Urbanização de rodovias dificulta transporte de longa distância


É preciso cuidar para que rodovias não sejam descaracterizadas de sua função inicial: o transporte de longa distância. Foi essa a principal conclusão da mesa “Os desafios das estradas”, parte do 2º Seminário Mobilidade Urbana, realizado pela Folha de S. Paulo, dia 22 de janeiro, no teatro Unibes Cultural, em São Paulo.

“A busca por cada vez mais acesso leva à ocupação das margens das rodovias e a transformação delas em avenidas, que perdem essa característica de transporte de longa distância”, afirmou Laurence Casagrande Lourenço, secretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo.

“Rodovia tem de ser sustentada como tal”, defendeu, ao citar as marginais Pinheiros e Tietê, hoje rotas de automóveis utilitários com a finalidade de transporte individual.

Lourenço afirmou que, no Estado de São Paulo, onde quase 85% do transporte de carga é feito pelo modal rodoviário, a urbanização das estradas é prejudicial à medida em que encarece o processo logístico. “Você começa a ter a restrição de horários e tamanhos, e o abastecimento da cidade passa a ser feito por veículos menores.”

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“A nossa preocupação é dar um acesso adequado. Cabe aos municípios a tratativa adequada”, pontuou Giovanni Pengue Filho, diretor-geral da Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo).

Investimentos

As concessões e privatizações foram destaque na fala de Pengue Filho, que mencionou investimentos previstos para as rodovias estaduais neste ano: serão R$ 8,23 bilhões ao todo, dos quais R$ 2,99 bilhões serão destinados a obras estruturais como duplicações, por exemplo.

“O usuário está mais exigente. O poder público, que é o concedente, tem de estar atento para que se faça o que é necessário nas rodovias”, disse César Borges, presidente da ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias).

Para ele, há ainda entraves burocráticos que fazem com que as rodovias federais deixem a desejar. “Existe um controle forte dentro do Tribunal de Contas da União e da Agência Nacional de Transportes Terrestres que, praticamente, requer que o contrato fique estático por 30 anos.”

Saturação

O secretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo chamou a atenção para as perspectivas de saturação das rodovias na região metropolitana de São Paulo. “A ocupação do território deixou a região muito cara. Rodovia precisa de espaço, e a desapropriação acaba sendo cara”, afirmou.

Lourenço disse ainda que o governo estadual estuda, junto ao Banco Mundial, a elaboração de um trem expresso capaz de percorrer distâncias médias. Ele serviria de transporte para pessoas localizadas em cidades como Campinas, Americana e Sorocaba até a capital.

“O desafio da mobilidade passa pelo transporte das pessoas e pelo abastecimento da cidade, que disputam entre si. É preciso buscar soluções multimodais que permitam a chegada dessas cargas por outras vias que não só a rodoviária”, concluiu o secretário.

Fonte: Folha de S. Paulo

2 comentários em “Urbanização de rodovias dificulta transporte de longa distância”

  1. Acho absurda a burrice desses camaradas que criam as restriçoes aos cargueiros em vias que foram criadas para eles ,como as marginais em sao paulo salin maluf tb em sao paulo .ja temos restriçoes em curitiba ,brasilia e agora como se nao bastasse estao proibindo o anel viario em bh.a anel viario de sao paulo nem ficou pronto ha estao estudando meios de proibir de vez caminhoes nas marginais.um erro grave neste rodoanel de sao paulo é nao ter umasaidaem parelheiros pra zona sul.

  2. Olá boa noite, meu nome é Clayton, sou carreteiro e moro em São Paulo, muito boa essa matéria e abre uma boa discussão sobre o assunto, na minha observação por anos de estrada, vejo que o poder público contrata engenheiro bastante inteligentes com altos salários, para fazerem estudos para resolver os problemas dos congestionamentos nas vias públicas, e após muito estudo chegam a conclusão ridícula de apenas proibir, como nos tempos das cruzadas com leis sem fundamentos nenhum, exemplo: Se está trânsito, proíbe caminhão, se continuar colocam rodízio, ou proíbe motociclista na via expressa na marginal, nenhuma obra foi feita pra melhorar o fluxo dos veículos na marginal tiete, o trânsito todo da marginal tiete se resume no afunilamento da marginal na região da dutra, onde se reduz de 5 para 3 faixa para continua na marginal, onde que 2 entra no acesso à dutra, e os caminhões que vem na faixa da direita tem que cruzar até a quinta faixa pra poder entrar na dutra, e pra agravar tem um radar a 200 metros que se o caminhão está na 3 faixa, o motorista e multado, simplesmente um nó, e o fluxo fica lento causando o trânsito todo consequentemente, sei que a truckpad e um ótimo canal, e poderia questionar o poder público e ser a nossa voz nessa luta, porque os sindicatos só tem interesse na quantia que irão receber dos impostos sindical, pois não defendem a categoria….

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