Desde o último dia 3 de março a PRF retomou a fiscalização dos tacógrafos, equipamento obrigatório nos caminhões e ônibus. O instrumento tem a função de indicar e registrar, de forma simultânea, inalterável e instantânea, a velocidade e a distância percorrida pelo veículo, em função do tempo decorrido, assim como os parâmetros relacionados com o condutor do veículo, tais como: o tempo de trabalho e os tempos de parada e de direção.
Assim é possível determinar se os motoristas estão ou não cumprindo a Lei de Descanso, instituída desde 2015. A lei diz que o motorista de caminhão pode dirigir 5h30 sem parar, e descansar 30 minutos a cada intervalo. No total, em 24 horas, deve descansar 11 horas, sendo 8 horas seguidas. As outras três podem ser fracionadas.
Fonte: O Carreteiro
Essa fiscalização é muito importante,e pode salvar muitas vidas e acredito que muitos acidentes já foram evitados devido a fiscalização. Parabéns 👋
Indústria da multa…e impossível!!! Sou motorista autônomo e está cada dia mais difícil sustenta o “caminhão”,minha família a do borracheiro, do mecânico, do frentista dos agenciadores e principalmente a família dos POLITICOS,o paiz deveria conceder condições de trabalho,o brasileiro até sustenta carga tributária alta mais a regalia que TDS os políticos da menor escala até o maior cargo fazem um rombo nos cofres,com a inflação alta o custo do transporte está cada dia ficando pior…
E os motoristas deveriam para pra descansar TD na cama de casal lá tua casa!!!…ok???