Pneus e as Altas Temperaturas


Com as altas temperaturas, cuide dos pneus antes de pegar a estrada.

Por serem os únicos pontos de contato do veículo com o solo, os pneus sentem a alteração da temperatura ambiente.

Nas altas temperaturas do verão, é normal que os pneus percam o dobro da pressão, aumentando a quantidade de calor gerada pelo rolamento e o consumo de combustível. Além disso, quando a calibragem não está adequada para o veículo, os pneus podem se desgastar mais facilmente, diminuindo sua vida útil.

O diretor da KD Pneus, Junior Scarpa, recomenda para quem for viajar que faça uma revisão dos itens básicos do carro, inclusive dos pneus. “É necessário que o pneu ofereça boa aderência no solo quente ou molhado, garantindo, assim, mais segurança e uma melhor dirigibilidade na estrada”, explica Scarpa, lembrando que é preciso ainda ficar atento caso vá viajar para uma região de estrada de terra e nunca esquecer de deixar o estepe em ordem.

Publicidade

Assim como em outras épocas do ano, é necessário fazer a calibragem com os pneus frios, para que a diferença de pressão interna seja a menor possível. Confira quais outros fatores devem ser observados antes de pegar a estrada:

Condições do pneu
Para que um pneu seja considerado seguro, é necessário que ele tenha mais de 1,6 mm de sulco. Se o sulco estiver menor, isto significa que o pneu está careca e não conseguirá se firmar no chão. Nesse caso, é obrigatória a substituição do pneu. Observe ainda se algum pneu apresenta bolhas, pois isso é indicativo de que não irá suportar as altas temperaturas.

Estepe
Muitas vezes esquecido, o estepe também merece atenção especial, já que poderá substituir o pneu se houver uma emergência. O estepe deve estar com a calibragem correta, e o veículo deve possuir triângulo e chave de roda para a troca.

Rodas
Confira se as rodas estão com partes amassadas. Isso pode provocar fuga de ar e pressão nos pneus, prejudicando a segurança do veículo. Se as rodas forem de liga leve, observe se há trincas ou quebras. Busque a ajuda de um borracheiro ao observar qualquer um desses sinais.

Fonte: O Debate

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *