Combate à desinformação!


A gente sabe que todo dia tem alguém enviando um vídeo, notícia ou mensagem no seu celular sobre o coronavírus. E aí fica difícil de saber o que é verdade ou não, né? Então olho nesse guia de perguntas e respostas pra ajudar você nessa:

1 – Afinal, é pra usar máscara ou não?

O Ministério da Saúde recomenda que sim. Use ao sair de casa, mesmo que não tenha sintomas de gripe ou resfriado. Isso pode salvar você e quem você ama.

2 – Só o álcool em gel higieniza de verdade a mão?

Publicidade

Álcool em gel é uma opção prática, lembrando que precisa ser acima de 70% tá, mas lavar as mãos com água e sabão funcionam muito bem também. Nessa luta a gente tem um monte de aliados!

3 – Quanto tempo o vírus sobrevive em objetos?

Depende do material. Há superfícies em que ele pode ficar até 3 dias e há locais em que ele morre em uma hora. Exemplos:
Aço inoxidável = 3 dias
Plástico = 3 dias

Papelão = 1 dia
Ar = 40 minutos a 2h30min

4 – Gargarejo com água quente ajuda a eliminar o vírus?

Quem nunca apelou paras receitas caseiras? Tem um monte: sal grosso, água quente, própolis etc. Mas o fato é que nenhuma dessas medidas tem comprovação científica de eficácia.

5 – É possível pegar o vírus pelo ar?

O ar pode carregar partículas de secreções de alguém infectado. Por exemplo, se uma pessoa contaminada falar, espirrar ou tossir perto de você, dá pra pegar, sim.

6 – Acho que fui infectado com o coronavírus, posso tomar alguma medicação?
Não é aconselhado tomar remédio por conta própria. Uma boa opção é baixar o aplicativo ​Coronavírus SUS.​ Ele mostra informações pra viajantes, avalia os sintomas, fala quando você deve procurar um médico e até mostra as unidades de saúde que estão por perto. É só baixar na loja de aplicativos do seu celular.

7 – A hidroxicloroquina e a cloroquina ajudam a prevenir a doença?

Esses medicamentos ainda estão sendo testados junto a muitos outros, mas não existe nada certo sobre eles. O que é importante lembrar:​ não se automedique. Os efeitos colaterais podem ser graves. Se for o caso, um médico vai receitar a alternativa certa pra você.

O Ministério da Saúde preparou um portal com as principais dúvidas e atualizações constantes sobre descobertas da doença. Procure sempre canais oficiais para se informar e evite repassar notícias de WhatsApp sem fonte! Saibamaisem:h​ ttps://coronavirus.saude.gov.br/

Não se esqueça dos cuidados na estrada. Seguimos juntos!
Boa viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *