No próximo dia 30 é comemorado o Dia do Caminhoneiro, data que deve ser lembrada não só pelos caminhoneiros, mas por todos. A Sherman Filmes Ópticos do Brasil parabeniza e se preocupa em reforçar os cuidados que os motoristas devem ter ao pegar a estrada.
Afinal, os caminhoneiros são os responsáveis por transportar a produção de um país inteiro, já que 60% das nossas riquezas produzidas no Brasil são transportadas por caminhões, fortalecendo o desenvolvimento econômico e cultural do país. “A economia nacional depende do trabalho, esforço e competência do caminhoneiro, que trabalha arduamente levando consigo a saudade dos familiares. Por isso nos sentimos no dever de homenageá-los e agradecê-los por tudo o que fazem pelo nosso país”, conta o membro do Comitê Brasileiro de Normas – CB16 na ABNT e diretor presidente da Sherman Filmes Ópticos do Brasil, Eduardo Matos.
O país possui 1,7 mil quilômetros de estradas brasileiras, nem sempre em perfeitas condições. Procedimentos básicos de segurança antes de pegar as estradas podem ser decisivos para evitar um acidente mais grave. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal de 2014 para 2015 o número de acidentes e mortes com caminhões caiu consideravelmente, mas ainda não há motivos para comemorar. Em 2014, foram 56.423 acidentes e 749 mortes. Em 2015 o número caiu para 37.377 acidentes e 595 mortes. “Mesmo com essa queda vale ressaltar a importância da conscientização de motoristas sobre segurança no trânsito para que o número continue a diminuir. Muitos acidentes podem ser evitados se os motoristas checarem pequenos itens antes de pegar a estrada”, reforça Matos.
Pensando nisso, a Sherman preparou um check list para facilitar a conferência por parte dos caminhoneiros antes das viagens. O ideal é iniciar o check list um dia antes e não deixar pra última hora. Confira:
– Pra começar, não esqueça de separar todos os documentos como a CNH dentro do prazo de validade, RG, documento do veículo e nota fiscal da carga;
– Cheque o sistema de iluminação como faróis, lanternas, indicadores de direção;
– Cheque as faixas refletivas, que devem estar em condições de uso. Elas devem ser utilizadas para a delineação dos contornos dos veículos longos e/ou pesados, além do para-choque traseiro. A proporção das faixas é de um módulo refletivo para um espaço vazio.
– Confira a quantidade de combustível e planejar as paradas para reabastecimento, descanso e alimentação também deve ser programado com antecedência;
– Cheque os freios, mangueira, suspensão e bateria;
– Verifique se os pneus estão alinhados, calibrados e em condições de uso e checar as condições do pino da quinta roda;
– Verifique se o tacógrafo encontra-se em operação. No verso deve conter o nome do caminhoneiro, a placa e a data de colocação do disco;
– Confira o extintor de incêndio e o prazo de validade;
Outro fator relevante é realizar as paradas obrigatórias para descanso quando a viagem for longa, estacionando em pontos programados. “Faça a conferência sempre pois um simples detalhe pode evitar muitos acidentes nas estradas e garantir a segurança do caminhoneiro e de todos que transitam nas vias”, finaliza.
Fonte: Caminhões e Carretas