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Não vá dar carona para o Corona, hein?
Quem passa o dia na boleia já está praticando a principal recomendação para frear o Coronavírus: evitar aglomerações. Mas ainda há muitas medidas que temos que tomar para não deixar o Corona se espalhar por aí. Olha só:
- Lavar bem as mãos por, pelo menos, 20 segundos. Quer saber quanto é 20 segundos? É só cantar o refrão da sua música preferida.
- Higienizar as mãos com álcool 70%, sempre que possível. Que tal ter um frasquinho na cabine?
- Não dividir utensílios de cozinha. Use seu próprio prato, talheres e panelas.
- Tá na hora de tornar o AÔBA! moda de novo. Cumprimente os colegas adistância, com o entusiasmo de sempre, mas com muita cautela.
- Deu aquela vontade louca de espirrar ou tossir? Cubra a boca com o braçoe não com as mãos.Se cada um fizer a sua parte nesta caminhada, logo a gente deixa o Corona pra trás. Aprendeu com essas dicas? Ajude a espalhar as boas práticas pra quem ainda não se ligou. Vamos juntos nessa. Boa viagem!
ConectCar irá distribuir adesivos de cobrança automática em praças de pedágio
Iniciativa tem como objetivo diminuir os pontos de possível transmissão do coronavírus
Em uma iniciativa conjunta no combate à pandemia do novo coronavírus, a ConectCar está distribuindo adesivos nas praças de pedágios de algumas rodovias do país. Quem receber o dispositivo terá gratuidade por seis meses da mensalidade no Plano Completo, além de ser isento da taxa de adesão.
A parceria é uma iniciativa para estimular o uso de cabines automáticas e diminuir o fluxo nas cabines manuais, reduzindo a interação, para combater a pandemia da covid-19.
Os adesivos ConectCar já estão disponíveis nos pedágios dessas concessionárias:
Concessionária | Rodovia |
Ecovias (Grupo Eco) | Imigrantes |
Arteris | Posto de pesagem de São Sebastião da Bela Vista (MG) |
Arteris | Fernão Dias |
Entrevias Pátria | Atílio Balbo – SP 322 |
Ecopistas | Carvalho Pinto – Praça Guararema (sentido interior) |
Se PROTEJA contra o Coronavírus na estrada!
Fonte: TruckPad
Motoristas e o coronavírus: como prevenir
Se antes era apenas uma ameaça, o coronavírus Sars-CoV-2, que causa a doença respiratória Covid-19, já é uma pandemia que está afetando o dia-a-dia do mundo inteiro. A velocidade de contágio é muito alta, bem como a letalidade entre os idosos e grupos de risco. Apesar da desaceleração da economia causada pelo isolamento das pessoas para combater a epidemia, o setor de transportes não deve sofrer tanta retração. Mas os cuidados devem ser redobrados.
Transportes continuam em alta
“O que pode acontecer em médio prazo é que alguns itens sejam mais vendidos nos mercados e acabem exigindo mais veículos, enquanto produtos considerados supérfluos percam espaço.”, afirma Carlos Mira, CEO da TruckPad em reportagem do portal R7.
Ou seja, por exemplo, o consumo de bebidas alcoólicas pode até ser reduzido mas, por outro lado, vai aumentar a demanda por produtos de limpeza e medicamentos. No final das contas, os fretes continuarão na mesma intensidade de antes da pandemia. Isso porque um tipo de produto vai substituir o outro dentro do baú do caminhão.
Protegidos pela boleia?
A principio, muitos motoristas pretendem continuar trabalhando durante a pandemia, porém, estão adotando medidas de proteção para evitar o contágio. Por viajarem sozinhos na boleia, os motoristas sentem-se protegidos. Entretanto, há contato com outros caminhoneiros em postos de combustíveis e nos locais de carregamento e descarregamento dos produtos e mercadorias.
