Há a possibilidade de os empréstimos terem prestações intercaladas seguindo a entressafra, ou seja, em alguns meses, categoria não pagaria parcelas
O governo deve diminuir as exigências e facilitar o acesso de caminhoneiros a linhas de crédito voltadas para manutenção da frota com juros mais baixos e prazos maiores.
Uma medida provisória deve ser editada para atender à reivindicação da categoria, que ameaçou deflagrar greve no início deste ano, segundo uma fonte que acompanha as discussões.PUBLICIDADE
Em abril, o governo liberou R$ 500 milhões em financiamentos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Na ocasião, os recursos seriam destinados a empréstimos de no máximo R$ 30 mil por CPF.
Em agosto, porém, apenas um empréstimo havia sido aprovado na linha BNDES Caminhoneiro.
O banco então ampliou o limite para R$ 100 mil e o prazo dos empréstimos passou de dois anos e meio para até cinco anos, com 12 meses de carência, para empréstimos que podem ser pedidos até 26 de maio de 2020.
A mudança, no entanto, não resolveu a situação segundo um dos líderes da categoria, Wanderlei Alves, conhecido como Dedéco.
Segundo ele, há ainda entraves burocráticos que impedem os caminhoneiros de acessar esses financiamentos.
“Hoje, o maior problema do caminhoneiro é a troca de pneu”, disse.
Dedéco afirma que, a convite do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, vai participar de um encontro com presidentes de bancos nos próximos dias 9 e 10 em Brasília para tratar do assunto.
Enquanto isso, a equipe do ministério também tem discutido a situação.
Reunidos em uma sala no sexto andar do Ministério da Infraestrutura na sexta-feira, a secretária adjunta da Pasta, Viviane Esse, e representantes do BNDES e da subchefia de articulação e monitoramento da Casa Civil debateram o assunto.
Uma das propostas colocadas à mesa foi a de manter essas linhas de créditos em um limite de R$ 100 mil, com foco na troca de pneus de caminhões.
Outra ideia debatida foi a da possibilidade de os empréstimos terem prestações intercaladas seguindo a entressafra, ou seja, em alguns meses, os caminhoneiros não pagariam as parcelas.
As linhas seriam oferecidas pela Caixa, BB e BNDES.
O governo também deve incluir na MP a criação do Documento de Transporte Eletrônico (DTE), um sistema único para transporte de cargas.
Essa foi uma das promessas feitas à categoria pelo governo para reduzir a burocracia e baratear os custos do frete.
O BNDES disse que vem promovendo “uma série de avanços em seus modelos de financiamento para contemplar as necessidades dos caminhoneiros nos últimos meses”.
O banco lembrou que criou, no mês passado, uma linha de refinanciamento de dívidas que beneficia, inclusive, caminhoneiros.
“O banco promove continuamente estudos e diálogos de forma a aprimorar os seus instrumentos disponíveis para atender a demandas da sociedade, entre as quais as dos caminhoneiros.”
Fonte: R7