A Sondagem CNT de Eficiência Energética do Transporte Rodoviário de Cargas, da Confederação Nacional do Transporte, apontou que 82,5% das empresas entrevistadas no estudo monitoram algum tipo de indicador de desempenho que pode estar relacionado à gestão ambiental. O consumo de combustível é o mais comum e está presente em 95,9%. A principal estratégia é trabalhar com metas de redução.
Nesse sentido, o treinamento de motoristas é fundamental, porque quando o veículo é conduzido de forma correta, diminui a necessidade de geração de energia por meio da queima do diesel. Em alguns casos, as transportadoras obtiveram redução de até 12% nos gastos com combustível depois da implementação da condução econômica pelos motoristas.
Das empresas ouvidas na Sondagem, 91,1% treinam os profissionais com foco nesse tema, sendo que em 78,2% isso ocorre pelo menos uma vez por ano. O controle do uso de água também é considerado importante no setor. Ações que reduzam o gasto com recursos hídricos são implementadas em 66% das empresas ouvidas pela CNT. A Sondagem mostrou, também, que 44,5% reaproveitam recursos hídricos ou sólidos.
Fonte: Portal O Carreteiro