ao seu contratante ou ao destinatário, por escrito, qual o prazo previsto para a entrega da mercadoria, caso já não conste no contrato de transporte. Ao chegar ao destino, próximo do horário anteriormente informado, o caminhoneiro deve comunicar (e, para este caso, a comunicação pode ser feita por WhatsApp) ao destinatário, que terá até 5 horas para carregar/descarregar. 

Caso o serviço não seja feito nesse período, incide o valor de R$ 2,14 por tonelada para cada hora de espera. Mas atenção: se extrapolado o prazo de 5 horas, o cálculo da estadia começa a contar do horário de chegada, cobrando inclusive as 5 horas de espera, e o cálculo também é feito sobre a capacidade total de carga do veículo e não somente pelo peso da carga. 

Exemplo: 

Data e horário de chegada: 1/2/2023, às 10h. 

Nesse caso, o descarregamento deveria ser concluído até as 15h do mesmo dia.

Se o horário de liberação do caminhoneiro foi somente no dia 5/2/2023, às 15h, a conta é: 

R$ 2,14 x 101 horas x 25,5 toneladas = R$ 5.511,57 

Para comprovar a capacidade de carga do veículo, o caminhoneiro precisa tirar uma foto da placa informativa que existe na carroceria de cada veículo de cargas ou, na ausência dessa, a própria nota fiscal da mercadoria serve, caso essa não seja tão abaixo do limite do veículo. 

Agora, quando o assunto é a comprovação dos horários de chegada e saída, desde 2015, o parágrafo 9° do mesmo artigo 11 obriga o embarcador e o destinatário da carga a informarem ao transportador, em campo específico, o horário de chegada do caminhão. 

Como é uma obrigação, caso não seja cumprida, valerá qualquer outro meio de prova apresentado pelo transportador para provar os horários de chegada ou saída. E, para isso, vale desde o ticket de pedágio, testemunhos de frentistas, caminhoneiros ou postos de combustível e até mensagens de WhatsApp informando que o veículo chegou ao embarcador/destinatário e que aguarda pelo carregamento ou descarregamento. 

Com isso, o caminhoneiro pode fazer valer o seu direito e receber pelo período extra que ficar parado. Se todos os caminhoneiros buscarem seus direitos, é impossível a criação de listas negras ou outros meios para inviabilizar o trabalho ou novas contratações.