Você sabe qual é a diferença entre as peças remanufaturadas e recondicionadas? Descubra qual compensa mais.

Na estrada, a economia sempre é um assunto que não sai da cabeça dos motoristas. Afinal, qualquer centavo a mais pode fazer diferença no final da viagem. Por isso, hoje a ZF trouxe um assunto que pode ajudar e ainda é dúvida na cabeça de muita gente: qual a diferença entre as peças remanufaturadas e as recondicionadas?

Remanufaturadas:

São componentes totalmente reconstituídos pelo fabricante original. Ou seja, a peça volta para a sua fábrica de origem e passa por diversos processos de reconstrução e testes, com as mesmas tecnologias e padrões de qualidade de uma peça nova. Os componentes que não estão em boas condições de desempenho são substituídos por outros zero bala. Por conta disso, elas também voltam pro asfalto com certificação e garantia. É praticamente um item novo em folha.

Recondicionadas:

Esta técnica repara apenas os componentes desgastados. Ela detecta o problema, desmonta a peça na região do defeito e realiza uma reconstrução mecânica, corrigindo o defeito, mas sem passar pelos mesmo processos, testes e certificações do fabricante. Você tem uma peça sem o defeito que levou para o conserto, mas ela ainda continua antiga.

Agora que já deu pra perceber as diferenças, fica mais fácil decidir qual a melhor alternativa para as situações que podem aparecer com o passar dos quilômetros, né? Se quiser saber onde encontrar peças remanufaturadas, é só entrar em contato com a equipe da ZF pelo ZF na Linha, aqui no TruckPad.

Ah! E, não se esqueça, se precisar de alguma peça nova pro bruto, corre lá pra loja das marcas da ZF no Mercado Livre. É produto top de linha e com garantia de entrega. CLIQUE AQUI!

Seguimos juntos. Boa viagem!

Como aproveitar o período de safra do Paraná?

Como aproveitar o período de safra do Paraná? Essa é uma pergunta que pessoas de diferentes áreas – produtores agropecuários, caminhoneiros, vendedores etc – estão se fazendo: afinal de contas, como posso obter uma boa safra no Paraná? Existem algumas dicas para isso.

Porém, é importante é ficar atento a safra em si, quando ela vai acontecer e como você pode se preparar. Dessa forma, você consegue mobilizar a equipe de transporte, por exemplo, para estar disponível e preparada para esse desafio. 

A produção de soja, por exemplo, no Paraná bateu recorde em 2020, atingindo a marca de 20,7 milhões de tonelada. Esse dado foi extraído do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

Com esse resultado tão expressivo, a safra é responsável por manter o transporte de cargas do estado funcionando apesar de toda a crise econômica gerada pelo coronavírus.

Ao manter esse fluxo de trabalho, as empresas continuam obtendo lucro e seu caixa girando, além de gerar emprego para milhares de profissionais do setor.

Quer saber mais sobre o tema? Fique com a gente! Neste artigo, vamos:

– explicar mais sobre a mudança na portaria sobre o cultivo no Paraná; 

– falar sobre o período de safra especificamente

– comentar quantas safras costumam acontecer por ano e mostrar os períodos que elas ocorrem; 

– apresentar os principais produtos dessa safra, quais tipos de carga costumam ser transportadas e quais caminhões são utilizados para isso;

– dar dicas dicas de como sua transportadora pode aproveitar o período.

Como as transportadoras podem aproveitar a safra do Paraná?

A principal dica para obter os principais benefícios da safra é se planejar. Nessa etapa, é importante realizar e consultar estudos sobre períodos de safras anteriores. Claro que o período anual, as possíveis crises políticas econômicas e políticas nacionais e internacionais podem influenciar bastante no resultado. 

Porém, para além dessas questões macroambientais, é possível perceber falhas e encontrar oportunidades de melhorias. Para as transportadoras especificamente, é ainda uma forma de ter acesso a dados e programar sua operação de maneira realista. Ao analisar dados de períodos passados, é possível calcular uma estimativa para as necessidades dessas safras, como, por exemplo: 

– quantos caminhões serão necessários para cada safra;

– entender qual safra exige mais da gestão de operações;

– definir como essas cargas poderão ser transportadas, se elas precisam de algum cuidado a mais;

– definir qual o melhor caminhão e carroceria para a demanda.

É importante ter essas respostas na ponta da língua. E, além de se planejar, é fundamental que os processos estejam alinhados antes do transporte. Para isso, é importante que haja uma comunicação assertiva e eficiente entre os profissionais envolvidos. 

Busque sempre a transparência e mobilize os funcionários para que eles participem de toda essa etapa prévia ao transporte, relacionada ao planejamento.

Caso você tenha esses dois valores guiando as atividades, perceberá ainda outro benefício: a equipe estará mais engajada, motivada e ativa. Seu nível de satisfação aumentará justamente por eles se sentirem envolvidos em cada etapa.

Além de obter esses benefícios relacionados à gestão de pessoas, você terá maximizado ao máximo os lucros e, claro, evitando dores de cabeça desnecessárias.

Como funcionam as safras do Paraná? Entenda os ciclos de plantio, a duração desses períodos e os demais desafios

Não há exatamente uma regra que defina quantas safras devem acontecer. Esses ciclos, na verdade, ficam mais a cargo do próprio agricultor. Mas, de maneira geral, podemos dizer que, no Paraná, costumam acontecer três safras por ano e cinco em dois anos. Como vimos anteriormente, é essencial que essas informações sejam pesquisada previamente, para que o transporte seja planejamento com antecedência e cuidado.

Mas voltando as safras… Elas acontecem em períodos específicos: uma no verão, outra que acontece no período entressafra – chamada popularmente de segunda safra – e uma terceira no inverno. Geralmente, as safras são feitas sem irrigação, o que é uma forma de maximizar o potencial da terra. 

Grande parte dos solos dessa região do sul do país é argilosa e de alta fertilidade natural, necessitando de quantidades médias de fertilizantes para manter a boa fertilidade. Por outro lado, é essencial estar atento a necessidade de adubação para aproveitar ao máximo as qualidades do plantio. 

Entenda as regras da nova portaria relacionada a safra do Paraná

Atualmente, foi criada uma medida que favorece o plantio na região Paraná safra. A política foi desenvolvida pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), empresa vinculada à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, e está disponível na Portaria nº 189, alterando a de nº 193.

De acordo com essa norma, continua proibida a plantação de soja no período da safrinha, também conhecido como entressafras, que ocorre entre os meses de junho e setembro. O objetivo dessa regra é evitar a formação de hospedeiros por meio de plantas vivas e, assim, eliminar a proliferação de fungos da ferrugem asiática. Essa doença ameaça o desempenho da soja, principal lavoura de grãos plantada entre as estações primavera e verão no Paraná.

Na prática, a alteração na portaria permite ao produtor plantar a soja antes do calendário previsto, que seria no verão, no fim do ano. Mas atenção a regra é válida desde que não haja plantas vivas de soja, ou seja, emergentes, até 16 de setembro, que é a data assegurada pelo seguro agrícola.

Vale destacar que os especialistas recomendam o plantio da soja o mais cedo possível para que as lavouras tenham menor incidência do fungo que causa a ferrugem. 

Por outro lado, é importante que o produtor esteja ciente que, ao antecipar a semeadura, podem ocorrer riscos inerentes à época de transição entre as estações do ano, como, por exemplo, geadas de final de inverno. Para evitar problemas como esse, o planejamento é a melhor resposta. Somente dessa forma, você vai conseguir se preparar para os possíveis desafios que estão por vir.

Da mesma forma, é importante que o gestor de transporte esteja ciente dessa situação e se prepare para os possíveis desafios que vão surgir, como: aumento do fluxo de caminhões, compra ou locação de carrocerias especiais, entre outros exemplos.

Conheça os principais produtos plantados e prepare o caminhão

Cada caminhão possui características específicas que interferem no transporte de mercadorias. É como se cada veículo de carga fosse desenvolvido para para transportar um determinado produto. O Truck, por exemplo, é bastante utilizado para cargas secas, que são aqueles itens não perecíveis. 

Vamos entender, então, quais produtos costumam ser plantados na safra do Paraná para preparar o melhor caminhão para isso? 

O principal produto é o tradicional milho. Há também plantio do milho safrinha. Outros alimentos populares cultivados e vindos dessa região são: feijão, soja, trigo, aveia, canola, cevada, centeio e triticale. 

Ou seja, geralmente essas mercadorias categorizam-se como matérias-primas, por isso são cargas a granel. Caso sejam transportadas pelo modal rodoviário, os tipos de caminhão mais utilizados para isso são o Truck e a Carreta (cavalo simples ou LS), Bitrem e Rodotrem. Em relação à carroceria, o modelo pode ser aberto, graneleiro ou grade alta.

A princípio, caso os produtos estejam organizados em unidades, a carga também podem ser carregada por meio de pallets (paletes) para facilitar o manuseio e a organização dos produtos no caminhão e no estoque. É possível ainda, em caso de paletes, utilizar containers, um modelo fechado de carreta, no transporte.

O período de safras é bastante importante para a gestão de transporte. Por isso, as empresas do setor que estiverem preparadas para esse desafio poderão obter lucros substanciais, além de fidelizar parcerias com profissionais que frequentemente precisam desse serviço.

Fonte: Blog TruckPad

Conheça os cursos gratuitos da internet e aprenda até durante as viagens.

Todo mundo começa a aprender desde o primeiro segundo de vida nesse mundão e, a partir daí, não para nunca mais. Por isso, hoje a ZF traz uma lista de cursos on-line, com conteúdos bacanas e gratuitos,​ que podem fazer a diferença na sua rotina, com assuntos que vão desde dicas de internet até aulas de reparação automotiva, tudo pra você entender melhor o bruto. Olha só:

1 – SEBRAE

Apesar do SEBRAE ser uma entidade que promove e apoia o crescimento de empresas, seus cursos não são só pra isso. Eles são tão completos, com assuntos atuais e simples de entender que acabam sendo interessantes para todo mundo que queira aprender alguma coisa nova e desenvolver a vida profissional.

Vale a pena conferir: ​https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline

2 – SENAI

Por causa da fama que carrega desde o passado, muita gente pensa que o SENAI só tem cursos voltados pra produção industrial. Mas hoje ele vai muito além disso. No site, você encontra muitos cursos gratuitos, como segurança no trabalho, administração financeira pessoal, empreendedorismo e até logística.

Tudo fica disponível aqui: ​https://eadsenaies.com.br/

3 – USP

As universidades públicas também entram na lista! A USP tem uma área dedicada a oferecer conhecimento para todas as pessoas e tem pra todo mundo mesmo. Lá não importa se você tem o ensino fundamental completo ou é doutor na faculdade.

Vai lá dar uma olhada: https://eaulas.usp.br/portal/home

4 – Amigo Bom de Peça

Esse foi feito para sua área, hein? O programa é da ZF e reúne todo o conhecimento técnico dos especialistas da empresa em aulas fáceis de entender. Ele conta com videoaulas rápidas sobre reparação automotiva, uma mão na roda pra quem vive na estrada e quer estar mais preparado para dar um jeito nos imprevistos.

É só dar um pulo no site e descobrir: ​www.amigobomdepeca.com.br
Então já sabe, né? Bateu aquela vontade de aproveitar o tempo parado pra

aprender? Tem muita coisa boa aí na palma da sua mão.

Seguimos juntos. Boa viagem!

Um caminhão de novidades

Ouvimos você e atualizamos o aplicativo para melhorar ainda mais a sua experiência!

Veja o que mudou:

Novo filtro para busca de carga

Para facilitar a busca por cargas, atualizamos os filtros. Agora você pode filtrar por região, cidade ou estado:

Outra novidade é que antes, para filtrar as cargas, o aplicativo levava em consideração o tipo do veículo e carroceria informado no cadastro. Agora você pode filtrar cargas para outros tipos de caminhões também:

Rotas favoritas

Incluímos ao Menu Principal o recurso de “rotas favoritas” onde será possível salvar a sua origem e o destino de sua preferência:

Caso precisar, você pode excluir a rota e adicionar outras!

Esperamos que essas melhorias possam te ajudar ainda mais a encontrar as melhores cargas para transportar!

Até a próxima!
Equipe TruckPad

Caminhões estão fora da lista dos principais causadores de acidentes

Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), os caminhões e ônibus são os tipos de veículos que menos causam mortes no trânsito. Das 37,3 mil mortes ocorridas no trânsito no ano de 2016 (último dado usado pelo estudo), 0,93% foram causadas por veículos pesados. Os automóveis foram responsáveis por 24% e as motocicletas por 32%. O estudo não informa quais são os tipos de veículos responsáveis pelas 43,07% das mortes no trânsito.

De acordo com o ONSV, as três principais motivações dos acidentes de trânsito estão relacionadas e podem ser agrupadas em “Fator Humano, Fator Veículo e Fator Via”.

Segundo a entidade, 90% dos acidentes ocorrem por falhas humanas – que podem envolver desde a desatenção dos condutores até o desrespeito à legislação. Entre as principais situações estão o excesso de velocidade, uso do celular, falta de equipamentos de segurança como o cinto de segurança ou capacete, o uso de bebidas antes de dirigir ou até mesmo dirigir cansado.

Para a entidade de segurança viária, apenas 5% dos acidentes têm motivação em falhas no veículo. E como as manutenções preventiva e corretiva são responsabilidades do condutor, até mesmos as falhas no veículo estão vinculadas ao fator humano.

A entidade ressalta também que em 5% das ocorrências de acidentes, as causas estão associadas ao “Fator Via”. Neste caso, são problemas que envolvem estradas mal sinalizadas, mal projetadas ou mal conservadas.

Fonte: O Carreteiro

Como é o “novo normal” dos caminhoneiros na estrada

Desde a chegada do coronavirus no Brasil a rotina de todos os brasileiros foi modificada. No caso dos caminhoneiros, não foi diferente. Aos poucos foram se adaptando a um “novo normal” em seu dia a dia na estrada. Hábitos tiveram que ser revistos e tecnologias tiveram que ser incorporadas para manter a segurança em seu trabalho. Caminhoneiros tiveram que encontrar outras formas de se relacionar com os colegas.

Mas como ficou esse novo normal? Quais as principais modificações na rotina desses profissionais?

5 – REFEIÇÕES COM OS COLEGAS

A maioria dos restaurantes estão atendendo somente em sistema delivery. Os que já reabriram para consumo interno tiveram que se adequar as exigência e deixaram espaço seguro entre as mesas e poucos lugares por mesas. Com essa nova configuração os caminhoneiros se readequaram e deixaram de se reunir com os colegas para os almoços coletivos. Para evitar aglomerações os caminhoneiros compram as refeições e comem dentro do caminhão.

4 – HIGIENIZAÇÃO 

A higienização passou a ser um item essencial na prevenção ao novo coronavirus. Os caminhoneiros passaram a levar dentro da cabine itens como álcool em gel e desinfetantes. E, a cada viagem passaram a higienizar a parte interna do veículo e objetos pessoais como celular, óculos. Além do caminhão,  a higienização das mãos passou a ser feita com mais frequência assim como a utilização do álcool em gel.

3 – USO DE MÁSCARA

A nova realidade na estrada obrigou os caminhoneiros a utilizarem máscara quando precisarem estar fora do caminhão. As máscaras se tornaram um importante item de proteção contra o coronavírus. Vários estabelecimentos só permitem a entrada de caminhoneiros nos locais com as máscaras. Portanto virou um item essencial para as atividades do dia a dia.

2 – APLICATIVOS 

Nesse momento de isolamento social os aplicativos começaram a fazer ainda mais sentido no dia a dia dos motoristas. Aplicativos de mensagens instantâneas, de mídia social, de videos, música, ajudam os caminhoneiros a se matarem conectados com os colegas e também familiares mesmo quando isolados no caminhão.

Outros aplicativos que estão ajudando os caminhoneiros são os aplicativos de frete que ampliaram os serviços oferecidos para facilitar o dia a dia na estrada e também contribuem para evitar o contato físico.

1 – CURSOS ON-LINE

Empresas estão disponibilizando diversos cursos on-line grátis para os caminhoneiros. A ideia é ajudar os profissionais a melhorarem seus currículos e até mesmo ocuparem o tempo livre. A ansiedade aumentou muito entre os caminhoneiros e uma das recomendações dos profissionais da saúde é preencher o tempo com coisas que façam bem.

Os cursos on-line se tornaram uma boa opção para ocupar o tempo e também se aperfeiçoar.

Fonte: O Carreteiro

Demanda por transporte rodoviário de cargas no Brasil tem melhora semanal

A demanda por transportes rodoviários de cargas no Brasil terminou a última semana com queda de 39,7% em relação aos níveis anteriores à pandemia de coronavírus, uma melhora de cerca de 1,6 ponto percentual ante a semana anterior, indicou pesquisa da Departamento de Custos Operacionais da NTC&Logística (DECOPE) nesta terça-feira.

De acordo com o levantamento da associação, que verifica os níveis de demanda desde meados de março, quando os impactos econômicos da pandemia começaram a se acentuar, esse é o melhor resultado desde a semana encerrada em 5 de abril –à ocasião, havia queda de 38,7%.

O pior momento da demanda ocorreu na semana de 13 a 19 de abril, quando a sondagem atingiu recuo de 45,2%. Após uma recuperação, nas duas semanas anteriores à pesquisa atual o nível da queda havia permanecido em torno de 41%. Na contagem mensal, maio terminou com melhora de cerca de 3 pontos percentuais em relação a abril, apresentando queda de 40,77% na demanda, segundo o DECOPE.

Na última semana, houve ainda uma leve melhora no percentual de empresas que tiveram queda no faturamento desde o início da crise sanitária, que agora figura em 93%. Ainda assim, é o segundo maior nível visto até o momento, perdendo apenas para os 94% registrados na semana anterior.

Segundo o presidente da entidade, Francisco Pelucio “essa é uma situação que ainda preocupa, mesmo sendo um número menor em relação à semana anterior, ainda é alto. Estamos torcendo para que a retomada aconteça, mesmo que aos poucos, dando atenção e os devidos cuidados com a higiene, para manter a saúde de todos os envolvidos”.

Para cargas fracionadas, que contêm pequenos volumes, a sondagem mostrou uma melhora de 2,7 pontos na comparação semanal, com a queda alcançando 38,65%. Entre o setor menos afetado está o de supermercados (-25%), enquanto o mais atingido é o de shoppings centers (-64,64%).

Já para cargas lotação, que ocupam toda a capacidade dos veículos e são utilizadas principalmente nas áreas industriais e agrícolas, a retração chegou a 40,25%, melhora de 1 ponto em relação à semana anterior. Nesse quesito, supermercados (-12,75%) voltam a apresentar um dos melhores desempenhos.

O agronegócio, que vinha sendo um dos segmentos menos afetados, aprofundou a queda para 32,36% e já perde em demanda para parte dos segmentos industriais, bem como para o setor de combustíveis. O pior desempenho, porém, é o da indústria automobilística, com recuo de 56,10% no período.

A entidade continuará fazendo o acompanhamento com as empresas do setor até o fim da crise.

Fonte: NTC

Caminhoneiros podem realizar teste de Covid-19 gratuitamente

Entre os dias 8 e 12 de junho, o Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) vai oferecer 30 mil testes gratuitos de Covid-19 aos caminhoneiros autônomos, motoristas profissionais do transporte rodoviário de cargas e motoristas e cobradores do transporte coletivo rodoviário de passageiros.

Os testes serão disponibilizados em terminais de cargas e de passageiros, postos de combustíveis, pontos de parada em rodovias e em unidades operacionais do SEST SENAT.

Durante a ação, os profissionais também receberão orientações de prevenção da doença e de higienização das mãos e dos veículos. Além disso, vão receber kits de segurança (álcool em gel e máscaras de tecido reutilizáveis).

Os testes rápidos que serão realizados levam em consideração a quantidade de anticorpos (IgM e IgG) produzidos pelo corpo humano contra o vírus SARS-COV-2, que provoca a covid-19.

No caso de resultado positivo, eles serão orientados a buscar atendimento em centros de saúde e sobre o correto isolamento social durante o período de recuperação.

Para essa ação o Sest Senat realizou parcerias com a Secretaria da Saúde, Policia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, postos de combustíveis, concessionária de rodovias, SOS Truck, entre outras.

Fonte: O Carreteiro

Profissão caminhoneiro: dicas que são suas aliadas na hora de encarar desafios.

A rotina na estrada é apaixonante, mas é também desafiadora. Sorte a nossa que vivemos tempos em que existem soluções simples e de fácil acesso pra gente encarar, com mais suporte, as dificuldades que surgem no caminho.

Olha só como muitas coisas estão aí, na palma da sua mão:

Escolha o melhor trajeto.

O caminho mais curto nem sempre é o melhor. Evite estradas desertas e com muitos buracos. Além de proteger a saúde do bruto, você traz mais segurança pra viagem e diminui os riscos de beira de pista.

O site ​www.qualp.com.br​ é uma boa opção para comparar as rotas e os gastos de cada trajeto disponível.

Ultrapasse a solidão.

Saudade de casa, da família, dos filhos e dos amigos? Os aplicativos de conversa por vídeo estão em alta neste momento de distanciamento e você pode aproveitar pra usar com quem você sente falta.

Além do WhatsApp, o aplicativo Skype​ é bem simples, permite chamadas de vídeo em grupos e pode ser instalado no celular.

Um “monstro” dirigindo o bruto!

Aqui não tem desculpa. Exercícios são fundamentais pra aumentar o condicionamento físico e aguentar melhor as viagens longas. Afinal, não é só o bruto que precisa se mexer pra não enferrujar, né?

Existem vários aplicativos que mostram exercícios simples que podem ser feitos em qualquer lugar. Um deles é o NTC, Nike Training Club. Só o nome é meio complicado, viu? Experimente!

Tenha sempre um bom contato.

Ter ajuda na hora certa é a chave do sucesso. Imprevistos vão surgir e, nessas horas, é importante estar preparado e contar com uma equipe de confiança pronta para ajudar.

A ZF tem um canal exclusivo pra você tirar dúvidas e pedir apoio quando for necessário. É o ZF na Linha. Ele fica aqui mesmo no TruckPad e está a poucos segundos de distância. É só conferir. Clique Aqui

Juntos podemos vencer todos os desafios da estrada e seguir na rota do sucesso nessa profissão tão importante que é a sua, amigo caminhoneiro.

Seguimos juntos. Boa viagem!

Mercedes-Benz apresenta veículos Sprinter transformados em estações de arte, cinema, sustentabilidade e tecnologia

·         Em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a marca traz vídeo sobre o projeto Cinesolar em suas redes sociais de Vans

·         Ação consiste no primeiro cinema itinerante do Brasil com exibição de filmes por meio de energia solar

Nesta sexta-feira, dia 5, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Mercedes-Benz divulgou em todas as suas redes sociais de Vans um vídeo realizado em parceria com o Cinesolar, primeiro cinema itinerante do Brasil que exibe filmes por meio de energia solar. O conteúdo mostra detalhes desse projeto apoiado pela marca, que contém dois furgões Sprinter transformados em estações móveis de arte, cinema, sustentabilidade e tecnologia.

“O objetivo do Dia Mundial do Meio Ambiente é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação dos recursos naturais e o Cinesolar é um ótimo aliado nesta causa. Apoiado pela Mercedes-Benz, esse projeto leva cultura e conhecimento para todos com o auxílio da tecnologia inovadora da Sprinter, estimulando o uso de energia solar e a sustentabilidade”, afirma Evandro Cunha, gerente de Marketing & Comunicação de Vans da Mercedes-Benz.

No vídeo, os responsáveis pelo projeto contam os bastidores dessa ação, destacando como desenvolveram essa iniciativa e mostrando parte de sua rotina. Eles explicam ao público que, para possibilitar a conversão de energia solar para elétrica, foi instalado o sistema Fotovoltaico, que consiste em uma usina de geração de energia solar. Além disso, é destacado que os veículos foram grafitados com o intuito de disseminar ainda mais a arte urbana por onde os veículos estiverem.

Para otimizar o espaço do modelo, a parte interna do Furgão possui uma função dupla. O local é utilizado para carregar todos os equipamentos do cinema móvel, como o projetor, a tela e o sistema de sol e, em paralelo, também consiste em uma sala de aula lúdica onde as crianças e os adultos são convidados a entrar para vivenciar uma experiência única com arte, tecnologia e sustentabilidade.

O Cinesolar segue viagem com dois furgões Sprinter para exibir filmes a partir da energia solar, além de promover arte e sustentabilidade com a realização paralela de oficinas artísticas e lúdicas, como produção de vídeos, grafites, música e dança. O primeiro veículo é equipado com sistema de som para acompanhar as atividades, enquanto a segunda estação móvel, denominada Cinesolar Tupã, conta com um estúdio de TV.

Confira o vídeo por meio do link https://www.instagram.com/p/CBDnmVzAYLU/ e conheça melhor esse projeto em http://www.cinesolar.com.br/.