Caminhão tomba na BR-285 após condutor dormir enquanto dirigia em São Borja-RS

Aproximadamente às 06h30 desta sexta-feira, 15, ocorreu no km 660 da BR 285, a 12 quilômetros de São Borja, um acidente de trânsito do tipo saída de pista seguido de tombamento, envolvendo o veículo caminhão Mercedes Benz de Bagé, conduzido por um homem de 40 anos de Passo Fundo.

Conforme o levantamento efetuado pela PRF, o veículo se deslocava no sentido de Santo Antônio das Missões para São Borja quando o condutor adormeceu e perdeu o controle do caminhão, vindo a sair da rodovia no lado oposto em que trafegava e tombando na área lindeira.

O condutor foi encaminhado pela PRF ao Hospital Ivan Goulart para tratar do ferimento ocorrido no braço esquerdo. O veículo foi retirado por guincho particular no final da manhã da sexta-feira.

Fonte: Blog do Caminhoneiro

TruckPad e Rosas de Ouro homenageiam os caminhoneiros

Amigo,  quer saber de uma novidade?

A Rosas de Ouro – com o apoio do TruckPadlevará a vida dos caminhoneiros para o Sambódromo do Anhembi no desfile das escolas de samba de São Paulo em 2018.

 

O enredo da Roseira, “Pelas estradas da vida, sonhos e aventuras de um herói brasileiro”, será desenvolvido pelo carnavalesco André Machado, que permanece mais um ano na escola da Zona Norte.

Os ensaios já começaram e é aberto ao público. 🙂

Os ensaios acontecem às Quartas e Sextas-feiras à partir das 22h00 na Quadra da Escola Rosas de Ouro (R. Cel. Euclídes Machado, 1066 – Jardim das Gracas, São Paulo – SP)

O desfile oficial acontecerá no dia 09 de fevereiro de 2018 (Sexta-feira) no  Sambódromo do Anhembi.

Nós, do TruckPad, queremos muito que vocês, nossos amigos de estrada, estejam lá com a gente para prestigiar essa homenagem! 😉

Topa participar de algum dos ensaios ou desfile com a gente?

CLIQUE AQUI para saber o samba enredo e demonstrar seu interesse.

Veja abaixo o que o nosso CEO e o presidente da escola falam sobre essa parceria:

“Além de criar um canal de comunicação direto com as estradas, nós do TruckPad nos juntamos à equipe da Rosas de Ouros para fazer um merecido tributo aos estradeiros do país. Por isso, o tema do samba enredo é ‘Pelas estradas da vida. Sonhos e aventuras de um herói brasileiro’”, comenta Carlos Mira, CEO do TruckPad.

“Estamos fazendo uma justa homenagem aos caminhoneiros que deixam suas famílias, casas, entes queridos, para viver as aventuras e os perigos das estradas para abastecer nosso país. São eles os responsáveis por praticamente tudo que usamos, vestimos, comemos e por isso estamos os tratando como ‘heróis’ em nosso enredo. Essa parceria vai ser o elo entre a agremiação e os homenageados”, declara Angelina Basílio, presidente da escola.

O que posso dirigir com cada categoria de CNH?

Ter uma categoria profissional ainda é o sonho de muita gente, mas muita gente fica na dúvida na hora de mudar de CNH e até na hora de contratar, isso porque até nas empresas tem gente que não tem claro o que se pode dirigir com cada categoria de CNH.

Então vamos lá:

A é para veículos motorizados de duas ou três rodas.

B é para 4 rodas ou mais, desde que com peso até 3ton e meia ou até 8 passageiros mais o motorista.

C é para veículo motorizado utilizado em transporte de carga, cujo peso bruto total seja maior que três mil e quinhentos quilos.

D é para veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a oito lugares + o motorista

 

E a E, é aí que complica…, é para combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha 6.000 kg (seis mil quilogramas) ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a 8 (oito) lugares.

Muitos podem até estranhar essa tabela, porque tem gente que acha que a carta C não existe mais, muitas empresas não aceitam, preferem a D, mas para trabalhar com carga, não faz diferença ter uma ou a outra. A grande diferença entre elas é que para tirar a D o candidato precisa ter no mínimo 21 anos, enquanto a C já pode ser tirada aos 19.

Dúvidas dos internautas:

 Ônibus articulado exige carta D ou E?

Vamos lembrar da definição: precisa de E quando for uma combinação de veículos. Neste caso, mesmo sendo articulado, é um único veículo, inclusive com um único número de placa, então é categoria D.
Porém, segundo o Detran, se a parte articulada passar dos 6 mil quilos, será exigida categoria E.

 O que precisa para dirigir uma composição Romeu e Julieta?

Categoria C, se o semirreboque não tiver mais de seis mil quilos, categoria E se tiver.

Posso dirigir um Bitruck com CNH C?

O bitruck, para quem não lembra, é o caminhão com 4 eixos, digamos trucado na frente e atrás. Ele não tem articulação e não arrasta um reboque ou semirreboque, então pode sim dirigir com a categoria C.

Uma coisa que nem todo mundo sabe é que qualquer veículo articulado tem que se manter a direita na pista, mesmo que seja um carro puxando um carrinho com bicicleta ou jet-ski.

E quem tem algum tipo de deficiência, pode tirar carteira profissional?

Hoje em dia já é possível que pessoas com amputações, más formações e outras deficiências possam sim tirar carteira profissional desde que dirijam veículos adaptados. Deficientes auditivos também podem conseguir a CNH se, com o uso do aparelho auditivo, conseguirem passar nos testes médicos e sempre portarem o aparelho na direção. Agora pessoas que enxergam de apenas um olho não podem dirigir de forma profissional. Veja matéria completa sobre CNH para portadores de necessidades especiais aqui.

Tenho um conhecido que enxerga só com uma vista, pergunto a vcs, ele pode dirigir kombi?

Ele pode dirigir Kombi sim, mas não de forma profissional. Por exemplo, não pode fazer uma Kombi escolar nem prestar serviço de entregas para empresas, porque na carteira dele não deve constar a seguinte frase “exerce atividade remunerada” e quando você não tem essa frase na carteira, não pode usar o veículo como ganha-pão.

Tenho a categoria D, posso dirigir só o cavalo da carreta?

Pode sim dirigir só o cavalo com a D, com a C também.

E como eu faço pra mudar de categoria? 

Pegue sua CNH e um comprovante de endereço e vá para uma autoescola, mas escolha bem a autoescola. Verifique no Detran se o alvará de funcionamento está ativo e desconfie de preços muito abaixo da média do mercado. Não são raros os casos de pessoas que pagam e a autoescola não entrega a carta.

Também não caia na besteira de recorrer a “facilidades”. Se alguém te prometer que você não precisa fazer o CFC ou os exames ou as aulas práticas, saiba que tudo isso pode lhe render um processo e o cancelamento da carta por fraude. Até informar o endereço errado pode lhe custar sua CNH.

A mudança de categoria fica em torno de R$ 1.500,00 a R$ 2.000,00 com taxas e exames.

O que precisa ter para tirar cada categoria de CNH?

A primeira coisa é saber ler e escrever e ter um documento de identidade.

Para habilitar-se na categoria C, é necessário estar habilitado no mínimo há um ano na categoria B e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, durante os últimos doze meses.

Para habilitar-se nas categorias D e E ou para conduzir veículo de transporte coletivo de passageiros, de escolares, de emergência ou de produto perigoso, é necessário preencher os seguintes requisitos:

I – ser maior de vinte e um anos;
II – estar habilitado:
a) no mínimo há dois anos na categoria B, ou no mínimo há um ano na categoria C, quando pretender habilitar-se na categoria D; e
b) no mínimo há um ano na categoria C ou D, quando pretender habilitar-se na categoria E;

III – não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos doze meses.

Fonte: Pé na Estrada

Rejeitado projeto que obrigaria concessionárias a construir áreas de descanso para motoristas

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados rejeitou o Projeto de Lei 5563/16, do ex-deputado Professor Sérgio de Oliveira, que obriga as concessionárias de rodovias a construir, próximo aos pedágios, área de descanso para os motoristas.

Como o texto foi rejeitado pela única comissão temática, ele será arquivado caso não haja recurso para o Plenário.

Pela proposta, esse local deve ter banheiro público e estacionamento gratuito para motos e para as chamadas motocasa (motor-home), veículos como trailer com propulsão própria.

A proposta incluiria a obrigatoriedade na Lei de Reestruturação dos Transportes Aquaviário e Terrestre (10.233/01).

Áreas de descanso

O relator do projeto, deputado Wilson Beserra (PMDB-RJ), ressaltou que a Lei 13.103/15 já prevê a obrigação de o poder público ampliar, em até cinco anos, a disponibilidade de locais para descanso de caminhoneiros.

“Vê-se que a proposta (PL 5563/16) vai na mesma linha da lei em vigor. Inova, somente, sobre a previsão de área para veículos do tipo motor-casa e motocicletas. Isso não parece ser um avanço”, afirmou Beserra.

De acordo com ele, os locais para descansar previstos em lei devem servir para todos os motoristas, não apenas a um grupo.

Beserra foi relator de outra proposta (PL 1045/15), aprovada em agosto na comissão, que obriga o poder público a planejar locais de repouso e descanso para os caminhoneiros, de modo a respeitar o tempo máximo de direção, que é de cinco horas e meia ininterruptas. Esse texto está em análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

PL-5563/2016

Fonte: Agência Câmara Notícias

Copa Truck: Marques e Cirino buscam troféu para fechar a temporada

A Copa Truck encerrará sua temporada de estreia neste domingo (10), no Autódromo de Interlagos. Serão conhecidos o campeão da Copa Sul-Sudeste, que terá a segunda de suas etapas, e o campeão da temporada – título que ficará com Felipe Giaffone ou Roberval Andrade. No meio de todas estas decisões estão os pilotos da Império Truck Racing/AM MotorSport, André Marques e Wellington Cirino, que buscam fechar a temporada com os troféus da etapa.

Os treinos em São Paulo começam nesta quinta-feira (14), integrando uma extensa programação que inclui Old Stock Car, Brasileiro de Turismo 1.600, Classic Cup, Fórmula Vee, Marcas Paulista e Fórmula 1600.

“É a última etapa do ano e queremos voltar ao pódio, assim como aconteceu na etapa do Nordeste. Temos algumas novidades nos caminhões que acreditamos sejam bem interessantes. A expectativa é muito boa para fechar essa temporada com troféus para o time”, comentou André Marques, que volta ao Mercedes-Benz #77 com a marca da Cerveja Império. Na primeira etapa da Copa Sul-Sudeste ele ficou de fora por compromissos particulares.

Wellington Cirino também está otimista para a etapa após os testes que foram realizados em Cascavel (PR) durante o mês de novembro. O piloto paranaense acompanhou de perto todo o trabalho junto com a montadora.

“Participamos dos testes de pneus feitos pela Pirelli, mas também aproveitamos para verificar alguns ajustes. A expectativa é de que os caminhões estejam rápidos neste fim de semana”, comentou o piloto do caminhão #6 com as marcas da Dopamina Mindfull Drink, e que busca sua primeira vitória na categoria.

Programação da Copa Truck
Quinta-feira (14/12)
16h00 – 1º treino livre

Sexta-feira (15/12)
11h40 – 2º treino livre com 60 minutos
16h20 – 3º treino livre com 60 minutos

Sábado (16/12)
12h50 às 14h20 – Treino Classificatório

Domingo (17/12)
08h45 às 09h15 – Speed Truck
11h00 às 11h30 – Visitação
13h05 – Largada 1ª Corrida
13h46 – Largada 2ª corrida

Mercedes-Benz oferece emplacamento grátis para linha Sprinter

  • Campanha é válida para todos os veículos da linha Sprinter adquiridos em 2017 e que forem emplacados pelos concessionários participantes desta ação neste mês de dezembro
  • Promoção cobre os custos de IPVA, licenciamento e DPVAT referentes ao ano de 2017, além de despesas com placas

Durante este mês de dezembro, a Mercedes-Benz está realizando uma campanha promocional que oferece documentação grátis para clientes que emplacarem veículos comerciais leves da linha Sprinter em sua Rede de Concessionários.

“Essa ação de vendas cobre os custos de IPVA, licenciamento e DPVAT referentes ao ano de 2017, além de despesas com placas junto aos despachantes”, diz Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Vans da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso vale para todos os veículos adquiridos ao longo de 2017 e que sejam emplacados entre 1º e 31 de dezembro pelos concessionários. Dessa forma, oferecemos condições ainda mais atrativas para que os nossos clientes adquiram sua nova Sprinter”.

De acordo com o executivo, a linha Sprinter – com 60 versões à escolha dos clientes, entre vans de passageiros e furgões e chassis com cabina para transporte de carga – é referência de mercado em qualidade, tecnologia, segurança, conforto, agilidade e excelente custo operacional. “Além disso, também é reconhecida amplamente por sua ótima relação custo/benefício e valor de revenda”, destaca Jefferson.

“Comprou uma Sprinter? Toda a documentação é por nossa conta” é o slogan da promoção, válida enquanto durarem os estoques. A lista de concessionários participantes pode ser verificada no site da campanha:  http://www.mercedes-benz.com.br/vans/emplacamento-gratis.

Essa oferta especial de emplacamento é válida para toda a linha Sprinter, com o valor limite de R$ 1.800,00 por veículo, mediante apresentação de nota fiscal, recibo do despachante e comprovante do pagamento de taxas. A documentação do veículo deve ser realizada no concessionário e será finalizada até 31 de dezembro deste ano.

Sprinter é referência de mercado em agilidade e versatilidade

Com 60 versões à escolha dos clientes, a família de veículos comerciais leves Sprinter é formada pelos modelos 313 CDI Street (Peso Bruto Total – PBT de 3,50 ton), 415 CDI (PBT de 3,88 ton) e 515 CDI (PBT de 5 ton). Eles são indicados para empresas de transporte, profissionais autônomos e empreendedores.

A linha Sprinter de vans de passageiros é composta por quatro versões: 9+1 (nove assentos para passageiros mais o banco do motorista), 15+1, 17+1 e 20+1. Atendem tanto o transporte urbano, quanto o escolar, fretamento e turismo.

Os furgões e chassis com cabina da família Sprinter são ideais para transporte urbano de cargas e distribuição de mercadorias, especialmente por sua versatilidade de uso e sua agilidade no trânsito, podendo circular mesmo em zonas de restrição, como em regiões centrais de grandes cidades. E graças a suas dimensões compactas e reduzido círculo de viragem, asseguram ótima dirigibilidade e facilidade de manobra, agilizando as operações de carregamento e descarregamento, mesmo em locais estreitos e de difícil acesso. Além disso, oferece um elevado padrão de conforto e segurança para o motorista e ajudantes.

Fonte: Mercedes-Benz 

Começam a valer neste sábado novas regras do transporte de produtos perigosos

Começa a vigorar, neste sábado (16), a nova legislação para transporte de produtos perigosos. A resolução nº 5.232, da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), publicada em dezembro de 2016, apresenta as prescrições mais atualizadas relacionadas à embalagem, à sinalização, à operação de transporte, ao transporte em quantidade limitada, entre outros aspectos.

Ao todo, foram feitas oito atualizações, entre as quais, a alteração da descrição do produto no documento fiscal, como o número ONU – série estabelecida pela Organização das Nações Unidas, que identifica e fornece informações sobre os produtos ou misturas químicas.

Segundo o coordenador substituto de Fiscalização Especial da ANTT, Andrei Rodrigues, entre as mudanças que se destacam em relação à resolução anterior (420/2004), estão a inclusão de elementos considerados perigosos. “A indústria química criou novos produtos que não constam na resolução mais antiga”, explica Andrei. Ele destaca que o novo texto está de acordo com o Orange Book, que trata das principais recomendações da ONU para esse tipo de transporte. Andrei ressalta, também, novas exigências sobre embalagens e alterações em nomenclaturas.

De acordo com Robnilson Luiz da Silva Conceição, membro da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), as mudanças impactam diretamente expedidores e transportadores de cargas perigosas, pois a NBR 15.481 (norma que trata da verificação dos requisitos operacionais mínimos para esse tipo de transporte) é clara ao estabelecer multa para o expedidor que emitir carga em desacordo com a regulamentação e para o transportador que aceitá-la. “Expedidor e transportador são corresponsáveis.”

“Será necessário estar atento principalmente às embalagens e à parte da documentação. Por exemplo, a resolução anterior possuía certa flexibilidade para algumas informações que constam na nota fiscal. Agora, a formatação é rígida e deve ser seguida”, complementa Conceição.

Capacitação

O Departamento Executivo do SEST SENAT promoveu, nos dias 12 e 13 de dezembro, um treinamento para instrutores do curso especializado para condutores de transporte de produtos perigosos, a fim de atualizá-los sobre as novas regras desse tipo de operação. Em razão das mudanças, o SEST SENAT promoveu a atualização do material didático e do conteúdo dos seus cursos sobre transporte de produtos perigosos.

É considerado produto perigoso todo aquele que representa risco à saúde das pessoas, ao meio ambiente ou à segurança pública, seja ele encontrado na natureza ou produzido por qualquer processo. Por isso, o deslocamento desse tipo de carga deve atender a regras específicas, fixadas pela ANTT, que se referem à adequação, marcação e rotulagem de embalagens, sinalização das unidades de transporte e documentação.

Fonte: Agência CNT de Notícias

Documento de veículos terá versão digital até o final de 2018

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou nesta quarta-feira (13) resolução que cria uma versão digital do Certificado de Registro de Licenciamento (CRLV) para ser utilizada em smartphones.

Chamado de CRLVe, o sistema deve ser implementado pelos órgãos e entidades executivos de trânsito dos estados e Distrito Federal até 31 de dezembro de 2018.

Em agosto passado, também teve início o processo para a utilização da Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e), que começará a valer em fevereiro próximo. Uma versão de demonstração da CNH-e já está disponível para smartphones Android.

De acordo com o Contran, o CRLVe somente será expedido após a quitação dos débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, bem como o pagamento do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres (DPVAT).

“Esta aprovação é mais um passo do Sistema Nacional de Trânsito no sentido de oferecer à sociedade a possibilidade de utilização de documentos eletrônicos, assim como já fizemos com a Carteira Nacional de Habilitação, que traz mais segurança e facilidade para todos, pois o celular já está integrado à vida de grande parte dos brasileiros”, explica o Ministro das Cidades, Alexandre Baldy, em nota.

Questionado sobre as taxas que serão aplicadas ao CRLVe, o Departatamento Nacional de Trânsito (Denatran) disse que isso dependerá de cada órgão de trânsito, assim como acontece com a CNH-e.

Protótipo será apresentado em breve

O CRLVe ainda será regulamentado, mas o Denatran já trabalha no desenvolvimento do modelo eletrônico junto ao Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e diz que apresentará um protótipo do novo documento digital em breve.

O Ministério das Cidades informa que os órgão de trânsito terão 180 dias para atualizar as suas bases de dados junto ao Registro Nacional de Veículo Automotores (Renavam), com as informações sobre os débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo e sobre o Licenciamento.

Fonte: Blog do Caminhoneiro

PM prende suspeitos de integrar quadrilha de roubo de carga em Ponta Grossa

A Polícia Militar de Ponta Grossa recuperou, na tarde dessa terça-feira (12), uma carga de agrotóxicos avaliada em mais de R$ 1 milhão. A ação das equipes da PM teve início por volta das 15 horas, com a denúncia anônima de que uma carreta sem placas estaria estacionada em um terreno de uma antiga madeireira localizada na região do Cinto Verde.

Os policiais se deslocaram até o local, na Rua Marcondes Rodrigues, onde encontraram a carreta, no momento em que avistaram uma caminhonete Saveiro que também chegava ao endereço. Os ocupantes da Saveiro, ao avistarem a PM, se evadiram do local rapidamente. Foi realizado o cerco, e a Saveiro foi abordada pela equipe Motos na Vila Santana, minutos depois.

Segundo o alerta recebido pela PM, a carga havia sido tomada em assalto, juntamente com um caminhão Mercedes Benz, por volta das 5 horas da madrugada, em um posto de combustíveis localizado na BR-376, em Ponta Grossa. O motorista havia sido rendido e abandonado, horas depois, na região de Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba. Segundo a PM, caminhão Mercedes Benz roubado foi localizado pela Polícia Rodoviária Federal, sem a carga, que já havia sido transferida para o caminhão Volvo, posteriormente achado no Cinto Verde.

Na Saveiro, a PM prendeu os dois suspeitos de envolvimento no roubo. Um deles seria o proprietário do caminhão e da Saveiro, e o outro o provável motorista que transportaria a carga no caminhão.

Quadrilha especializada

A Polícia Civil foi acionada e a Criminalística esteve no local, onde coletou impressões digitais no interior da cabine do caminhão. A carreta estava sem as placas. Trazidos novamente ao local, os suspeitos negaram envolvimento no crime. No entanto, a situação se assemelha a outro assalto, ocorrido no início deste mês em Campo Largo. Na ocasião, o motorista foi rendido, teve a carga do caminhão roubada, e posteriormente foi abandonado na região de Fazenda Rio Grande. As circunstâncias fazem acreditar que o caso dessa terça-feira integra uma série de outros crimes cometidos por uma quadrilha especializada em roubos de carga de alto valor.

Fonte: Blog do Caminhoneiro

PRF recupera caminhão furtado em menos de 1 hora através do novo sistema SINAL

Na tarde deste domingo (10), na rodovia BR 448, em Esteio-RS, a PRF recuperou um caminhão furtado em Sapucaia do Sul-RS.

O proprietário do veículo registrou a ocorrência no sistema SINAL da PRF e em menos de uma hora a equipe de serviço localizou o caminhão e prendeu o criminoso.

A recuperação do bem foi importante para o proprietário que, além de não possuir seguro, havia realizado investimentos no veículo que utiliza como ferramenta de trabalho.

A PRF ressalta a importância do uso ágil do SINAL, através do site prf.gov.br/sinal. Esta ferramenta foi recentemente disponibilizada para o registro de alerta de veículos furtados e roubados.

Automaticamente, todos os policiais rodoviários federais em serviço em um raio de 100 quilômetros são alertados e podem restringir a ação dos criminosos.

Fonte: Blog do Caminhoneiro