4 cuidados para manter os pneus em dia


O último levantamento da CNT (Confederação Nacional do Transporte), realizado em 2016, aponta que 58,2% das rodovias brasileiras possuem problemas no pavimento, geometria ou sinalização.

Ainda segundo o estudo, as deficiências apresentadas nas vias impactam diretamente no custo de operação do transporte, que pode aumentar em cerca de 24,9%.

Um dos itens do caminhão mais prejudicados pelas más condições das rodovias é o pneu. Para evitar maiores custos e prejuízos à operação, preparamos um guia com quatro itens para se checar antes de cair na estrada. Confira:

4- Alinhamento
Serve para manter o alinhamento dos ângulos das rodas de acordo com as especificações técnicas das fabricantes. Quando os pneus estão desalinhados, além da diminuição de vida útil, há o maior desgaste dos componentes. A direção também se torna insegura, devido a maior resistência aos rolamentos, a perda de atrito com o solo, que também resulta em aumento no consumo de combustível, e pela puxada para a esquerda ou direita quando se tira as mãos do volante.

Publicidade

3- Balanceamento
Importante para distribuir por igual o peso do veículo, o balanceamento, quando não realizado, ou feito de maneira incorreta, faz as rodas produzirem ruídos e vibrações que podem ser sentidas no volante, o que torna a viagem muito desconfortável.

Para os dois casos, é recomendado ficar atento aos prazos informados pelas fabricantes para realizar as revisões, ao notar barulhos e irregularidades após transitar por vias esburacadas e ao trocar algum pneu; o comportamento do veículo não deve ser ignorado.

2- Calibragem
Além de inseguro, rodar com baixa pressão nos pneus pode explodir os curtos da operação de transporte. Segundo dados da Michelin, rodar com a pressão 20% abaixo da recomendada pelo fabricante pode aumentar em 1,7% o consumo de combustível. Outro problema ocasionado pela calibragem incorreta dos pneus é a redução da vida útil (28% menos se calibrado em excesso e 22% em caso de baixa pressão).

1- Desenho de banda
A correta escolha do desenho de banda de pneus varia de acordo com o perfil de sua operação. O ideal é manter os pneus que os caminhões recebem de fábrica ou, se optar por trocar, consultar a fabricante do veículo e um revendedor de pneumáticos, que pode te ajudar a não escolher um modelo em desacordo com a sua operação.

Fonte: O Carreteiro

Um comentário em “4 cuidados para manter os pneus em dia”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *