Infelizmente, a insegurança nas estradas é uma triste realidade e um problema seríssimo enfrentado por caminhoneiros todos os dias. O roubo de cargas é um dos principais medos dos motoristas que rodam milhares de quilômetros transportando itens valiosos e/ou em grande volume. Para evitar ser roubado, vocês caminhoneiros podem tomar algumas precauções e medidas de segurança. Confira algumas delas a seguir:
Não desviar do caminho predeterminado no plano de entrega: por mais que atalhos pareçam vantajosos para reduzir o tempo de viagem e/ou a quilometragem rodada, desvios podem comprometer a segurança do caminhoneiro e da carga. O plano de entrega considera a melhor rota de acordo com vários fatores, entre eles está claramente a definição de um percurso mais seguro e com o mínimo possível de pontos vulneráveis. Além de atrapalhar a estimativa da posição da carga em caso de problemas, os desvios podem fazer com que o caminhoneiro passe por locais perigosos, aumentando o risco de ataques criminosos.
Utilizar o rastreador: contar com o monitoramento do caminhão em tempo real e com o auxílio na recuperação veicular por meio do rastreador são medidas de segurança fundamentais frente às condições de risco das estradas. Além de tentar inibir a ação de criminosos, já que o rastreamento do caminhão pode aumentar as chances de captura destes, o rastreamento acompanha a viagem trazendo mais proteção ao caminhoneiro e à carga, além de mais agilidade de resposta em situações adversas.
Comunicar-se com o embarcador: reportar o status da viagem e informar o embarcador ou gestor sobre qualquer problema, necessidade de mudança ou qualquer outra condição é importantíssimo para aumentar a segurança. Opções como a senha de coação, que permite que o motorista envie um comando para o gestor da frota se estiver em situação de risco, mostram como a comunicação pode ser decisiva na tentativa de evitar o roubo da carga. Uma situação de risco pode ser, por exemplo, quando há alguma falha no caminhão e o motorista se encontra em local ermo. A comunicação com o embarcador permite que alguma medida de segurança seja tomada rapidamente para auxiliar o caminhoneiro.
Seguindo estas dicas e se precavendo o máximo possível, você, caminhoneiro, pode trabalhar com mais segurança e tranquilidade. Portanto, não deixe de ficar atento às boas práticas na estrada e conte com soluções para apoiá-lo e, principalmente, protegê-lo.
Essa notícia foi oferecida pela Sascar , nossa parceira em Monitoramento e Rastreamento para caminhões.
Clique aqui e conheça as vantagens que vocês, amigos do TruckPad, tem com a Sascar.