Ideia legislativa discute mudanças na Lei para volta dos bicudos


Constantemente, quando publicamos reportagens sobre os caminhões bicudos no Brasil, os motoristas costumam indagar as razões desses caminhões, com exceção do Mercedes-Benz Atron 1635, não serem mais fabricados no país. Os bicudos, que são padrão em mercados como os Estados Unidos, são maiores e mais confortáveis para os motoristas e, agora, uma iniciativa popular deu o primeiro passo para o retorno deles ao mercado brasileiro.

Hoje, a legislação brasileira considera o tamanho das composições acrescidas ao cavalo mecânico. Ou seja, a Lei da Balança estabelece que as composições tenham no máximo 19,8 m (bitrem) e acima de 24 m (rodotrem). Logo, as opção cara chata têm vantagens por serem mais curtas, mas puxam composições maiores, se tornando uma opção mais vendável por parte das fabricantes.

É justamente neste ponto que a ideia legislativa foca. Proposta por um cidadão do país, a ideia tramita no Senado para limitar apenas o semireboque, e não a unidade tratora, tornando novamente vantajosa as opções bicudas para as fabricantes e ampliando o conforto para os motoristas no trecho.

Para começar a ser debatida pelo Congresso Nacional, a ideia legislativa precisa do apoio de 20 mil cidadãos, que podem registrar seu voto online. A data limite para obtenção do número mínimo necessário é 28/10/2017.

Publicidade

Fonte: O Carreteiro

12 comentários em “Ideia legislativa discute mudanças na Lei para volta dos bicudos”

  1. Bicudos são tbm tradicional, não podem por força de vontade de alguns serem descartados do mercado, voltem os bicudos !!!!

  2. Bicudo que é caminhão frontal é um pula-pula,tomara que voltem a fabricar eu sou a favor.

  3. É preciso divulgar ao maximo isso …pra ontem .nao é aceitavel termos a quantidade de caminhoneiros e nao alcançar os 20000 apoios necessarios..chega ser absurdo.

  4. Eu apoio a volta dos bicudos,até os caminhões ficam mais bonitos,afinal de contas tem todo tipo de gosto. Abraços.

  5. Eu Argemiro apoio avilta do bicudo além de bonito a questão de segurança que precisam rever e valorizar porque caminhão não foi feito pra bater mas canela e peito de motorista não é para-choque o bicudo tem uma boa frente com motor para defender o motorista em quanto o frontal tem o frontal do motorista para se arrebentar no impacto. Volta bicudo volta volta🚚🚚🚚🚚🚚🚚

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *