Maior feira de transportes da América Latina, a Fenatran também é uma vitrine de teconologias que devem chegar às ruas em breve. O G1 esteve no evento, e mostra 4 destaques, que vão desde o caminhão mais rápido do mundo, até o lançamento de motores que rodam com etanol e gás, incluindo um inédito 4×4 “compacto”.
Muito além da inovação, a Fenatran também é uma feira de negócios — muita gente aproveita as novidades para renovar a frota. Só neste ano, é esperada uma movimentação de R$ 5 bilhões. Passando pelos estandes, é bastante normal encontrar caminhões com placas de “vendido”.
Fim dos espelhos
Mercedes-Benz Actros, primeiro veículo do Brasil sem espelhos retrovisor — Foto: André Paixão/G1
Se engana quem pensa que veículos comerciais não possuem tecnologia embarcada. O primeiro modelo a abolir espelhos retrovisores no país, por exemplo, é um caminhão: a nova geração do Actros, o caminhão topo de linha da Mercedes-Benz.
O grandalhão foi lançado nesta Fenatran, e as entregas começam em abril – antes do carro elétrico Audi E-Tron, que também substituiu os retrovisores.
Câmera do Mercedes-Benz Actros — Foto: André Paixão/G1
O “truque” do Actros é usar duas câmera de alta resolução – obviamente uma em cada lado. Elas captam as imagens, e transmitem, em tempo real, para duas telas, verticais, de 15 polegadas.
Na parte interior, é replicada uma imagem panorâmica, enquanto o restante da tela mostra um quadro mais fechado – como em um retrovisor comum. Ainda é possível alterar o ângulo da câmera, por meio de comandos na porta do motorista.
Tela de 15 polegadas com imagem da câmera do Mercedes-Benz Actros — Foto: André Paixão/G1
A Mercedes ainda instalou um dispositivo de segurança. Se o motorista está dormindo na cabine, por exemplo, e percebe uma movimentação suspeita do lado de fora, basta acionar um botão, que as telas são ligadas.
O retrovisor por câmeras é um opcional do novo Actros. Elas custam R$ 10 mil, ou 2% do preço do veículo – estimado em R$ 500 mil.
Marcos Andrade, gerente sênior de produtos da divisão de caminhões da Mercedes, acredita que 10% dos clientes devem adquirir a tecnologia.
A principal causa para a Mercedes ter trocado os espelhos por câmera é a economia de combustível, estimada em 1,3%. Isso porque o veículo se torna mais aerodinâmico sem os espelhos convencionais.
“Pode parecer pouco, mas, para quem usa o veículo para o trabalho, qualquer 0,1% importa”, disse Marcos Andrade, gerente sênior de produtos da divisão de caminhões da Mercedes.
E se quebrar? Andrade garante que a solução é simples. “As concessionárias estão preparadas. Há um kit de reparo, com um retrovisor convencional. Ou o motorista pode optar por substituir a própria câmera”, responde, prontamente.
Fonte: Auto Esporte