Túnel de cara nova e obras do pedágio: como está a BR-101, no Litoral Norte


Rodovia é a que apresenta melhores condições dentre as quatro administradas pela CCR ViaSul

Quem costuma trafegar pelo túnel localizado na BR-101, entre Osório e Maquiné, no Litoral Norte, notou uma diferença nos últimos dias. A iluminação do túnel, que antes era feita por luzes amarelas, foi completamente trocada; agora, luzes de LED na cor branca indicam o caminho. 

A mudança foi feita no último mês pela CCR ViaSul, que administra esta e outras três rodovias gaúchas desde fevereiro deste ano. Segundo a concessionária, as luzes de LED foram escolhidas devido a economia, qualidade e durabilidade. Outros pontos também terão a iluminação revitalizada até 2023, incluindo vias marginais. 

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Telas antiofuscantes logo após o túnel da BR-101Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

Logo na saída do túnel, no sentido Osório-Torres, a paisagem da rodovia também sofreu outra alteração: telas antiofuscantes estão sendo colocadas junto a barreiras divisórias da pista. 

Os motoristas que circulam pelo trecho gaúcho da BR-101 também precisarão se acostumar com a ideia de um pedágio na região. A praça, a primeira no trecho, ficará localizada na altura do km 35, em Três Cachoeiras.

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Na pista, já é possível notar os primeiros trabalhos para a construção do pedágio – na manhã desta sexta-feira (30), havia retroescavadeiras, rolos compressores e funcionários trabalhando. Perto dali, uma outra cena chamou a atenção da reportagem de GaúchaZH: galinhas d’angola circulavam em bando, próximo das margens da rodovia. Ao perceberem a grande circulação de veículos, retornaram para o gramado, afastando-se da via. 

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Galinhas tentam atravessar a estradaRonaldo Bernardi / Agencia RBS

Os trabalhos para a construção da praça de pedágio seguirão ao longo dos próximos meses. A cobrança deve começar a ser feita em 15 de fevereiro de 2020, com custo de R$ 4,40 – o mesmo valor que será aplicado em outras rodovias administradas pela CCR. 

Cobrança divide opiniões

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Obras do pedágio em Três CachoeirasRonaldo Bernardi / Agencia RBS

Motoristas que circulam pela região têm opiniões diferentes em relação ao pedágio. Enquanto alguns veem a cobrança como positiva, outros avaliam que ela é injusta.

O caminhoneiro Leonardo Antunes, 38 anos, reconhece as melhoras na BR-101, mas não concorda com a construção da praça de pedágio.

— Para nós (caminhoneiros) é ruim. É muito preço. Já gastamos bastante em pedágio. Acho que nesta região não valeria a pena. Já tem dois na freeway — argumenta.

A opinião é compartilhada por Joelma Dagostin, 41, que trabalha como balconista em um restaurante em Passo de Torres, Santa Catarina.

— Tu paga impostos e não vê o retorno nas estradas. Se é para alguém cuidar das estradas, o governo tinha que deixar as pessoas isentas de impostos. O imposto deveria retornar em alguma coisa – diz a catarinense, que costuma visitar a Serra gaúcha. 

Já o advogado Paulo de Tarso, 62, concorda com a cobrança. O morador de Porto Alegre se divide entre a Capital e o município de Torres.

— Eu venho seguido para Torres, e acho que a rodovia melhorou. Tem sempre obras no local, apesar de alguns pontos onde está desgastada. Sendo uma rodovia em boas condições, não me importo em pagar pedágio. É melhor ter cobrança e ter uma rodovia boa, porque o governo não tem condições de fazer – acredita.

O morador de Triunfo Rhodi Leandro Costa, 53, também não se opõe à construção: 

— Antes a rodovia tinha vários buracos, uma sinalização ruim, e agora já vemos melhora. Se é para ter uma estrada 100%, eu sou a favor do pedágio. Para ter um veraneio tranquilo, vale a pena – argumenta o advogado. 

Rodovia em boas condições 

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Dentre as quatro administradas pelo grupo, a BR-101 Né a que apresenta melhores condiçõesRonaldo Bernardi / Agencia RBS

Na manhã desta sexta-feira (30), a reportagem de GaúchaZH percorreu os 87,9 km da BR-101, entre Osório e Torres, concedidos à CCR ViaSul. A avaliação é positiva: dentre as quatro administradas pelo grupo, esta é a que apresenta melhores condições. A BR-101 é duplicada em todo o trecho – as obras foram concluídas em fevereiro de 2011. 

No trecho entre Osório e Terra de Areia, a rodovia apresenta condições melhores. É possível notar que há pontos onde o asfalto foi recentemente recuperado. A sinalização também está em dia, assim como o corte de grama, nos dois sentidos. 

No trecho seguinte, entre Três Forquilhas e Torres, há algumas irregularidades, como asfalto descascado. Não há buracos ou grandes pontos em que a circulação fique prejudicada. 

— Quando vim para cá, há quatro meses, estava horrível. Mas eles (funcionários) estão sempre circulando, trocaram lâmpadas e fizeram recapeamento. Está melhorando — relata o comerciante Luiz Alberto Germano, que vende itens de decoração em uma loja localizada às margens da BR-101. 

A CCR afirma que, neste primeiro ano, está fazendo trabalhos iniciais previstos em contrato, como recuperação do pavimento através dos trabalhos de fresagem, recomposição asfáltica e reparos localizados. Segundo a empresa, 10 equipes estão voltadas aos serviços no trecho, que também incluem capina. 

Em um primeiro momento, as equipes recuperaram o asfalto em parte da rodovia. A partir da próxima semana, os serviços devem se concentrar entre Terra de Areia e Torres. 

O cronograma de investimento pelos próximos 30 anos prevê a construção de cinco acessos, duas interconexões e nove retornos, além de nova iluminação. Além disso, 10 passarelas serão construídas entre 2020 e 2023.

Fonte: Gaúcha ZH

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