No Brasil, existem 3 datas que são dedicadas para os profissionais do volante. Mas sempre fica aquela dúvida: por que temos mais de uma? Qual o motivo de cada uma delas? Chegou a hora de você descobrir os porquês.
30 de junho, Dia do Caminhoneiro em São Paulo
Em 1986, o governador do Estado na época, Franco Montoro, sancionou uma lei que estabeleceu o dia 30 de junho como a data oficial para se celebrar o Dia dos Caminhoneiros em São Paulo. Apesar de tudo isso, ela é pouco celebrada pelos profissionais.
25 de julho, Dia de São Cristóvão
Essa é a data mais reconhecida de Norte a Sul do Brasil. São Cristóvão era famoso por ajudar pessoas em travessias por um rio, sendo uma delas, o próprio Jesus Cristo. Por esse motivo, é chamado de padroeiro dos viajantes e dos motoristas. A partir daí, surgiu a celebração dos caminhoneiros, que não se prende ao dia e se estende durante todo o mês de julho.
16 de setembro, Dia do Caminhoneiro no Brasil
Em 2009, o vice-presidente da época, José de Alencar, assinou uma lei, em uma atitude igual a do governo de São Paulo, e estabeleceu o dia 16 de setembro como o Dia do Caminhoneiro em todo o território nacional. A intenção talvez fosse unir a data com o Dia do Transportador, que é comemorado em 17 de setembro.
Mas independente do dia escolhido para comemorar, o importante mesmo é reconhecer o esforço dos profissionais que passam o ano inteiro na estrada, realizando sacrifícios, para tocar nosso Brasil em frente.
Obrigado por tudo o que você faz pelo povo brasileiro!
Feliz Dia do Caminhoneiro!