Com um roubo de caminhão por hora, preço do frete para o Rio sobe


São Paulo e Rio de Janeiro – Depois de 14 anos transportando bebidas no Estado do Rio, o empresário Joaquim Rodrigo dos Santos fechou as portas da sua empresa em janeiro. “Quebrei por causa de tanto roubo”, diz. Ele chegou a ter as cargas de dois caminhões roubadas em um mesmo dia. Com tantos assaltos, a seguradora cancelou o contrato e o empresário, dono da maior transportadora de bebidas do Estado, calcula ter desembolsado R$ 1 milhão para ressarcir os clientes.

Assim como Santos, que fechou a transportadora, cerca de 40 empresas de médio e pequeno portes que atuavam no Rio de Janeiro faliram nos últimos meses, segundo o Sindicato das Empresas de Carga e Logística do Rio (Sindicarga). Essa estatística está diretamente ligada a outra: o número de roubos de cargas no Rio avançou quase 25% no primeiro semestre na comparação com o mesmo período de 2016, de acordo com o Instituto de Segurança Pública.

Hoje, o Estado tem mais de um caminhão roubado por hora. Em maio, quando as ocorrências atingiram seu ápice, foram, em média, 40 caminhões por dia, segundo dados exclusivos da Federação das Indústrias do Rio (Firjan). “Esses números gritam, é um absurdo”, diz Sérgio Duarte, vice-presidente da entidade. “Existe um mercado por trás disso.”

Os roubos de carga afetam os custos de logística e as vendas da indústria e do comércio. Em 12 meses, os gastos com transporte de mercadorias para o Rio subiram entre 30% e 35%, nos cálculos do Sindicarga. Fabricantes de eletroeletrônicos, alimentos e redes varejistas, que preferiram conceder entrevistas sem se identificar, afirmam que estão com dificuldade de contratar frete para abastecer o Rio de Janeiro. “Tem empresa que já não quer mais mandar carga para o Rio”, diz Duarte, da Firjan. “Estamos correndo um sério risco de desabastecimento, especialmente dos produtos mais roubados.”

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Na lista dos preferidos dos bandidos estão frango, carne bovina e queijos – itens fáceis de revender. “Está uma loucura conseguir frango, por exemplo. Os supermercados compram, mas não recebem”, diz o presidente da Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), Fabio Queiroz. Um levantamento da entidade mostra que algumas mercadorias chegam ao Estado com preços até 20% mais altos do que no restante do País como consequência do repasse dos custos de transporte.

A BRF, gigante do setor de frangos e comida congelada, contratou uma empresa de gerenciamento de risco para revisar as rotas e os horários de circulação dos caminhões no Rio. Em áreas de risco, eles trafegam em comboios de quatro a cinco veículos e usam escolta.

Nem caminhões carregados de ovos escapam das quadrilhas especializadas em roubo de carga. “Essas mercadorias voltam para as ruas em Kombis, que vendem a cartela com cinco dúzias a R$ 10. A cada caminhão roubado, são mil caixas de ovos que entram nas ruas por preços que não podemos concorrer”, diz o atacadista José Andrade, proprietário de uma distribuidora de ovos na zona norte do Rio.

Os fornecedores do atacadista, a maioria produtores de São Paulo, ameaçam suspender as entregas a cada ocorrência. “Os bandidos levam para a comunidade, distribuem a carga entre oito ou dez Kombis e posicionam uma em cada saída do morro”, conta. “O morador nem desce mais para o asfalto para comprar.”

Taxa de violência

Por causa do número crescente de roubos e para arcar com custos extras de mão de obra, as transportadoras criaram uma taxa de emergência, apelidada de “taxa de violência”. Ela pode chegar a até 1% do valor da carga na nota fiscal, acrescido de R$ 10 para cada 100 kg transportados. “O problema é que o motorista também não quer vir para o Rio”, diz Moura, do Sindicarga.

Além dessa despesa adicional, os gastos das transportadoras cresceram por conta da maiores exigências das seguradoras. Quando aceitam fazer seguro das mercadorias para o Rio, exigem serviços de monitoramento da carga, de gerenciamento para criar rotas mais seguras e até o uso de iscas descartáveis – dispositivos que permitem rastrear a carga roubada.

Eduardo Michelin, diretor de Transportes da corretora Willis Towers Watson, conta que recentemente consultou 14 seguradoras para fechar um seguro de uma carga de produtos de higiene e limpeza para o Rio e apenas três companhias se interessaram pelo negócio. Nas contas de Fernando Ferreira, presidente da corretora de seguros Vessel, o preço da operação de seguro de carga para o Rio mais que dobrou no último ano. “Há até conversas entre as seguradoras para excluir o Rio das apólices de seguros”, disse.

Embora os índices de roubo de carga permaneçam altos, a operação conjunta entre Forças Armadas e agentes de Segurança do Rio parece já ter levado a uma redução no número de ocorrências no Estado. Em junho, foram registrados, em média, 33 casos por dia. Em julho, ainda houve pelo menos 26 roubos a caminhões por dia.

Os números, no entanto, estão longe de encorajar o empresário Joaquim Rodrigo dos Santos a atuar novamente no Rio. Depois de fechar a transportadora de bebidas, ele opera hoje, da capital fluminense, uma frota de 12 caminhões, que leva café de Varginha (MG) para o Porto de Santos (SP). Sem passar pelo Rio.

Fonte: Exame

9 comentários em “Com um roubo de caminhão por hora, preço do frete para o Rio sobe”

  1. Q mentira e mesmo q tenha subido o frete para la ou para qualquer lugar os aumentos não chegam nós donos de caminhão pois as TRANSPORTADORAS não repassam, fica tudo nelas, hj o frete no Brasil está um lixo pois como não a controle as transportadoras comem todo nosso lucro, q saudade do tempo em q se carregava direto para empresa q pagava 3×1 hj isso é um sonho, o problema do transporte no Brasil se chama TRANSPORTADORAS bem isso, mercenários q estão enriquecendo a nossas custas.

  2. Eu não pego carga para o rio de janeiro, por preço nenhum é um risco de perder o caminhao a carga e a vida.

  3. Fui levado com meu caminhão da porta do atacadao de D. de Caxias em plena luz do dia, às 14 horas, me levaram para Belford Roxo e roubaram toda a carga, graças ao meu bom Deus não me fizeram mal algum e nem meus pertences roubaram, só a carga mesmo.
    Mas o pior foi no dia seguinte, passando no trevo de manilha sentido, Rio x Vitória, fui abordado por dois vagabundos da PRF que inventaram problemas no meu caminhão e tive que deixar 700 reais pra não levarem meu caminhão, estamos cercados de bandidos, fardados e não fardados, tristeza total.

  4. Eu até que estava indo toda semana para o Rio de Janeiro, só parei de ir, não pelos roubos , mas sim pela exploração das transportadoras querem cada dia pagar menos nos fretes, principalmente nos aplicativos, que tudo para eles é Retorno e complemento.

  5. Nenhum motorista deveria aceitar ir pro rio,deveria haver um desabastecimento total,para ver se acabava com esta pouca vergonha,isto é um vexame para as autorodades. Tem coisa aí .

  6. Ja fui seguido na Dutra e nao havia um ponto sequer para buscar ajuda. Fiz um monte de barbeiragem ate conseguir sair da marcação. As placas eram do Rj e ja estava ruim, agora que troquei de municipio, mesmo que me desse um caminhao novo fica dificil de aceitar
    Se eu nao voltar de que adianta um caminhao novo. O frete pode ser cobrado mais caro pela tranportadora, mas para que dirige a realidade é outra. O diesel o pedagio as refeicoes os pernoites as qualificacoes com cursos caros e os valores dos veiculos mais novos tudo aumenta e o frete tem que ser compreensivo?

  7. Se todos nós caminhoneiros deixassemos de ir para o Rio de Janeiro as autoridades teriam que tomar alguma providência, temos esse poder em nossas mãos, basta colocar em prática

  8. Tenho proposto quando vejo uma oferta de frete no rio .só vou se tiver um tank de escolta . Entregas em Caxias coelho neto Pavuna acari fazenda Botafogo .Rocha Miranda entregas que tenha que rodar pela av. Brasil até campo grande não vou de jeito nem um ainda mais com.o valor de frete que pagam . Valor que chega a menos de ,2.00 por km rodado. Tanto do és como de São Paulo . Não vou ariscar a estar no lugar errado na ora errada . Pode se perder o caminhão e a vida

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