Tráfego de caminhões na BR-316 será restrito a partir de fevereiro

O trecho entre os quilômetros 0 e 18 da BR-316 terá o horário restrito para o tráfego de caminhões entre 7h e 10h e 17h e 22h, a partir de medida a ser editada por decreto do governador Helder Barbalho no próximo dia 1º de fevereiro.

“Estas medidas visam garantir a melhor fluidez no trânsito, pois até os caminhoneiros, em razão da obra, não conseguiriam trafegar. Então o objetivo é garantir que todos trafeguem. A partir de 10h até às 16h, o cidadão vai transitar normalmente, mas obedecendo a legislação no que tange a parada e o estacionamento, porque estaremos fazendo fiscalização para evitar qualquer tipo de estacionamento irregular dos transportes de carga e descarga”, explicou Walmero Costa, diretor técnico operacional do Detran.

Em Belém, o Detran atuará em dois pontos: nas avenidas Tavares Bastos e João Paulo II, com apoio dos militares do Batalhão de Policiamento Rodoviário da PM. “A Polícia Militar dará o suporte para o Detran, para evitar todos os tipos de delito na via. Estaremos na saída e entrada de Belém, orientando os condutores sobre os horários restritos e também garantindo a segurança de todos que trafegam no trecho compreendido pela operação”, declarou Marco Antônio Cidon, chefe do Departamento Geral de Operações da PM.

Atenção

Durante os horários proibidos, os agentes vão orientar os condutores de caminhões que pretendem seguir o sentido Belém-Benevides, para que entrem na avenida João Paulo II. Os motoristas não poderão adentrar no perímetro da obra de requalificação da BR-316, ou seja do quilômetro 0 até 9, o trafego de caminhões não será permitido. Sendo assim, o condutor terá que estacionar e aguardar na avenida João Paulo II até o fluxo ser liberado. Quem vier no sentido Benevides-Belém, terá que entrar na avenida Independência e aguardar o horário permitido. Ou seja, o caminhoneiro não terá acesso ao quilometro 9 até o Entrocamento.

No sentido decrescente da via (Benevides/Belém), a Polícia Rodoviária Federal dará o suporte, orientando desde o município de Santa Maria, Castanhal e Benevides, que é o ultimo ponto do motorista de caminhão.

“A restrição de veículos do tipo caminhões ocorrerá por conta das obras de requalificação da BR-316, devido o espaço que estes veículos demandam, principalmente nas situações de retorno. Assim, evitaremos conversões impróprias e também diminuiremos o número de acidentes. Então são medidas pontuais que visam dar melhor mobilidade aos veículos que trafegam pela BR-316 e, principalmente, no trecho da obra”, afirmou o diretor-geral do Detran, João Guilherme Macedo.

Fonte: G1

Ministros apresentam estratégia conjunta para escoamento da safra 2018/2019

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, apresentou, nesta quarta-feira (30), ao lado dos ministros Sérgio Moro, da Justiça e Segurança Pública, Tereza Cristina, da Agricultura, e general Fernando Azevedo, da Defesa, a Operação Radar, uma estratégia integrada para escoamento da safra 2018/2019. O foco da ação está na BR-163/PA, principal rota de escoamento da safra de grãos no Brasil.

A operação, que teve início no dia 2 de dezembro de 2018 e segue até maio de 2019, traz uma série de medidas, como a instalação de bases operacionais em três trechos da BR (pontos críticos), localizados entre os municípios de Novo Progresso e Moraes Almeida; mobilização de mais de 900 pessoas de equipes do DNIT e do Exército; implantação de sinalização específica para controle do tráfego, e envio de mais de 40 veículos e equipamentos especiais, como picapes, retroescavadeiras, containers, caminhões carroceria, caminhões tanque, tratores agrícolas, motoniveladoras, escavadeiras hidráulicas e cavalos mecânicos com reboque.

“Organizamos esta grande operação para evitar a formação de filas e permitir que o escoamento chegue tranquilamente aos portos do Arco Norte, que vem crescendo cada vez mais. Esse trabalho coordenado é para fazer com que o Estado cumpra o seu papel de ajudar quem está produzindo, quem está gerando emprego e, no final das contas, que isso conduza ao crescimento econômico, à equidade social, que é o que todos almejam”, explicou o ministro Tarcísio Freitas.

Também participaram da apresentação da estratégia o general-de-Divisão Júlio Cesar Arruda, vice-chefe do Departamento de Engenharia e Construção do Exército, Adriano Marcos Furtado, diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), e general Santos Filho, diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Essa força-tarefa foi criada em 2017 para garantir o tráfego de commodities, como a soja, que saem do Mato Grosso rumo aos portos do Arco Norte pela BR-163 no estado do Pará. Dos 707,4 quilômetros da BR-163/PA, faltam 51 quilômetros a serem asfaltados, divididos em dois lotes: 3 quilômetros, na Vila do Caracol, sob a responsabilidade da Construtora Agrienge, e 48 quilômetros em Moraes de Almeida, sob responsabilidade do Exército.

As equipes de inspeção percorrem os trechos para avaliar a trafegabilidade e a necessidade de serviços de manutenção preventiva na pista. Em casos de emergência, a equipe comunica os agentes de trânsito locais, que fazem a interdição da rodovia, iniciando, se necessário, a operação Pare e Siga. Por este sistema, utiliza-se apenas um dos lados da pista, alternando os sentidos do tráfego para dar vazão a todos os veículos. Em casos de emergência, também são disponibilizadas equipes de assistência de saúde, distribuição de kits de alimentos e água aos caminhoneiros.

O monitoramento resulta na produção de dois boletins diários atualizados conforme as condições de trafegabilidade da rodovia. Os relatórios são disponibilizados no endereço eletrônico www.br163pa.com. Além disso, o DNIT também tem uma parceria com o aplicativo Waze pra facilitar a atualização das informações para o público.

Uma das principais metas do ministro Tarcísio Freitas, a conclusão total da pavimentação do trecho entre a divisa do estado do Mato Grosso até Santarém, Pará, está estimada em R$ 2,55 bilhões.

Também participaram da apresentação representantes das associações produtoras de grãos: Associação Mato-grossense do Algodão (Ampa), Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja) e Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

Safra

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção estimada para a safra 2018/19 é de 237,3 milhões de toneladas, crescimento de 4,2% em relação à safra passada. Esse resultado representa, até o momento atual, a possibilidade de aumento na produção brasileira de 9,54 milhões de toneladas. Até então, o recorde é da safra 2016/17, que fechou em 237,6 milhões. Entre os destaques do estudo da Conab, estão a soja, que deve atingir 118,8 milhões de toneladas, e o milho primeira safra, que deve resultar em uma produção de 27,5 milhões de toneladas.

Fonte: Blog do Caminhoneiro

Projeto pretende aumentar limite de infrações na CNH dos caminhoneiros

Um projeto de lei pretende aumentar o limite de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), dos caminhoneiros. A proposta já foi aprovado na Câmara dos Deputados e está em análise na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

Se aprovado, o projeto determina que, ao invés de 20 pontos em um ano, como todos os motoristas, o limite para os transportadores de cargas pode chegar a 40 pontos, desde que nenhuma infração seja grave ou gravíssima.

O senador Guaracy Silveira (PSL-TO) afirma que o tratamento entre os caminhoneiros e os motoristas convencionais deveria ser diferenciado.

“Eu não estou defendendo que alguém dirija embriagado – esse tem que tirar a carteira mesmo – alguém que dirija sob efeito de tóxicos, de drogas pesadas – esse tem que tirar a carteira, porque está colocando em risco também a vida de outras pessoas. Mas, qualquer infração acumulada, chegou a 21 pontos, a carteira se perde. Então, não se pode tratar no mesmo nível de igualdade”.

O caminhoneiro Wallisson André Martins da Silva, de 36 anos, morador do Distrito Federal, aprovou a ideia do projeto de lei.

“Eu acho que é correto, mais do que justo, pois as pessoas que tem carro pequeno rodam bem menos que a gente e o valor de pontuação é a mesma para gente. Por exemplo, eu começo a trabalhar às 7:00 e vou parar 19:00 rodando em um caminhão. Eu acho mais do que justo, sim. Eu acho que é um projeto que vai atender a categoria dos caminhoneiros, sim. E, claro, aqueles que ultrapassarem tem que ser punidos mesmo”.

O projeto de lei também institui o marco regulatório do transporte de cargas. O texto trata de questões como frete, seguro e relações contratuais.

Fonte: O Diário

5 Motivos para que você complete o seu cadastro no TruckPad

Sabemos a luta diária que os amigos caminhoneiros enfrentam para conseguir bons fretes, por isso é importante estar atento e preparado para as oportunidades que aparecem.

Novas empresas estão utilizando o nosso aplicativo e isso nos possibilita auxiliar ainda mais todos os nossos parceiros de estrada, por isso vou listar os cinco principais motivos para que você mantenha o cadastro sempre atualizado.

Carregamento automático

O TruckPad possui integração com as principais gerenciadoras de risco do Brasil, após ter carregado com alguma delas, a sua consulta será feita de forma automática, dispensando a necessidade de mandar fotos e mais fotos dos seus documentos via WhatsApp, o cadastro completo reforça a segurança dos seus dados via sistema e ainda reduz o tempo de aprovação na gerenciadora de risco em até 90%. Isso significa não ter que esperar um dia inteiro para ter o cadastro liberado e poder carregar o frete.

Fidelização

O cadastro completo faz de você referência junto às empresas, resultando em fidelização da rota e possibilitando que o amigo carregue mais vezes e se torne um parceiro TruckPad.

Premiações Exclusivas

Com o cadastro completo no aplicativo, nossos patrocinadores conseguem premiar os motoristas com os perfis mais completos. Empresas como Mercedes-Benz, Sascar, ZF, Goodyear e Ford. Não deixe de ganhar as promoções por falta de informação.

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Destaque na lista de carga

Todos os motoristas que possuem o cadastro completo no aplicativo TruckPad, ficam em destaque na lista de motoristas interessados da empresa contratante. Isso aumenta em 70% a contratação dos motoristas.

A carga certa para você

Muitas empresas procuram motorista e veículos com várias exigências, como por exemplo rastreador, curso M.O.P.P, ano do veículo, etc. Com o cadastro completo o aplicativo consegue indicar o motorista certo para carga a carga. Economizando tempo para a empresa e para você.

Estes são alguns entre tantos benefícios em manter o cadastro completo e atualizado, caso tenha dúvidas não deixe de nos contatar, clique no numero e fale conosco através do WhatsApp: (11) 9.7131-5901.

Abraços;

Equipe TruckPad

Como utilizar o rastreador para ganhar mais com fretes

São diversos os fatores que influenciam na composição do valor dos fretes, do deslocamento a manutenção. Com tantas variáveis, é importante identificar fatores que possam te destacar, aumentando a quantidade de fretes e dessa forma também melhorando os seus ganhos.

De modo geral, podemos dizer que quanto mais valiosa for a carga, maior o valor pago pelo frete. E, como estamos falando de um alto valor agregado, é importante que você possua um rastreador instalado em seu veículo, aumentando a segurança da carga e do seu caminhão.

Segurança nunca é demais. Sabemos que nos dias de hoje, os motoristas precisam estar sempre preparados para saber lidar em situações de riscos, e a mais importante é em roubos de cargas.

Estes imprevistos trazem muitos prejuízos para você, além de colocar sua vida em risco nesta situação. Com o rastreador, é possível localizar a carga e com isso ter uma alta chance de recuperação.

Para se destacar no mercado você precisa estar atualizado e equipado com as tecnologias que auxiliem na segurança veicular, o rastreador traz a segurança para o cliente, dando a garantia de que independentemente de algum imprevisto (furtos, roubos ou sequestros de cargas) sua carga será monitorada.

Quando homologado nos principais embarcadores e gerenciadores de risco, o uso deste equipamento garante mais fretes e as vezes até mesmo valores melhores, sendo uma excelente oportunidade.

Vários amigos caminhoneiros utilizam esta tecnologia em seu negócio e recomendam para quem quer otimizar os recursos e segurança de transporte de cargas.

Na hora de contratar um rastreador, escolha opções que ofereçam monitoramento 24 horas por dia, sete dias por semana. É preciso ficar atento também a cobertura da assistência técnica, dando preferência para aquelas que atentem o país todo e sem custo de manutenção.

Agora que já sabe como o rastreador pode te auxiliar na segurança de sua carga, não fique de fora dessa e deixe seu negócio mais seguro e lucrativo.

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Frota de caminhões no Brasil envelhece

De acordo com a Pesquisa CNT Perfil dos Caminhoneiros 2019, a frota dos caminhões no Brasil envelheceu. Atualmente, a idade média da frota de caminhões nas estradas brasileiras é de 15,2 anos. Em 2016, a idade média da frota era de 13,9 anos.

Os caminhões mais antigos estão na mão de autônomos. Esses caminhoneiros tem veículos com idade média de 18,4 anos. Na pesquisa de 2016, a idade desses veículos era de 16,9 anos.

Já a frota de empresas, bem mais nova que a de autônomos, envelheceu menos de 2016 para 2019. Atualmente a idade média de veículos de transportadoras é de 8,6 anos. Em 2016 era de 7,5 anos.

O maior problema enfrentado pelos transportadores, de acordo com a pesquisa, é a falta de financiamentos oficiais com juros baixos, que poderia facilitar a conquista de um caminhão novo ou semi-novo.

Entre os autônomos, cerca da metade deles comprou caminhão por meio de financiamento, e 20% ainda não quitou a dívida.

Fonte: Blog do Caminhoneiro

Bolsonaro estende prazo de ressarcimento em programa de subsídio do diesel

O presidente Jair Bolsonaro prorrogou até o final de abril o prazo de pagamento pela ANP (Agência Nacional de Petróleo) às empresas que foram beneficiadas pelo programa de subvenção federal à comercialização de óleo diesel rodoviário.

Pela medida anterior, publicada no ano passado, a data final para a liquidação de créditos e débitos existentes entre o poder público e as produtoras e importadoras de combustível se encerraria na próxima quinta-feira (31).

A mudança foi oficializada em decreto nesta segunda-feira (28), publicado no “Diário Oficial da União”.

Um dos motivos para o adiamento foi o atraso, no ano passado, no ressarcimento. Em julho, a ANP adiou por 30 dias o prazo de pagamento na primeira fase do programa.

O programa de subvenção, criado em maio após a greve dos caminhoneiros, se encerrou em dezembro. Ele garantia ressarcimento de até R$ 0,30 por litro a empresas que se comprometiam a vender diesel por preço tabelado pelo governo federal.

O subsídio se baseava em um preço de referência calculado pela ANP com base nas cotações internacionais, que simula qual seria o valor de venda se o mercado estivesse liberado.

No final do ano passado, a Petrobras informou que elevaria o preço do diesel em 2,5% com o fim do programa de subvenção.

AGU pede que STF reafirme vigência de liminar que suspende processos sobre tabela do frete

A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) um esclarecimento sobre a vigência da liminar que suspende a tramitação de todos os processos que questionam a tabela que fixa preços mínimos para o transporte de cargas no País. A AGU argumenta que, após a conversão da Medida Provisória 832/2018 na Lei 13.703/2018, juízes de instâncias inferiores começaram a deferir liminares em favor de empresas e entidades para suspender os efeitos da medida, desobedecendo decisão do ministro Luiz Fux em junho de 2018 que interrompeu a tramitação de todos os processos relacionados a esse tema até o julgamento de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) pela Corte.

De acordo com o órgão de advocacia da União, esses juízes estão tomando essas decisões com base em interpretação de que a liminar de Fux valia para a MP, e que, com a conversão da medida em lei, caberia a retomada dos processos. A AGU cita ainda que permanece a necessidade de manter vigentes os efeitos da lei que cria a tabela de frete “para manter um contexto de estabilidade durante as tratativas das categorias envolvidas com o novo governo”.

A manifestação da AGU ocorre dias depois de dois servidores do Ministério da Economia enviarem documento ao STF chamando caminhoneiros grevistas de “conspiradores”, com críticas à medida que estabeleceu a tabela do frete. Esses servidores – que elaboraram o parecer ainda sob o governo Michel Temer – devem ser exonerados, e a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec) informou que o tema será reavaliado pelo governo de Jair Bolsonaro.

A AGU pede que o STF preste o esclarecimento e, para não restarem dúvidas, estenda o alcance da liminar a todos os processos que envolvam a Lei 13.703/2018. “Episódios decisórios como esses parecem contornar não só a autoridade das liminares concedidas na presente ação direta, como, de certa maneira, a própria competência do Supremo Tribunal Federal para o julgamento de ações diretas de inconstitucionalidade, já que muitas decisões são proferidas em ações coletivas cujo objeto é basicamente o mesmo de um processo objetivo”, argumenta a AGU.

O órgão listou uma série de ações individuais e coletivas que estão tendo deferidos seus pedidos de liminares, a despeito do comando do STF para que os processos ficassem paralisados. “Fato é que esse levantamento demonstra a existência de alguma margem de incompreensão sobre a subsistência ou não do conteúdo das decisões proferidas pelo Ministro Relator em junho de 2018, bem como sobre seu alcance, já que ainda não havia se configurado, naquele momento, a conversão da MP nº 832/2018 na Lei nº 13.703/2018”, diz o documento, assinado em 25 de janeiro.

Fonte: Blog do Caminhoneiro

Motorista com arma ilegal é preso pela PRF no Rio Grande do Norte

No final da noite desta quinta-feira (24), no km 193 da BR 304, no município de Lajes/RN, durante fiscalização de rotina, a Polícia Rodoviária Federal abordou um caminhão trator, de cor branca.

O condutor do veículo, um homem de 41 anos, que viajava de Itapissuma/PE para Mossoró/RN, apresentou nervosismo exacerbado durante a abordagem.

Foi perguntado se o motorista fazia uso de arrebites, momento em que este respondeu positivamente.

Após buscas no interior da cabine, foram encontrados 53 comprimidos do medicamento nobésio forte, além de uma pistola de 7,65 mm, de fabricação francesa, contendo 8 munições, carregada e pronta para o uso.

O motorista foi preso por porte ilegal de arma de fogo e porte de droga para consumo. A ocorrência foi encaminhada para a Central de Flagrantes em Natal/RN.

Apesar de serem prescritas para inibir o apetite, as anfetaminas são utilizadas pelos motoristas profissionais, como supressor do sono, para permanecer dirigindo ininterruptamente por longo período, aumentando o risco de acidentes de trânsito.

 

Pesquisa aponta problemas de visão em 65% dos caminhoneiros

Pesquisa feita pelas concessionárias dos sistemas Anhanguera-Bandeirantes e Castello-Raposo, estradas que ligam a capital paulista ao interior do estado, mostrou que 65% dos caminhoneiros atendidos em 2018 por um programa de saúde apresentaram algum tipo de alteração na acuidade visual. São pelo menos 3.062 dos 4.268 motoristas atendidos no período.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2016, mostram que mais de 35 milhões de brasileiros são afetados por algum problema de visão, o que equivale a 19% da população. Isso mostra que o percentual de caminhoneiros com algum tipo de problema de visão está acima da média nacional.

O coordenador médio da CCR ViaOeste, concessionária da Castello-Raposo, Marcelo Okamura, disse que o fato é preocupante, pois a maior parte dos motoristas não está ciente da condição. “O teste avalia se o motorista enxerga de perto, de longe, a reação para o caso de ofuscamento noturno, a amplitude do campo de visão e a capacidade de diferenciar as cores.”

O uso prolongado e a curtas distâncias de aparelhos eletrônicos é um dos fatores que ajuda a aumentar os problemas visuais, e o tabagismo também, segundo Okamura.. “Doenças cardiovasculares, pulmonares, o câncer, o uso do cigarro podem acarretar a perda da visão central e acelerar o desenvolvimento de catarata”, afirmou.

A recomendação é que os motoristas fiquem atentos a sintomas como coceira excessiva nos olhos, lacrimejamento constante, vermelhidão ou dor de cabeça que perdure por dias.

Segundo o coordenador médico da CCR AutoBAn, concessionária que administra a Anhanguera-Bandeirantes, Mário Jorge de Castro Kodama, ao identificar motoristas com acuidade visual alterada, a equipe de saúde do Programa orienta que ele procure atendimento especializado para fazer um diagnóstico mais detalhado e o tratamento recomendado.

“Há muitas alterações pequenas que o caminhoneiro não percebe. Elas podem ocasionar o surgimento de dores de cabeça constantes, situações que a pessoa muitas vezes não associa à visão, e que não a impede de dirigir, por exemplo. A boa visão é fundamental para que o profissional possa executar em segurança o seu trabalho. Quando nós oferecemos este tipo de serviço ao motorista, estamos contribuindo para que o caminhoneiro possa identificar uma situação, tratá-la e continuar a conduzir pelas nossas rodovias em segurança”, ressaltou.

O levantamento foi feito nas estradas em bases do Programa Estrada para a Saúde, em parceria com a Agência Reguladora de Transporte de São Paulo (ARTESP).

Fonte: Blog do Caminhoneiro