Além disso, há frotas compartilhadas de transportadoras onde mais de um motorista utiliza o mesmo caminhão. Como o coronavírus pode permanecer ativo por até 72 horas em algumas superfícies (principalmente as metálicas), o risco de contágio é altíssimo nestes casos. Nestes casos, as transportadoras têm adotado medidas como:
- Limpeza diária do interior dos caminhões;
- Distribuição de kits com luvas, máscaras e álcool gel;
- Campanhas informativas nos canais de comunicação das empresas.
Cuidados com a higiene dos motoristas
Para evitar o contágio, é recomendado que os motoristas de caminhões, ônibus e vans, autônomos ou contratados, redobrem os cuidados com a higiene. Isso é essencial visto que pessoas infectadas e ainda sem sintomas podem contagiar outras saudáveis. A propagação da doença acontece pelo ar e através do contato com secreções provenientes de tosse, espirro, além de gotículas de saliva. Confira algumas dicas que vão ajudar na prevenção contra o coronavírus:
- Faça limpeza frequente de itens do caminhão como volante, alavanca de câmbio, haste de seta, dos limpadores de para-brisa, maçanetas de portas e vidros do veículo. Limpe também os botões de acionamento de itens elétricos.
- Procure não tocar em outros caminhoneiros ou funcionários de empresas.
- Lave as mãos e antebraços frequentemente com água e sabão por 20 segundos.
- Use álcool gel após manusear objetos tocados por outras pessoas, como dinheiro, papéis, chaves, ferramentas, caixas, encomendas, entre outros.
- Evite aglomerações em postos de combustíveis, restaurantes, empresas e locais de descanso. Procure ficar sempre isolado.
- Não compartilhe objetos pessoais como talheres, panelas, banquetas, garrafas, celulares, travesseiros, toalhas, entre outros.
- Procure ficar fora de lugares fechados e com pouca ventilação
- Evite tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Cubra boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogue-o no lixo
- Evite contato com pessoas doentes.
Principais sintomas do coronavírus
Com estes cuidados, as chances de contaminação caem consideravelmente, porém não são totalmente descartadas. Como dito acima, a letalidade do coronavírus é alta em idosos e grupos de risco (hipertensos, diabéticos, obesos, com doenças cardiovasculares, renais e respiratórias crônicas). O período de incubação do vírus (da contaminação até o surgimento dos primeiros sintomas) é de aproximadamente cinco dias.
Os sintomas do coronavírus são iguais aos de uma gripe ou resfriado. Confira os principais:
- Nariz escorrendo
- Dor de garganta
- Tosse
- Febre
- Dificuldade para respirar (em casos graves)
E se eu ficar doente?
Caso você apresente um ou mais dos sintomas acima, procure imediatamente ajuda médica para confirmar o diagnóstico e iniciar tratamento. Isole-se em casa, evite contato com outras pessoas e avise a empresa ou transportadora. Se estiver na estrada, informe a sua família, evite ao máximo o contato com outros caminhoneiros e funcionários e tente retornar para casa. Caso não seja possível, não dirija e procure repousar na boleia.
Ainda não existe um tratamento específico para o coronavírus. O mais recomendado é repouso, beber bastante água e se alimentar bem. O uso de remédios para dor e febre ajuda a amenizar os sintomas, que duram, em média, sete dias. Após o surgimento dos primeiros sintomas, o doente deve permanecer isolado por no mínimo 14 dias, mesmo que as dores, a tosse e a febre acabem.
Nos casos graves, o coronavírus leva a elevação ou reaparecimento de febre ou sinais respiratórios, taquicardia (aumento dos batimentos cardíacos), dor pleurítica (dor no peito), fadiga (cansaço) e dispnéia (falta de ar). Nestes casos, busque auxílio médico urgentemente.
Quanto tempo deve durar o coronavírus?
Ainda não se sabe quanto tempo a pandemia do cornonavírus pode durar. Podem ser semanas ou meses. Na China, os primeiros casos surgiram em dezembro de 2019 e o pico da doença só foi reduzido após três meses. Na Itália, as medidas de isolamento e prevenção não foram tão rigorosas quando os primeiros casos surgiram. Como resultado, a quantidade de pessoas infectadas explodiu, com mais mortes até do que na própria China.
Em suma, já é sabido que a melhor maneira de combater o coronovírus é ter bons hábitos de higiene e evitar ao máximo o contato com outras pessoas. Tudo depende da contribuição da sociedade na prevenção e da atuação do governo no tratamento dos infectados. Vários países já trabalham no desenvolvimento de uma vacina contra o coronavírus Sars-CoV-2, inclusive o Brasil.
O prazo para que os estudos sejam concluídos e a eficácia da vacina, contudo, são incertos. Em reportagem da revista Saúde, pesquisadores do Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração (Incor) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) disseram que vão começar os testes em animais nos próximos meses. Nos EUA e na China, testes da vacina em humanos já começaram, mas seu uso em larga escala ainda não tem data para começar.
6 boas práticas no transporte em época de coronavírus
A pandemia está instalada e a ordem é ficar em casa. No entanto, essa ordem não vale para todo mundo. Profissionais da saúde, policiais, bombeiros, caminhoneiros, quem trabalha em fábricas de alimentos e medicamentos… são muitas as atividades que não podem parar e é muito importante valorizar o trabalho deles. No caso dos caminhoneiros, que já enfrentam muito desrespeito no seu dia a dia, é importante fazer o possível para diminuir a exposição desses profissionais e facilitar a vida deles durante a crise do coronavírus. Todos podem fazer a sua parte adotando boas práticas no transporte em época de coronavírus.
E como você e sua empresa podem ajudar? Veja nos itens abaixo:
1 – Caso sua empresa vá fazer quarentena, avise aos fornecedores
Não são poucos os relatos de motoristas que chegam na porta da empresa e não encontram ninguém para receber a mercadoria. Aí, o motorista não sabe o que fazer com a carga, não tem um local para usar o banheiro e se alimentar e ainda fica com o abacaxi de resolver o problema da carga e do frete.
Por isso, antes de dispensar todos os funcionários e fazer quarentena, avise aos fornecedores para que não mandem carregamentos.
2 – Tenha banheiros limpos para uso deles
Muitas empresas estão evitando a circulação de pessoas em seus pátios e diminuindo a quantidade de funcionários, mas isso não justifica trancar banheiros nem parar com a limpeza deles. Exatamente por circularem muito, garantindo o abastecimento do País, os caminhoneiros precisam mais do que nunca de locais para fazer sua higiene e esses locais precisam estar limpos, para garantir a saúde deles e das pessoas com as quais eles entram em contato durante cargas e descargas.
Essa medida deve ser adotada por embarcadores, transportadoras, postos fiscais, portos, balanças e qualquer outro local que receba caminhoneiros.
O que diz o caminhoneiro:
Leandro Delgrande Pra começar, ter banheiro mais limpos
Jonathas Siqueira Locais com o mínimo é assistência e higiene adequados pelo menos!!!!
3 – Disponibilize água limpa, sabão e álcool-gel
Lavar a mão é, sabidamente, a melhor prevenção contra o vírus, então facilite essa tarefa. Tenha sempre torneiras com água limpa e sabão disponíveis para uso dos motoristas. Tenha também álcool-gel espalhado pela empresa para uso nos momentos em que não é possível lavar as mãos. Forneça água para que os estradeiros encham os corotes dos caminhões.
Aos empregadores e transportadores, forneça uma embalagem de álcool-gel para que seus motoristas tenham sempre com eles na cabine. Aos caminhoneiros, é importante manter o corote sempre cheio para evitar contratempos onde não houver água limpa.
O que diz o caminhoneiro:
Carlos Pereira Neste momento, os postos de serviço e as empresas de logísticas poderiam manter a limpeza necessária nos banheiros e principalmente disponibilizar sabonete para a limpeza das mãos, o álcool em gel já seria pedir muito.
Lucas Ferreira Campos Acho que, na minha opinião, cada Estradeiro teria que ter seu algo gel 70% na cabine do seu possante 😃👍☑️🚛
Simone De Cassia Não esquecer de deixar o corote cheio e lavar as mãos mais que o habitual. Eu carrego um borrifador com álcool e lisoform. Usamos banheiros que só Jesus na causa, é coisa que eu já fazia, mas acho válido pro pessoal do trecho
4 – Sempre que possível, forneça alimentos
Com o fechamento dos comércios, está mais difícil para o motorista se alimentar no caminho. Muitos não têm caixa-cozinha, então é importante certificar-se que o motorista tem como se alimentar. Alguns postos têm fechado os restaurantes, mas têm mantido as marmitas. Já em outros locais, o motorista não encontra nada, por isso, ajude neste momento.
O que diz o caminhoneiro:
Wagner J Lemos C Péppe Os restaurantes irão fechar, os caminhões têm que rodar!!!
E os caminhoneiros que não podem ter caixa de cozinha, irão comer onde????
5 – Evite criar aglomerações de motoristas
Muitas empresas diminuíram o número de funcionários e com isso são menos atendentes para receber motoristas, organizar filas e cargas, aí, muitas vezes o caos se instala e os motoristas ficam parados exatamente naquilo que é proibido, filas e multidões.
Organize seu pátio, tenha funcionários em número suficiente para recebê-los, não crie filas gigantescas nem aglomerações de motoristas.
O que diz o caminhoneiro:
Adriano Piovesan Melhorar atendimento nos postos fiscais usando mais agentes e intensificar a fiscalização dos lugares onde se utilizam banheiros coletivos e chuveiros. Tendo atenção e foco na higiene do serviço. Além de vários postos de atendimento nas BRs para atender a parte de saúde identificando possíveis portadores.
Jamir Pires Infelizmente, estamos suscetíveis a levar esse vírus pra várias pessoas, pois ficamos em filas pra marcar o carregamento e a descarga
Palmiro Calocini JR Qra Meninão Da uma chegada aqui no Ecopatio em Cubatão. Não simplificam em nada a entrega e retirada da nota. Tem que ir todo mundo se aglomerar pra fazer o que 2 funcionários fariam pra não aglomerar os motoristas. Era só entregar a nota na portaria de entrada e pagar e retirar na portaria da saída
6 – Trate-os com respeito
Nem deveria ser necessário falar, mas tem gente que esquece que por trás do volante tem um ser humano. E um que está se expondo indo de lá pra cá garantindo o abastecimento de supermercados, farmácias, hospitais, etc. Então, faça o seu melhor para tornar esse momento mais agradável para todos os profissionais que não podem parar.
O que diz o caminhoneiro:
Pato De Borracha Freitas Acho que o governo tinha que nos ver como transportadores não só de cargas, mas agora, infelizmente, também desse vírus. Deviam montar tipo aqueles carros do Sesi nos postos fiscais de barreira dos estados examinando os motoristas, verificando temperatura, distribuindo máscaras e álcool ou vendendo mesmo e orientando .
Jonielson Calandrini Somos a banda q não para de tocar, mas se a educação e gentileza melhorarem, para nós, já ajuda muito.
E se você tem outras ideias de ações simples que ajudam o dia a dia do motorista nesse momento? Mande pra gente as suas sugestões de boas práticas no transporte em época de coronavírus.
O espaço está aberto para que as empresas onde as fotos foram tiradas possam se manifestar.
Conheça as ferramentas que todo motorista deveria carregar na boleia.
Uma das etapas mais importantes da rotina do caminhoneiro é a manutenção preventiva. Mas às vezes, apesar de todo o cuidado com o bruto antes de partir, algumas coisas acabam acontecendo no meio do caminho e atrapalhando a rota. É nessa hora que o motorista precisa estar preparado pra tudo e com todas as ferramentas na manga. Olha essa lista:
Macaco hidráulico. Não é à toa que o caminhão tem apelido de carga pesada, né? Por isso, sempre é bom ter aquela força extra pra levantar o bruto e conferir se está tudo certo com aqueles componentes que ficam por baixo.
Chave de boca e funil. Essa dupla é fundamental na hora de conferir o óleo do motor. Tirar a proteção do cárter e fazer a troca da forma mais segura possível fica muito mais fácil com estas ferramentas.
Chaves em geral. O parceiro de estrada é grande, mas o segredo fica nos detalhes. Com tanto parafuso e rosca pra todo lado, é importante ter a chave certa pra cada situação.
Paquímetro. Ele é um baita amigo da sua segurança. Além de ajudar na checagem da espessura das lonas e dos discos de freio, o paquímetro também pode encontrar ranhuras ou irregularidades na superfície das peças.
Multímetro. Não dá pra ficar sem energia, né? Os problemas do sistema elétrico podem ser difíceis de identificar e esse equipamento pode ser uma baita mão na roda quando você está no meio de uma viagem.
Scanner diesel. Quer um diagnóstico rápido, completo e em tempo real do sistema de injeção do seu caminhão? Então tenha um scanner com você. Ele é uma ferramenta excelente e cada vez mais indispensável nas estradas.
E você? Tem aquele item que nunca deixa pra trás quando começa a rodar? Deixe o nome e a função dele aqui nos comentários. E lembre-se: conte sempre com a ZF.
Seguimos juntos.
Boa viagem!
Coronavírus: startup entrega produtos de graça a hospitais e clínicas
Plataforma digital quer facilitar doações de itens essenciais para estabelecimentos de saúde e abrigos no combate ao coronavírus
No esforço para ajudar hospitais, clínicas de saúde e abrigos no combate ao novo coronavírus no Brasil, a plataforma digital TruckPad resolveu criar um serviço para fazer entregas de graça de produtos essenciais para a prevenção e o tratamento da doença.
A startup criou o portal Transporte Voluntário para receber pedidos de empresas que querem doar máscaras, álcool gel ou outros tipos de produtos para entidades que estão precisando dessas mercadorias.
“Entendemos que as empresas têm um papel social a cumprir nesse
momento, em especial as de áreas como saúde, logística e alimentação. Temos informações da nossa base de dados de que a grande maioria dos caminhoneiros não pretende parar de trabalhar nesse momento, o que nos deixa mais seguros em relação ao abastecimento, mas queremos fazer nossa parte para ajudar a fazer com que as demandas essenciais sejam atendidas”, afirma Carlos Mira, CEO e fundador do TruckPad.
Pelo site, hospitais, clínicas e centros de distribuição podem informar a mercadoria que precisam transportar e a equipe do TruckPad localiza um caminhoneiro o mais rápido possível, sem cobrar nada por esse serviço.
O valor do frete é pago pela TruckPad com a ajuda de parceiros da empresa.
A plataforma digital tem em seu cadastro 400 mil motoristas de caminhão e 10 mil empresas.
Coronavírus: infectologista dá dicas a caminhoneiro
Não é porque passa boa parte do dia sozinho na boleia que o caminhoneiro está imune ao novo coronavírus. Em toda parada, seja para carregar, descarregar, comer, abastecer ou ir no banheiro, as chances de contágio são inúmeras. Por isso, todo cuidado é pouco nos próximos meses.
Conforme explica o médico Rafael Mialski, membro da Associação Paranaense de Infectologia, o vírus não voa, mas é arremessada para distâncias de mais de metro por um espirro ou tosse e permanece vivo em qualquer superfície por vários dias, seja a mesa do restaurante, os talheres, a torneira do chuveiro ou os próprios papéis que o motorista carrega na cabine.
“Se o amigo caminhoneiro encosta a mão numa dessas superfícies contaminadas e depois leva essa mão à boca, ao nariz, ou aos olhos, o risco é muito grande”, afirma. Por isso é que os médicos insistem para todo mundo higienizar as mãos o maior número de vezes, seja com água e sabão ou com álcool em gel.
Veja no vídeo a forma ideal de fazer a higiene das mãos.
De acordo com o infectologista, o caminhoneiro não precisa deixar de usar os banheiros dos postos. Pode tomar banho e sentar no vaso sanitário sem risco, desde que lave as mãos adequadamente após colocá-las em torneiras, na própria tampa do vaso ou em qualquer outra superfície.
“O vírus não passa pela pele, só pelas mucosas que são tecidos moles como a boca, o nariz e os olhos”, explica. O risco é sempre levar o corona para dentro do organismo ao passar a mão contaminada nessas mucosas.
O médico diz que o brasileiro vai ter de se acostumar a parar de cumprimentar as pessoas seja com abraços, beijos e mesmo aperto de mão. “É difícil porque somos um povo caloroso, mas é importante tomar essas medidas”, alega. O vírus vai da mão de uma pessoa para a da outra com facilidade.
O álcool em gel deve ser um companheiro de boleia dos caminhoneiros. Mas o médico conta que não é preciso desperdiçar o produto (que anda em falta) na higienização da cabine. “Para limpar a estrutura de dentro do caminhão pode ser com qualquer desinfetante como o Veja”, explica.
Mialski também aconselha todos os caminhoneiros a se vacinarem contra a gripe, cuja campanha foi antecipada pelo governo. Isso porque adquirir um dos vírus da gripe e o corona ao mesmo tempo pode levar a complicações fatais. “Muita gente não gosta de tomar vacina da gripe porque acha que a vacina causa a própria doença. Isso é uma lenda. No máximo que uma pessoa pode ter quando toma a vacina é um efeito colateral, como dor no local ou uma indisposição. Mas vale a pena se vacinar”, afirma o infectologista.
Por último, ele aconselha todo mundo a manter a saúde em dia. “Trazer sob controle diabetes, hipertensão ou outras doenças”, sugere. A maior parte das mortes ou internamentos causados pelo corona está relacionada a outras doenças pré-existentes e à idade do paciente.
Fonte: Carga Pesada
Você nunca mais vai viajar sozinho com o ZF na Linha
O asfalto é um lugar cheio de desafios e isso não é mistério pra ninguém. Seja na ida ou na volta, perto ou longe de casa, todo estradeiro passa por alguma situação em que precisa ter muita habilidade, conhecimento e jogo de cintura para continuar seguindo em frente.
Agora, fala a verdade, tudo ficaria um pouco mais fácil – ou pelo menos mais tranquilo – se em toda viagem tivesse alguém pronto para ajudar independente do lugar, né? Então, fique sabendo: você tem um novo parceiro de estrada. O assistente ZF na Linha. Olha só o que ele pode fazer:
Encontrar as oficinas mais próximas. A partir da localização do GPS do seu celular, o assistente faz uma busca em todos os mecânicos que estão por perto e que podem ajudar você a resolver as coisas do bruto.
Localizar as peças certas. Agora não precisa mais ficar procurando os componentes para o bruto. O assistente mostra as melhores peças do mercado e ainda é de acordo com o que você precisa.
Descobrir o que está acontecendo. Até porque, às vezes acontece algum problema que o motorista não consegue entender, de primeira, de onde vem. Então, você fala o que sabe, e o assistente ajuda da melhor forma possível.
Uma baita ajuda, né? Mas não para por aí. O atendimento é personalizado. Na central de atendimento, você fala com pessoas que estão prontas para dar todo o apoio para a sua viagem ficar melhor. Agora já sabe: precisa de uma mãozinha? A ZF tá na linha.
Seguimos juntos.
Boa viagem!