A ZF declarou guerra contra os pontos cegos de caminhões. Os pontos onde os motoristas não podem ver são os que mais acarretam acidentes com pedestre e ciclistas, sendo uma das principais causas de atropelamentos nas estradas. De acordo com a ZF, no ano passado, apenas na Alemanha, ocorreram mais de três mil acidentes do tipo, e 76 pessoas perderam a vida.
A maioria dos caminhões grandes tem seis espelhos. Dois em cada lateral, mirados para trás, um sobre a porta direita focando o chão e um sobre o para-brisa, focando a frente do caminhão. Quando vai realizar uma manobra, o caminhoneiro tem que olhar os seis espelhos em uma fração de segundo.
Para acabar com os pontos cegos, a ZF está apresentando o sistema ZF Side Vision Assist, que será mostrado ao público durante a IAA, em Hannover, na Alemanha.
O sistema usa dois radares na lateral direita do caminhão, que conseguem perceber a presença de pedestre e ciclistas. Após a detecção de uma pessoa na lateral do caminhão com risco de acidente, o motorista é alertado com avisos luminosos, sonoros e vibração no volante, dependendo da urgência da manobra.
Além disso, se o motorista não tomar nenhuma atitude, o sistema intervem, acionando os freios de forma emergencial e até fazendo uma manobra evasiva. De acordo com a ZF, esse sistema se tornará indispensável à medida que a automação dos caminhões aumenta.
Seria muito bom em todos os veículos de cargas.Parabéns Zf pela iniciativa