O prêmio de “A Oficina mais Querida do Brasil” foi para ARNALDO OLIVEIRA ABREU de Santa Catarina

Título foi conquistado depois de votação feita no TruckPad

Os caminhoneiros votaram e “A Oficina Mais Querida do Brasil” é a de ARNALDO OLIVEIRA ABREU de Joinville, Santa Catarina. Além do título, a oficina também receberá uma placa personalizada e um conjunto exclusivo de ferramentas da campanha promovida pela ZF Aftermarket.

A primeira fase contou com a criação de uma lista aberta de participantes feita de indicações dos próprios caminhoneiros. Depois, os usuários teriam que votar em uma das oficinas da lista para escolher qual seria “A Oficina Mais Querida do Brasil”. Todas as etapas foram feitas 100% no TruckPad.

A ZF Aftermarket agradece a todos os caminhoneiros que votaram e trabalha para contribuir cada vez mais com quem vive nas estradas.

Governo de transição discute elaboração de uma nova tabela para janeiro

A equipe de transição do presidente eleito Jair Bolsonaro já discute uma nova tabela de frete, que deve ser apresentada em janeiro pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para substituir a atual. A proposta ficará em consulta pública para que todos os agentes do setor possam dar sugestões.

Lembrando que segundo a Lei 13.703, a ANTT deve atualizar os valores mínimos do frete nos dias 20 de janeiro e 20 de julho de cada ano. Ou seja, de qualquer forma o órgão atualizaria os preços.

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Greve dos caminhoneiros em maio de 2018.

Uma das principais críticas contra o tabelamento é que a política do preço mínimo foi elaborada de forma unilateral pela ANTT, às pressas, para acabar com a greve dos caminhoneiros de maio. Ela conteria erros de cálculo de custo e distorções, como considerar um só tipo de caminhão – número de eixos – para diferentes tipos de carga. A nova contemplará vários tipos de veículos para diversos tipos de carga.

Na última quarta-feira, 12, em uma articulação com o futuro governo, a Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu derrubar a decisão do ministro Luiz Fux, do STF, que suspendia o pagamento de multas pelo não cumprimento da tabela.

E o futuro ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, já sinalizou que vai trabalhar para que a tabela do frete seja cumprida no país, em novos parâmetros, mais aderentes ao mercado, estabelecendo um piso correto que cubra os custos e remunere os caminhoneiros. Destacou, porém, que tudo será negociado com a categoria. “Vamos aprofundar o diálogo com os caminhoneiros. Essa é uma das prioridades do governo”, declarou.

Diesel

Fiscalização do transporte de produtos perigosos e as oscilações no preço do diesel

Ao mesmo tempo, técnicos da futura equipe econômica também discutem a criação de um fundo de compensação com a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), o tributo que incide sobre os combustíveis, para evitar a flutuação excessiva nos preços do combustível. A ideia é que o tributo sirva como um colchão para acomodar a variação dos preços do petróleo no mercado internacional.

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, já sinalizou à sua equipe que não quer que a Petrobras volte a adotar a sistemática anterior à greve dos caminhoneiros, em que os preços oscilavam quase que diariamente.

Segundo um técnico do novo governo, não há espaço no Orçamento de 2019 para prorrogar o programa de subvenção do diesel, que vence no dia 31 de dezembro. O novo fundo de estabilização de preços, como vem sendo chamado, seria a alternativa.

Ele afirmou ainda que pretende adotar outras medidas para o transporte do setor, como criar um cadastro para os caminhoneiros autônomos e eliminar os atravessadores, com a elaboração de aplicativos que liguem diretamente motoristas e embarcadores.

Embora integrantes da equipe do futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, avaliem que o tabelamento representa uma interferência do Estado na economia, a percepção é que não é hora de revogar a medida.

Há consenso de que o problema do frete foi criado por um desequilíbrio entre a oferta, estimulada pelo financiamento do BNDES para renovação de frota, e a demanda, que caiu com a crise na economia. No entanto, por se tratar de um segmento que pode afetar a população, a expectativa é que, com a retomada da atividade econômica, a situação volte a se equilibrar, e a tabela se torne desnecessária naturalmente.

Fonte: Pé na Estrada

Pane elétrica é principal problema registrado em 2018 na Via Dutra

De janeiro a novembro, concessionária responsável pela Via Dutra fez mais de 60 mil atendimentos.

Todo motorista sabe de cor e salteado que é preciso respeitar os limites de velocidade, usar o cinto de segurança, não falar ao celular enquanto dirige, não beber e dirigir, que criança deve fazer uso da cadeirinha etc. Mas o que alguns desconhecem ou não dão muita importância, seja para percorrer pequenas ou grandes distâncias é com a manutenção preventiva do veículo. E esses cuidados são tão importantes quanto às dicas de segurança citadas no começo do texto.

Levantamento da CCR NovaDutra realizado nos 402 km da via Dutra mostra que de janeiro a novembro desse ano, as equipes do SOS Usuário da concessionária fizeram um total de 94.928 atendimentos na rodovia. O número é 11% menor do que o registrado no mesmo período de 2017 (106.674). Mas nem por isso deixa de ser importante. Dentro dos atendimentos prestados ao usuário até novembro desse ano, a pane mecânica lidera o total de ocorrências com 59.978 atendimentos. Na sequência aparecem pneu furado (15.277), pane seca (8.531), superaquecimento do motor (4.704), bateria descarregada (4.017) e pane elétrica (2.967).

“É importante, antes de sair em viagem pela rodovia, o motorista realizar uma manutenção preventiva no seu veículo, verificando os principais itens, como iluminação traseira e dianteira, sistema de freios e arrefecimento do motor e também saber os pontos onde pode abastecer seu veículo para evitar parar no meio da sua viagem. Além de evitar transtornos e até mesmo acidentes, a manutenção preventiva oferece mais vida útil ao veículo. A demora no conserto aumenta o problema e, consequentemente, o custo”, afirma Virgílio Leocadio, Gestor de Atendimento da CCR NovaDutra.

Penalidades
Os cuidados com a parte mecânica devem ser constantes para evitar o surgimento de problemas com o veículo e com o bolso. Por exemplo, você sabia que trafegar com os pneus com data de validade vencida (isso mesmo, pneu tem data de validade) pode render multa? Conforme o artigo 230 do Código Brasileiro de Trânsito (CBT), trafegar com pneus “em mau estado de conservação ” é uma infração grave e rende multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na habilitação. O mesmo vale para pane seca, quando o carro deixa de funcionar por falta de combustível. Além da dor de cabeça e do risco de ocorrer um acidente, o descuido é considerado uma infração média e rende ao motorista multa de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira.
Cuidados

– Mantenha o veículo sempre em boas condições de uso e circulação, por meio da manutenção preventiva, e tenha atenção, também, ao funcionamento dos acessórios: triângulo, macaco, chave de roda e o bom estado e a calibragem dos pneus, inclusive do estepe, são indispensáveis;
– Antes de sair, verifique os documentos de porte obrigatório;
– Planeje sua viagem: faça um itinerário e busque informações sobre tempo, via e alterações no fluxo do trânsito;
– Mantenha distância segura do veículo à frente;
– Respeite os limites de velocidade;
– Em dias chuvosos ou sob neblina, reduza a velocidade;
– Pare no acostamento somente em caso de emergência;
– Ultrapasse somente com segurança;
– Use o cinto de segurança e oriente os demais ocupantes do veículo a utilizá-lo também. Lembre-se de que a cadeirinha para bebê e o assento para criança também são de uso obrigatório;
– Não faça uso de bebidas alcoólicas ou de medicamentos que causem sonolência. Eles reduzem os reflexos e prejudicam a coordenação motora, aumentando o risco de acidentes.

Votação convida caminhoneiros para escolherem a Oficina Mais Querida do Brasil

Premiação lançada pela ZF contou com indicação dos próprios caminhoneiros.

Após realizar uma pesquisa para descobrir quais eram as oficinas mais queridas, a ZF Aftermarket abriu uma votação para escolher qual delas é, realmente, a melhor. Foram mais de 100 oficinas indicadas. Agora, os caminhoneiros podem participar desta segunda fase pelo próprio TruckPad na seção “Serviços”, escolhendo a partir de uma lista.
A votação é rápida. A grande vencedora será premiada com um carrinho com ferramentas e placa personalizados e receberá o título de “A Oficina Mais Querida do Brasil”.

PERÍODO DE VOTAÇÃO: de 14 a 17 de dezembro.
DIVULGAÇÃO DO RESULTADO: 20 de dezembro.

CLIQUE AQUI E VOTE AGORA!

Justiça do RJ anula aumento de pedágio na Dutra

A Justiça Federal no Rio de Janeiro anulou na última segunda-feira, 10, um aumento de pedágio na Dutra. A rodovia Presidente Dutra liga São Paulo e Rio de Janeiro e é administrada pelo grupo CCR.

A decisão acatou ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF), que questionava reajustes aplicados pela concessionária nos anos 2010 e 2011. A medida determina a imediata redução das tarifas de todas as praças de pedágio da Novadutra.

Segundo o MPF, a concessionária Novadutra, controlada pela CCR, e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) foram condenadas a recalcular os reajustes de 2010 e 2011 considerando a aplicação da cláusula 57 do Contrato de Concessão, mantendo a aplicação do IPCA a partir de 2012, bem como a implementar imediatamente as tarifas de 2018 resultantes dos recálculos. O órgão não informou para quanto os valores de pedágio devem ser reduzidos.

Para o MPF, desde 2010 a tarifa dos pedágios na via tem sido indevidamente majorada. Os procuradores defendem que após obras de recuperação feitas pela ANTT naquele ano, as cláusulas de reajuste de pedágio deveriam ter mudado, o que não aconteceu.

Segundo a Justiça Federal, ANTT e concessionária entenderam equivocadamente pela manutenção da fórmula de reajuste. “Esta conduta causou consideráveis prejuízos aos usuários, que foram onerados por estas resoluções que não atendem aos limites contratuais e nem à forma necessária para a alteração”.

A ANTT ainda não se manifestou sobre o ocorrido.

Em nota, a CCR Novadutra afirmou que vai apresentar recurso contra a decisão, que deve ser suspensa até que o Tribunal Regional Federal da 2ª Região aprecie a questão.

Com informações do Portal G1

Fonte: Pé na Estrada

Aprenda a emitir certidão de propriedade do veículo no site do Detran

Você precisa da certidão de propriedade do veículo? A boa notícia é que não precisa sair de casa ou gastar dinheiro. Se você é de São Paulo, a boa notícia é que o Detran SP oferece o documento de forma online e sem custo em seu portal. Só em 2018, o serviço online foi requisitado 75.735 vezes.

Na página, há duas opções. Uma é a certidão negativa de propriedade, que atesta a inexistência de veículo em nome do cidadão – documento que pode ser utilizado na hora de obter benefícios ou bolsas de estudos junto a diferentes instituições.

A segunda é a certidão positiva de propriedade, necessária para quem viaja para outro país por um longo período e tem de comprovar que tem bens em seu nome, como garantia de regresso, ou precisa atestar que tem veículo próprio para uma vaga de emprego, por exemplo.

“É fácil emitir e validar a certidão com alguns cliques no portal do Detran. Quem recebe o documento pode atestar sua veracidade por meio do código verificador que vem no próprio documento, tudo isso de forma gratuita e online”, ressalta Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran SP.

COMO SOLICITAR

Para pedir as certidões basta clicar em “Serviço Online” na página do Detran SP e depois na coluna “Veículos”. Feito isso, escolha a opção “Seu Veículo – pesquisas e certidões” para obter a certidão positiva ou negativa de propriedade de veículo. É preciso ter cadastro, a partir do número do CPF, e senha para fazer a solicitação.

A veracidade das informações pode ser atestada na mesma página do Detran SP, selecionando “Certidão de propriedade de veículos – confirme a autenticidade”. Atualmente, o portal oferece 37 serviços online.

Fonte: Trucão 

Motoristas de caminhão fazem gambiarra nos freios e arriscam a vida

Uma operação da Polícia Rodoviária Federal do Paraná flagrou caminhões de carga com problemas nos freios. Gambiarras que colocam em risco a vida de quem passa nas estradas.

Na BR-376, entre o Paraná e Santa Catarina, cenas de desespero. O caminhão carregado com bobinas de papel não consegue fazer a curva e tomba, esparramando a carga na pista. No mesmo trecho, mas em um outro dia, uma carreta bate em um carro, quebra a mureta de proteção e se arrasta na pista. São acidentes em série com gigantes sem freio, por falta de manutenção e improviso.

“Isso aqui é uma mangueira isolada, uma mangueira de freio isolada”. Quando a mangueira se rompe, o sistema de frenagem a ar não funciona. Muitos motoristas deixam de fazer o conserto para não gastar dinheiro com oficina nem perder tempo na estrada e amarram a mangueira com um arame ou uma borracha. Uma gambiarra que pode matar.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez uma operação na Serra do Mar, perto de Curitiba, para fiscalizar caminhões com problemas nos freios. No trecho considerado um dos mais perigosos do país, os policiais fizeram um flagrante atrás do outro.

Em um dos casos, as mangueiras de ar estavam rompidas e os freios soltos. “Pode pisar no freio lá que não vai acionar nada aqui”, explica o policial.

Um perigo que policiais e mecânicos nunca tinham visto com tanta frequência. De cada cinco caminhões vistoriados nesta quinta-feira (6), um tinha problemas com os freios. “De uma forma geral, todo esse conjunto está com menos de 15% de freio. Poderia acontecer um acidente grave se ele tivesse descido”, diz o coordenador de tráfego Fernando da Luz.

Os caminhões com irregularidades foram retidos e os motoristas, multados. O motorista do caminhão admite que sabia do risco que corria. “Mas tem que trabalhar, o frete está baixo também, não está fácil manter a manutenção em dia”.

“A economia que o motorista ou proprietário de caminhão faz, adiando a manutenção, não compensa o risco que ele oferece à própria vida de quem está dirigindo e à vida de terceiros”, afirma o policial Fernando Oliveira.

Fonte: Jornal Nacional

Como utilizar o rastreador para ganhar mais com fretes

São diversos os fatores que influenciam na composição do valor dos fretes, do deslocamento a manutenção. Com tantas variáveis, é importante identificar fatores que possam te destacar, aumentando a quantidade de fretes e dessa forma também melhorando os seus ganhos.

De modo geral, podemos dizer que quanto mais valiosa for a carga, maior o valor pago pelo frete. E, como estamos falando de um alto valor agregado, é importante que você possua um rastreador instalado em seu veículo, aumentando a segurança da carga e do seu caminhão.

Segurança nunca é demais. Sabemos que nos dias de hoje, os motoristas precisam estar sempre preparados para saber lidar em situações de riscos, e a mais importante é em roubos de cargas.

Estes imprevistos trazem muitos prejuízos para você, além de colocar sua vida em risco nesta situação. Com o rastreador, é possível localizar a carga e com isso ter uma alta chance de recuperação.

Para se destacar no mercado você precisa estar atualizado e equipado com as tecnologias que auxiliem na segurança veicular, o rastreador traz a segurança para o cliente, dando a garantia de que independentemente de algum imprevisto (furtos, roubos ou sequestros de cargas) sua carga será monitorada.

Quando homologado nos principais embarcadores e gerenciadores de risco, o uso deste equipamento garante mais fretes e as vezes até mesmo valores melhores, sendo uma excelente oportunidade.

Vários amigos caminhoneiros utilizam esta tecnologia em seu negócio e recomendam para quem quer otimizar os recursos e segurança de transporte de cargas.

Na hora de contratar um rastreador, escolha opções que ofereçam monitoramento 24 horas por dia, sete dias por semana. É preciso ficar atento também a cobertura da assistência técnica, dando preferência para aquelas que atentem o país todo e sem custo de manutenção.

Agora que já sabe como o rastreador pode te auxiliar na segurança de sua carga, não fique de fora dessa e deixe seu negócio mais seguro e lucrativo.

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Vendas de caminhões sobem em novembro; confira a lista dos mais vendidos

O ano está acabando e as notícias sobre vendas de caminhões em novembro são positivas: houve crescimento no setor. Para o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Antonio Megale, os resultados da indústria automobilística no acumulado do ano demonstram que 2018 é o ano da retomada do setor.

“Certamente fecharemos este ano com crescimento acima do que planejávamos. 2018 será o ano da retomada do setor e por isso estamos muito otimistas. Já esperávamos uma queda em novembro devido ao menor número de dias úteis em relação a outubro. o importante foi a manutenção da média diária em 11,5 mil unidades”.

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Confira os números divulgados pela Anfavea:

Caminhões

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As vendas de caminhões até novembro subiram 49%: foram 68,4 mil unidades em 2018 e 45,9 mil no ano passado. Somente em novembro 7,7 mil unidades foram vendidas, o que representa alta de 40,3% frente as 5,5 mil de novembro de 2017 e diminuição de 2,7% ante as 7,9 mil de outubro.

Em novembro 10 mil caminhões foram fabricados, aumento de 22,3% contra as 8,2 mil de novembro do ano passado e recuo de 8% na análise com as 10,9 mil de outubro. A produção no acumulado do ano apresentou elevação de 29,7% quando comparadas às 98,1 mil de unidades deste ano com as 75,6 mil de 2017.

Falando das exportações de caminhões, houve queda de 9,8% no acumulado do ano, com 23,5 mil unidades em 2018 e 26,1 mil do ano anterior. Somente no penúltimo mês deste ano 1,3 mil unidades deixaram as fronteiras brasileiras, o que significa baixa de 23,9% em relação as 1,7 mil de outubro e 42,7%  com relação as 2,3 mil de novembro de 2017.

Ônibus

As vendas de ônibus em novembro foram menores em 13,1% com 1,5 mil unidades no mês e 1,7 mil em outubro. Já na análise contra as 1,1 mil de novembro de 2017, a elevação é de 34,2%.

Até novembro 8,2 mil ônibus foram exportados, o que representa uma pequena queda de 0,8% se comparado com as 8,3 mil de igual período do ano passado.

Máquinas agrícolas

As vendas no segmento em novembro ficaram menores em 25,5% em relação a outubro, com 3,8 mil e 5 mil unidades, respectivamente. No comparativo contra novembro do ano passado, com 2,9 mil unidades, foi registrado crescimento de 27,5%. No acumulado o aumento das vendas chegou a 11,9%, com 43,4 mil este ano e 38,8 mil no ano passado.

As exportações de máquinas agrícolas e rodoviárias até novembro somam 11,8 mil unidades, baixa de 6,7% em relação as 12,7 mil do ano passado.

Implementos rodoviários

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Um levantamento da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir) apontou aumento de 33,6% no emplacamento de novos produtos entre janeiro e outubro deste ano em comparação ao mesmo período de 2017.

A 4TRUCK, empresa do ramo, também registrou números significativos no mesmo período. A fabricante deve encerrar o ano com o dobro de faturamento do ano anterior. Já o volume de vendas deve atingir patamar 120% maior ante 2017.

A empresa, com sede em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, ainda projeta crescimento de 30% no ano que vem.

Caminhões mais vendidos em 2018

A Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou os veículos mais vendidos de novembro e os caminhões não poderiam ficar de fora. Confira o top 5 caminhões mais vendidos no mês:

5º lugar – MAN 11.180

44 unidades vendidas

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Imagem: Divulgação

4º lugar – MB Actros 2651

44 unidades vendidas

Imagem: Divulgação

3º lugar – DAF XF 105

54 unidades vendidas

Imagem: Divulgação

2º lugar – Volvo FH 540

75 unidades vendidas

Imagem: Divulgação

1º lugar – Scania R440

115 unidades vendidas

E você, o que espera para o setor em 2019?

Escrito porPietra Alcântara

Fonte: Pé na Estrada

5 dicas de como se destacar no transporte de cargas!

Amigo caminhoneiro, sabemos que trabalhar com transporte de cargas não é nada simples. Muitos cuidados precisam ser tomados para evitar problemas que coloquem em risco a carga e sua vida.

Para isso, é extremamente importante o uso de um bom rastreador para auxiliar no planejamento organizacional, evitando as perdas de patrimônio e a insatisfação dos clientes. Ele também ajuda a conseguir mais fretes e com valores melhores.

Continue lendo e descubra as 5 dicas especiais que temos para você e aproveite para contratar a solução para seu negócio!

1) Fretes melhores e mais lucrativos

Normalmente, cargas com alto valor agregado possibilitam fretes com um melhor valor. Para conseguir estes fretes, é importante ter o rastreador instalado pois é uma exigência de grandes empresas para garantir a sua segurança. É importante também, que o equipamento seja homologado nos principais embarcadores e gerenciadores de risco.

2) Prevenção de roubos e extravios

Com um rastreador instalado, seus clientes ficarão mais tranquilos em relação ao transporte pois estará seguro em caso de roubos, furtos e sequestros de carga.

3) Acompanhamento de cargas em tempo real

É possível monitorar sua carga e o seu caminhão 24 horas por dia, durante sete dias da semana.

4) Investimento e manutenção

Na hora de escolher o seu rastreador, dê preferência para aquele que te oferece um baixo valor de investimento inicial, sem custo de manutenção, e com assistência técnica com cobertura em todo o país. Assim, você roda tranquilo e não gasta muito com investimento reduzido.

5) Áreas afastadas sem preocupação

O rastreador possui uma cobertura ampla de sinal, portanto, mesmo em regiões afastadas ou de sombras, o veículo estará sendo monitorado. Estas áreas são consideradas perigosas e de ocorrências maiores de furtos, então esteja seguro e preparado.

Com todas estas dicas, esperamos que tenham te ajudado a otimizar seu negócio tornando-o mais seguro e atraia mais lucratividade em seus fretes.

 

 

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