Colecionador de caminhões raros de Santa Bárbara guarda relíquia que atuou no 11 de setembro


Júlio Ometto cresceu nos anos 80 e, inspirado no cinema daquela época, desenvolveu o sonho de ser bombeiro ou caminhoneiro. Hoje, aos 44 anos, o empresário de Santa Bárbara d’Oeste (SP) conseguiu unir o velho desejo da infância com a vida adulta, mesmo sem exercer tais profissões. Ele coleciona caminhões antigos, entre eles, uma relíquia usada nos ataques de 11 de setembro nos Estados Unidos.

A paixão por carros antigos começou quando, junto ao irmão, Ometto adquiriu um jipe, ainda aos 14 anos de idade. Era o início de um hobbyque o acompanharia ao longo das próximas décadas. O primeiro caminhão, no entanto, veio em 2009.

“Comprei um caminhão americano que havia sido importado pelo Exército Brasileiro na década de 1960”. O veículo acabou sendo vendido, mas a paixão pelos pesados estava longe de terminar.

Do cinema para a garagem

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A vontade, agora, era possuir um dos clássicos caminhões americanos, daqueles que Ometto cresceu assistindo em filmes nos anos 70 e 80.

“Fiz uns amigos que possuem esses caminhões e eles me encorajaram a importar um, mas eu não entendia nada desse tipo de veículo”, relembra.

Caminhão importado dos Estados Unidos pelo empresário Júlio Ometto — Foto: Luciano Calafiori/G1

Em 2012, o empresário encontrou, em um anúncio de um site dos EUA, um Kenworth ano 1972, em perfeito estado de conservação. “O caminhão estava no estado do Novo México e havia pertencido a uma transportadora de gado e madeira”, conta. Estava escolhido o próximo xodó.

A ajuda para realizar o sonho veio de um despachante de Porto Alegre (RS).

“É um negócio arriscado. O processo, desde a escolha do caminhão até a retirada no porto, dura cerca de um ano”, explica Ometto.

Para mover as mais de 12 toneladas, o modelo conta com 15 marchas, além de um motor turbodiesel de seis cilindros em linha com 400 cavalos de potência . O consumo? Cerca de 2 quilômetros por litro. “Não é mais um veículo de trabalho, nunca está carregado. Uso apenas para passear e quase sempre na rodovia”.

O empresário Júlio Ometto posa na frente do caminhão importado dos Estados Unidos — Foto: Luciano Calafiori/G1

A cabine é revestida por um material térmico e acústico. “O Novo México é um estado onde faz muito calor no verão e muito frio no inverno. Como os caminhoneiros dormiam no próprio caminhão, tem que ser confortável em qualquer época do ano”.

Paixão em comum

Ometto conta que, no Brasil, o veículo já rodou bastante.

“Viajamos com outros amigos que possuem caminhões e percorremos diversos estados do Brasil. O lugar mais longe que fomos até hoje foi Bonito (MS)”.

Os amigos formam a Confraria de Gigantes, um grupo de donos de caminhões raros e antigos que vivem no interior de São Paulo.

Caminhão de Bombeiros do 11/09

A cereja da coleção de Ometto veio da pequena cidade de Ironwood, estado de Michigan, também nos EUA, e chama atenção pela vibrante pintura amarela. Fabricado em 1987, o caminhão de bombeiros esteve ativo até 2016, destacando-se no rescaldo das operações durante o fatídico 11 de setembro de 2001, data que marca o atentado terrorista ao World Trade Center, em Nova Iorque.

A Informação é confirmada pelo próprio Departamento de Segurança Pública da cidade, que lembra, ainda, que o veículo também esteve em exposição no Canadá.

Caminhão de bombeiro importado pelo empresário Júlio Ometto, de Santa Bárbara d´Oeste — Foto: Luciano Calafiori/G1

Em 2017, em contato com o comandante do Corpo de Bombeiros da cidade onde o caminhão estava, Ometto fechou o negócio.

“Eles substituíram o modelo depois que ele completou 30 anos. Até hoje mantenho contato com o comandante. Ele ficou emocionado ao ver que o caminhão veio para um colecionador e que será bem cuidado”.

O veículo, fabricado em Detroit pela Seagrave, tradicional fabricante de carrocerias para caminhões de bombeiro dos EUA, possui 300 cavalos, também com seis cilindros. A escolha pelo modelo se deu justamente pela cor.

O empresário Júlio Ometto, que importou um caminhão de bombeiros dos Estados Unidos — Foto: Luciano Calafiori/G1

“Nos EUA, cada estado possui um padrão de pintura para veículos da Polícia ou dos Bombeiros. Em Michigan eles utilizam esse tom de amarelo. Achei muito bonito e diferente”, revela.

Família na estrada

Talvez nenhum caminhão teria desembarcado na garagem de Ometto se a esposa, Vanessa, não concedesse o aval necessário para as aquisições. A companheira do empresário, no entanto, garante que a paixão pelos brutos é compartilhada pelo casal.

“Eu adoro viajar de caminhão junto com os outros colecionadores. Somos muito amigos e acabamos nos tornando uma família. Além das viagens, vamos a aniversários uns dos outros, casamentos e outras celebrações, nos tornamos muito próximos”, conta Vanessa.

O empresário Júlio Ometto e a esposa Vanessa, que também dirige o caminhão — Foto: Luciano Calafiori/G1

E se engana quem pensa que Vanessa se contenta apenas em ocupar o banco do carona. A esposa de Ometto também fica atrás do volante. “Às vezes eu dirijo o caminhão de bombeiros, que tem câmbio automático”.

Os dois filhos do casal, de 13 e oito anos, já se interessam pelos caminhões. “Eles adoram e nos acompanham nos passeios. Logo eles é que vão dirigir”, garante Ometto. O empresário prefere não revelar os valores exatos dos xodós, mas demonstra firmeza ao dizer que não se arrepende do investimento. “Qual o preço de um sonho? Para mim, foi um valor que valeu a pena”, finaliza.

Fonte: G1

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