Volvo apresenta o caminhão conceito SuperTruck nos EUA


A Volvo Trucks North America apresentou seu modelo participante do projeto do governo norte-americano SuperTruck, que visa melhoria da eficiência dos caminhões em 50%. O modelos da Volvo soma tecnologias novas em aerodinâmica e trem-de-força, que chegam a uma eficiência energética até 88% superior.

O caminhão tem a estrutura em alumínio ultra-leve, teto recoberto por painéis solares que alimentam baterias, e um motor altamente avançado de 11 litros e 425 cavalos de potência. Com as diversas melhorias, acoplado a um reboque que também teve sua eficiência aerodinâmica ampliada, com carga plena, o caminhão atingiu consumo de 12 milhas por galão (5,025 km/l).

A principal diferença entre o SuperTruck e o Volvo VNL comum está no comprimento do capô, que é bem mais curto e inclinado. Toda a lateral é revestida com carenagens e os retrovisores foram substituídos por câmeras. O chassi é feito em alumínio, o que reduziu o peso da estrutura em 50%.

volvo-supertruck-1Além disso o caminhão usa uma versão melhorada do Volvo I-See, sistema que usa o mapa topográfico para melhorar as acelerações e frenagens, que trabalha em conjunto com o câmbio I-Shift. O motor de 11 litros recebeu diversas melhorias, desde componentes mecânicos, sistema de injeção de combustível, arrefecimento. Além disso, há um sistema de recuperação de calor das frenagens e do escapamento, que é convertido em torque por um sistema Rankine. Algumas das novidades presentes no motor do superTruck passarão a fazer parte dos motores Volvo vendidos normalmente em 2017.

Publicidade

Basicamente, o caminhão é um Volvo VNL, que recebeu as melhorias posteriormente. Todo o projeto é feito com uso de programas de computador e prototipagem feita por impressoras 3D, o que economiza tempo e recursos.

Fonte: Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *