Dica Sascar : Como conseguir bons fretes de retorno


As grandes dimensões do Brasil e os muitos e muitos quilômetros de estradas e rodovias são uma vantagem para quem vive do transporte, mas também representam pontos negativos: destinos distantes e áreas pouco desenvolvidas dificultam os fretes de retorno. Todo caminhoneiro sabe muito bem que rodar vazio é um problema, aliás, dependendo da rota e do tempo na estrada este problema é sinônimo de prejuízo. Por isso, a Sascar reuniu algumas dicas de como conseguir fretes de retorno e melhorar as expectativas de lucro.

 

Informação e planejamento.

 Pesquisar embarcadores e empresas nas regiões do seu destino é uma forma simples de procurar fretes de retorno. Por mais óbvio que pareça, ter essas informações organizadas e acessíveis permite que você busque por negociações convenientes. Outra pesquisa que pode ajudá-lo é buscar as cidades próximas e/ou na rota de retorno, ver se alguma tem mais potencial para que você encontre fretes e focar esforços nestes territórios. Mesmo que você rode parte do trecho vazio, poderá conseguir carga em algum ponto do caminho.

Publicidade

 

Use a internet a seu favor.

 A internet revolucionou inúmeros mercados e concentra oportunidades para todos os públicos, então use-a! Há ferramentas online que unem quem procura um frete com quem transporta cargas, como o TruckPad que já abordamos aqui no blog, e que podem ser muito úteis no momento em que o caminhoneiro pesquisa por fretes de retorno. Para aumentar as chances, além do destino, amplie a busca para as cidades do trecho e aproveite os dados de embarcadores e agenciadores locais para realizar um contato direto. Mesmo que eles não tenham um frete, saberão quando você estará no destino e que tem disponibilidade.

 

Avalie ida e volta.

 Se o frete de ida for para regiões mais afastadas e menos desenvolvidas, o que pode tornar muito mais difícil conseguir carga(s) de retorno, talvez seja uma boa ideia considerar um valor que cubra a volta ou que pelo menos evite que o frete seja um prejuízo. É claro que rejeitar um frete é sempre a última opção em uma negociação, mas dependendo do local e das condições, a ida sem expectativas de uma boa volta pode significar custo ao invés de lucro. Quando a situação for muito desfavorável, é bom avaliar se vale a pena cair na estrada.

Essa notícia foi oferecida pela Sascar , nossa parceira em  Monitoramento e Rastreamento para caminhões.

Clique aqui e conheça as vantagens  que vocês, amigos do TruckPad, tem com a Sascar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *