A Petrobras anunciou ontem o aumento do valor nas refinarias, que pode não ser repassado ao consumidor final.
A Petrobras anunciou na quinta-feira (05/01) que vai subir (novamente) o valor do diesel nas refinarias, segunda a empresa, esse aumento será para que o valor do diesel fique mais alinhado com o preço no exterior. A alta no valor será de 6,1%. A gasolina ficou de fora desse novo reajuste.
A mudança vale para as refinarias em si, que pode significar que este reajuste não chegue até as bombas, mas caso isso acontece, a alta no valor pode ser de R$0,12 centavos por litro. Isso representa uma alta de 3,8% no valor do diesel.
Vale lembrar que no ano passado, a empresa, Petrobras havia anunciado duas quedas nos preços dos combustíveis para as refinarias, essas reduções foram anunciadas em 14 de outubro e em 8 de novembro, porém, em muitos estados não houveram reduções do valor, mas sim um aumento significativo no valor. Já em dezembro, a empresa anunciou um aumento no valor do combustível nas refinarias.
A desvalorização do frete e o aumento do combustível.
Caso esse valor reajustado chegue aos postos, a situação do transportador autônomo de cargas, que já não é das mais favoráveis pode ainda piorar. Com o valor do frete cada vez mais decadente, falta de estrutura e de leis de apoio como a criação da tabela do frete mínimo, o caminhoneiro terá que procurar maneiras de economizar para tentar tirar algum lucro dos baixos valores dos atuais fretes.
Em muitos estados, caso o valor seja reajustado, o Diesel pode chegar e passar dos R$4,00 pelo litro.
Texto de Érico Pimenta
Fonte: Midia Truck Brasil.