Hoje os caminhões são potentes e confortáveis, mas no século XIX, quando surgiram os primeiros veículos de carga movidos a combustão interna, a realidade era bem diferente.
As cargas já foram transportadas por homens, animais e carroças. No século XVIII, com a Revolução Industrial e o desenvolvimento da tecnologia a vapor, surge o primeiro veículo auto impulsionado, ou seja, que não precisava da força de homens ou cavalos.
O primeiro veículo auto impulsionado
Este aí é o primeiro que se tem notícia, o fardier à vapeur. Criado em 1770 na França, por Nicolas-Joseph Cugnot, ele tinha uma caldeira a frente que gerava o vapor necessário para mover o veículo, que mais se assemelha a uma carroça. Ele tinha apenas 3 rodas, tara de 2,5 ton e carregava mais 1,5 ton, ou seja tinha um PBT de 4 ton e deveria chegar a 7,8km/h, mas nunca alcançou a marca.
Agora, se rodar em um jacaré da década de 1970 já era quente, imagine passar o dia nesse banquinho, que levava uma caldeira com fogo dentro bem a sua frente por ruas de areia ou pedra como eram as da época…
Ele também foi responsável pelo que alguns consideram o primeiro acidente automobilístico da história. Em 1771 um veículo desses saiu de controle e bateu contra um muro
Os primeiros caminhões e ônibus
Em 1895 o alemão Karl Benz desenhou e construiu o primeiro caminhão da história que usava um motor de combustão interna (diferente do motor a vapor do fartier). No mesmo ano o ele modificou o projeto e criou o primeiro ônibus motorizado da história.
No ano seguinte Gottlied Daimler criou outro veículo de carga a combustão interna (foto abaixo). O caminhão tinha um motor ciclo Otto (não movido a diesel e sim a gasolina), de 4 cavalos e dois cilindros. Tinha duas marchas a frente e uma atrás. Sua capacidade de carga era de 1,5 toneladas. Foi vendido no dia 1o de outubro de 1896 para o British Motor Syndicate Ltd, em Londres/Inglaterra.
A primeira carreta
Depois do primeiro caminhão, a evolução deles foi rápida, em poucos anos a potência mais que dobrou, mas ainda eram uma peça única. O primeiro implemento acoplado a uma unidade tratora foi registrado nos Estados Unidos. O escocês Alexander Winton viu sua produção de carros crescer rapidamente nos EUA e não tinha como entregar as unidades em localidades distantes. A necessidade o fez criar o que podemos chamar de primeiro caminhão cegonha do mundo. Uma espécie de carroça/ plataforma, mas ao invés de ser acoplada em um cavalo, era acoplada em um veículo já motorizado. Em menos de um ano, além do uso próprio, já vendia seu “implemento” para outras empresas .
Agora imagine cortar um país continental como os EUA em um veículo desses, que não protege de chuva, sol ou neve. Pelo menos os prazo de entrega não deviam ser tão apertados e o motorista podia parar para se abrigar em caso de tempo ruim.
Fonte: Na Estrada
Meu estimado falicido Pai puchava madeira em torras em carro de boi e depois surgiu o ford 29 e ele cantava as fruezas que faziam na epoca muito sofrido hoje so saudades. Descansa em paz meu Pai Pedro Ignacio Keller
que pena que hoje o caminhao pra muita jente nao tem valor comessa pelos fretes o caminhao leva o brasil nas costas
Eu sou caminhoneiro , e amo história da antiguidade, amo tudo da antiguidade sou apaixonado por carros e caminhões antigos .