Para tentar combater a alta incidência de colisões traseiras em um trecho da SP 330, a Rodovia Anhanguera, a Entrevias instalou sensores para aumentar a visibilidade de veículos pesados.
Entre os kms 325 e 326, de Ribeirão Preto a Jardinópolis, a concessionária instalou um sistema automatizado de iluminação. A tecnologia utiliza câmeras com sensores que identificam a presença do veículo pesado em baixa velocidade.
Quando o veículo é reconhecido, o sistema aciona, gradualmente, uma sequência de 33 postes de iluminação com lâmpadas led, distantes cerca de 30 metros cada um.
O sistema é uma inovação, é também um projeto piloto e poderá ser utilizado em outros locais da concessão, dependendo de estudos.
Colisões traseiras
O objetivo é reduzir os casos de colisão traseira, acidente com alto potencial de risco, e alertar motoristas de veículos leves que existe à frente a presença de veículo pesado em baixa velocidade.
Um levantamento interno da Concessionária mostra que na Rodovia Anhanguera, em toda a extensão administrada pela Entrevias, foram 86 acidentes do tipo colisão traseira em 2019, o que representa 36% dos casos.
O levantamento aponta ainda que as colisões na Anhanguera ocorrem principalmente aos sábados e segunda-feira, no período noturno, quando há baixa iluminação.
O limite de velocidade na via é de 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para veículos comerciais pesados. Com o novo sistema de iluminação, o usuário que trafega em velocidade regulamentada normal consegue ter maior tempo de ação e reduzir, se necessário.
Ao passar pela área de aclive, que vem logo após uma decida, veículos pesados costumam perder muita velocidade.
Em contrapartida, motoristas que seguem em velocidade normal e já estão “embalados”, devido a descida, se deparam com veículos que chegam a reduzir para 30 km/hora.
“Principalmente à noite, o condutor do automóvel que está utilizando a velocidade permitida se depara, muitas vezes, com caminhões em baixa velocidade e com pouca iluminação. Se não houver tempo hábil para frenagem, a colisão traseira vai acontecer e com gravidade. Com essa iluminação gradual, ele consegue visualizar os caminhões e antecipar a tomada de ação”, afirma Fábio Ortega, gestor de segurança viária da Entrevias.
Muito bom tudo que vem pra nós ajudar …pois todo acidente que envolve um caminhão..a culpa sempre cai no caminhão.sempre