Fiscalização nas estradas: fique atento aos itens mais verificados nos caminhões


Quando o motorista se depara com fiscalizações da PRF em rodovias federais deve ter sempre em mente que a abordagem é necessária. É importante para verificar o cumprimento do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e também para impedir crimes, como entrada de armas, drogas e produtos ilegais em geral, além de interromper um possível sequestro em andamento.

5 – Documentos de porte obrigatório

O condutor de caminhão deve sempre ter em mãos os documentos de porte obrigatório, como a CNH e o CRLV que devem estar dentro do prazo de validade. Nota fiscal, caso o veículo esteja carregado.

4 – Transporte de produto perigoso

E em caso de transporte de produto perigoso é necessário o porte de todos os documentos, e os equipamentos de segurança que o produto transportado exigir. Neste caso, o motorista deve possuir o curso de movimentação operacional de produtos perigosos, conhecido por MOPP, que o habilita para o transporte.

3 – Equipamentos obrigatórios

Todos os equipamentos de uso obrigatório serão verificados e devem estar de acordo com o exigido pela legislação, exemplo, o tacógrafo deve estar homologado pelo INMETRO e o disco preenchido corretamente com os dados obrigatórios que são: nome do motorista, a placa do caminhão e a data do dia que o disco foi inserido. O extintor continua sendo obrigatório para caminhões. Sendo assim, o equipamento deve estar em perfeito funcionamento e dentro da validade.

Publicidade

2 – Pneus

Pneus, os quais devem estar em bom estado de conservação, preservando suas características, pois o estado influencia a ocorrência de acidentes, principalmente em caso de pista molhada, que dificulta a aderência. Os para-choques e as dimensões regulamentares dos caminhões também devem estar de acordo com a legislação, pois serão verificados.

1 – Uso do cinto de segurança

É obrigatório o uso de cinto de segurança para todos os ocupantes. O limite de capacidade de passageiros deve ser respeitado, pois, em uma fiscalização, além da autuação também será necessário o transbordo e o veículo só será liberado com a capacidade permitida, o que pode causar transtornos ao motorista.

Fonte: O Carreteiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *