O motorista deve ficar atento aos sinais que podem indicar falha no sistema de direção dos caminhões. Composto por barra lateral, barra de ligação, terminal de direção, coluna e caixa de direção, o sistema garante a estabilidade e boa dirigibilidade do veículo.
Problemas mais comuns:
- Barra lateral e barra de ligação podem apresentar empenamento, folga, desalinhamento da direção, inversão da posição de montagem e coifa rasgada.
- A coluna de direção pode apresentar folga ou travamento no acoplamento ou cruzetas e consequente ruído.
- No terminal de direção o mais comum são folga excessiva, coifa rasgada e desalinhamento na instalação.
- A caixa de direção pode apresentar vazamento do fluido hidráulico e ou desgaste nos componentes internos.
O gerente de qualidade e serviços da Nakata, Jair Silva, explica que é importante:
- Fazer revisão a cada 10 mil km para verificar se os componentes do sistema de direção estão em condições adequadas com relação a folgas, posição de montagem e sua preservação/integridade
- Peças soldadas ou recondicionadas podem acarretar acidentes graves, pois em condições de uso severo podem apresentar ruptura deixando o veículo desgovernado.
- A folga na direção é facilmente percebida pelo motorista e neste caso um mecânico de confiança deve ser procurado para identificar o componente causador da folga.
Fonte: O Carreteiro
Publicidade