Empresas dos Estados Unidos perseguem potenciais candidatos a motoristas


Empresas dos Estados Unidos estão com a demanda de fretes sempre em alta, que tem valores crescentes, mas não há motoristas sobrando no mercado. O que há é uma grande escassez de mão de obra no país todo. Por isso, transportadoras e empresas de recursos humanos tem investido em sistemas para “perseguir” os candidatos às vagas de motoristas.

Essas empresas oferecem atendimento online, formulários e outros sistemas de recrutamento de motoristas, e quando um candidato preenche o formulário padrão, automaticamente o sistema o qualifica para uma vaga ou não.

Caso o candidato preencha todos os requisitos, imediatamente um recrutador entra em contato com ele, agendando entrevista e testes. Se faltar algo no currículo do candidato, como a Carteira de Motorista Comercial (CDL – Commercial Driver’s License), o sistema responde o candidato automaticamente, informando que ele não será chamado até resolver a pendência dos documentos.

Nesse caso, o sistema marca o candidato, e pode entrar em contato com ele novamente, em um período de tempo predeterminado, para ver se ele já resolveu as pendências.

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Uma das transportadoras que usa um software do tipo é a Melton Truck Lines, do estado de Oklahoma, que oferece várias formas de contato direto com recrutadores.

Bobbi Leach, especialista em recrutamento de motoristas da Melton, diz que esse sistema permite saber o que está faltando para o motorista, e também permite o acompanhamento dele por algumas semanas, através de um sistema de contato por telefone.

O sistema também é usado quando um candidato preenche o formulário, mas ainda trabalha em alguma empresa. Nesse caso, o software aguarda o candidato sair do emprego atual, e entra em contato com ele logo após a demissão.

As empresas de transporte tem usado várias táticas para contratação de motoristas, porém, a maioria não surte tanto efeito. A profissão de motorista é considerada perigosa e tem baixa remuneração, por isso a procura é baixa.

Até 2030 serão necessários até 900 mil novos motoristas para suprir a saída de motoristas que trabalham hoje em dia, por aposentadoria ou mudança de emprego. Os Estados Unidos ainda não tem uma política de importação de mão de obra de outros países, como o Brasil.

Fonte: Blog do Caminhoneiro

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