Valor dos combustíveis e gás irá cair, afirma Paulo Guedes


O Ministro da Economia, Paulo Guedes, disse na última terça-feira que o Governo Federal irá quebrar o monopólio da Petrobrás no refino do petróleo. O plano é que em até dois anos o valor do gás de cozinha caia pela metade. Essa redução de valor do gás também deverá impactar também os valores dos combustíveis derivados do petróleo, como gasolina e diesel.

O valor do gás de cozinha no Brasil é cerca de quatro vezes maior que em outros países, mesmo aqueles que não produzem petróleo nem gás. “Daqui a dois anos, o botijão de gás vai chegar pela metade do preço à casa do trabalhador brasileiro”, garantiu o ministro.

Com a quebra do monopólio da Petrobras, outras empresas poderão refinar petróleo no país, e a competição deve reduzir os custos, além de elevar a qualidade do produto. As declarações foram feitas após uma reunião com prefeitos na 22ª Marcha a Brasília em defesa dos municípios.

“No Brasil, o gás é mais caro que nos países que não têm. Por quê? Porque tem monopólio. Vamos quebrar esses monopólios e vamos baixar o preço do gás e do petróleo com a competição, fora a redução da roubalheira”, afirmou o ministro.

Publicidade

O ministro também anunciou que os royalties da exploração do petróleo no Brasil passarão a ser repassados em maior quantidade ao municípios. Hoje, cerca de 65% desse valor vai para o governo federal, e 35% ficam com estados e municípios. Com a mudança, 70% do valor arrecadado ficará nos estados e nos municípios.

A Petrobrás detém mais de 99% do refino de petróleo no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *