Uma das etapas mais importantes da rotina do caminhoneiro é a manutenção preventiva. Mas às vezes, apesar de todo o cuidado com o bruto antes de partir, algumas coisas acabam acontecendo no meio do caminho e atrapalhando a rota. É nessa hora que o motorista precisa estar preparado pra tudo e com todas as ferramentas na manga. Olha essa lista:
Macaco hidráulico. Não é à toa que o caminhão tem apelido de carga pesada, né? Por isso, sempre é bom ter aquela força extra pra levantar o bruto e conferir se está tudo certo com aqueles componentes que ficam por baixo.
Chave de boca e funil. Essa dupla é fundamental na hora de conferir o óleo do motor. Tirar a proteção do cárter e fazer a troca da forma mais segura possível fica muito mais fácil com estas ferramentas.
Chaves em geral. O parceiro de estrada é grande, mas o segredo fica nos detalhes. Com tanto parafuso e rosca pra todo lado, é importante ter a chave certa pra cada situação.
Paquímetro. Ele é um baita amigo da sua segurança. Além de ajudar na checagem da espessura das lonas e dos discos de freio, o paquímetro também pode encontrar ranhuras ou irregularidades na superfície das peças.
Multímetro. Não dá pra ficar sem energia, né? Os problemas do sistema elétrico podem ser difíceis de identificar e esse equipamento pode ser uma baita mão na roda quando você está no meio de uma viagem.
Scanner diesel. Quer um diagnóstico rápido, completo e em tempo real do sistema de injeção do seu caminhão? Então tenha um scanner com você. Ele é uma ferramenta excelente e cada vez mais indispensável nas estradas.
E você? Tem aquele item que nunca deixa pra trás quando começa a rodar? Deixe o nome e a função dele aqui nos comentários. E lembre-se: conte sempre com a ZF.
Seguimos juntos.
Boa viagem!