Comissão anula resolução que proíbe painéis luminosos em caminhões


A Comissão de Viação e Transportes aprovou proposta que anula a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que proíbe a instalação de painéis luminosos com mensagens dinâmicas ou estáticas nos vidros de veículos.

Em fevereiro de 2016, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) editou resolução impedindo os painéis luminosos em veículos por entender que esse tipo de dispositivo poderia desviar a atenção dos demais usuários das vias. O órgão regulatório deixou de fora apenas os letreiros usados no transporte coletivo de passageiros para informar ao usuário o trajeto do veículo.

Foi aprovado um substitutivo do relator, deputado Danrlei de Deus Hinterholz (PSD-RS), para dois projetos de decreto legislativo (PDCs): 385/16 e 401/16.

O relator concordou com os autores, deputados Rômulo Gouveia (PSD-PB) e Tenente Lúcio (PSB-MG), e sustentou que, ao editar a resolução, o Contran proibiu qualquer tipo de mensagem sem considerar se elas estão de fato colocando em risco a integridade e a vida das pessoas.

Publicidade

“Essa atitude, em nosso entender, configura um exagero cometido pelo órgão encarregado de regulamentar a legislação de trânsito emanada do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97)”, disse o relator.

Fonte: O Carreteiro

9 comentários em “Comissão anula resolução que proíbe painéis luminosos em caminhões”

  1. Precisamos agora batalhar para levar adiante a ideia do parceiro cajau antonelli que pede mudança na medida apenas para o semireboque liberando assim muitos caminhoes bicudos oara trabalhar pois hj sao descartados por causa de cumprimento e avrindo precedentes para fabricaçao dos bicudos novamente pois sao mais seguros .

  2. E os faróis baixos ligados durante o dia não é um absurdo? Vejo varios amigos de estrada, durante o dia com um dos faróis queimados, pois as lâmpadas não suportam tanto tempo ligadas e assim tomando aquela “linda” multa . Lampadas de pessima qualidade, mesmo as de “renome”. As lampadas antes da obrigatoriedade não saiam (as melhores) por mais de 20 reais, agora as mais “chumbregas” custam mais de 25 reias. O governo não ta interessado em segurança de ninguém, pois se farois ligados evitasse acidentes, durante a noite não haveriam acidentes. Fico indignado com essa lei desnecessária, apenas focando lucros (multas) e impostos que, consequentemente, subiram com o aumento absurdo das lampadas. E ninguem nada faz Apenas um desabafo de um brasileiro revoltado por pagar a divida que não fez.

  3. Parabéns a comissão,que anulando esse decreto resolve todos os plobremas do caminhoneiro, faça meu favor tem tanta coisa mais importante para se atentar,em qua tô o brasileiro bater palmas para medidas irrisórias e não exigir emendas que realmente fariam diferenças nas nossas vidas vamos continuar comendo migalhas e contando as moedas.

  4. Vcs teria que lutar por um frete melhor e almentar o valor do frete no Brasil enteiro e a empresa que não concordar a pagar levar multas c o Brasil precisa de melhoras urgentes nos fretes

  5. Para de palhacada, o problema nao sao os paineis luminosos …o problemas sao esses politicos fila das putas q ficam inventando moda sem saber oq é um caminhao 🖕🖕🖕🖕🖕🖕🖕🖕

  6. Não tiro uma só palavra desse nosso amigo.
    Essa merda de farou acesso é realmente uma forma do governo retirar dinheiro do povo que não aguenta mais pagar essa conta de bandidos do colarinho Branco…
    Isso porque nosso amigo não citou…
    * caminhões mais antigos que o farou acesso ou apagado de dia é a mesmo coisa.
    *veículos de passeio que em velocidades absurdas vc nem nota o farou.
    *os desavisados que andam com lanterna acessa achando que está na lei. E etc…
    Se assim fosse lei poderíamos então colocar em nossos veículos leds externos que fazem o mesmo efeito. Pois se os carros novos possuem porque não podemos colocar? Votar não faz diferença nenhuma .. temos que parar de comprar,, parar de fazer a economia girar… porque não temos voz e nem vez… e fazendo assim os grandes verão perda e eles sim tem voz e vez perante aos pilantras da política.. ai sim mudaremos e construiremos um país melhor.
    Apenas um desabafo para não fazer justiça com as próprias mãos e explodir aquela merda chamada Brasília.
    Se o país fosse para o povo que decide é o povo.
    Não interessa seu poder aquisitivo … interessa sua vontade de ajudar o próximo.
    Gabriel de TAUBATÉ – SP

  7. Somos todos pagadores por esses absurdo de leis que só o brasil tem por ser um pais sem lei onde nossos governantes roubam e quem paga as contas é nos pobres trabalhadores desabafo de outro brasileiro aborecido de pagar contas e sem nem um resultado.

  8. Concordo isso falta de serviço pra um palhaço que vive das custas de trabalhadores como nos e pra aparecer quer inventar lei .
    vagabundo tenta ajudar os trabalhadores que lutam por um pais melhor nao pra engordar os FDP que so roubam a gente.
    Desculpa os palavrão mas a indignação fala mais alto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *