Lei diz que motorista pode conduzir veículo que peso bruto não ultrapasse 3.500 kg. No entanto, para exercer atividade remunerada, é preciso autorização do Detran.
Você sabia que é possível dirigir caminhões usando uma carteira de habilitação do tipo B, a mesma de carros?
O Código de Trânsito Brasileiro, CTB, diz que o motorista pode dirigir veículos cujo peso bruto total (soma do peso do veículo mais a capacidade de carga) seja igual ou menor que 3.500 kg. Entram nesta categoria desde vans com opção chassi até pequenos caminhões.
Só que, para exercer atividade remunerada com veículos, o motorista deve pedir ao Detran que esta informação seja incluída em sua CNH. O processo inclui a realização de um exame psicológico (o valor varia para cada estado) no ato da solicitação e a cada renovação do documento.
Veja abaixo uma lista dos modelos que podem ser conduzidos por motoristas com CNH B.
Volkswagen Delivery Express
Volkswagen Delivery Express — Foto: Divulgação
- Motor: 2.8 diesel, 150 cv
- Câmbio: manual, 6 marchas
- Capacidade de carga: 1.453 kg
- Preço: ainda não definido
O menor membro da família de caminhões da Volkswagen chega às concessionárias neste mês, e é o único modelo da marca que pode ser dirigido com a CNH B. Traz uma série de semelhanças com os carros da marca – caso do visual do quadro de instrumentos, da alavanca de câmbio e dos botões no console central.
Tem volante regulável em altura e profundidade e pode receber, opcionalmente, ar-condicionado. Segundo a Volkswagen, seu airbag de passageiros é o maior da América Latina, com 160 litros.
Hyundai HR
Hyundai HR — Foto: Divulgação
- Motor: 2.5 diesel, 130 cv
- Câmbio: manual, 6 marchas
- Capacidade de carga: 1.800 kg
- Preço: R$ 73.720
Produzido em Anápolis (GO), junto com ix35 e Tucson, o HR é o menos refinado dos Hyundai. É dono da melhor capacidade de carga desta lista, praticamente empatado com o Kia Bongo.
Sua lista de equipamentos inclui vidros e travas elétricos e direção hidráulica. Mas não é possível ter ar-condicionado nem como opcional. Tem capacidade para 3 passageiros.
Kia Bongo
Kia Bongo — Foto: Divulgação
- Motor: 2.5 diesel, 130 cv
- Câmbio: manual, 6 marchas
- Capacidade de carga: 1.812 kg
- Preço: R$ 74.990
O Bongo é o “primo” do Hyundai HR. Os dois compartilham a base e o conjunto mecânico, embora o Kia tenha capacidade de carga ligeiramente maior. Uma outra diferença é que o Bongo não é produzido na mesma fábrica do HR, mas importado do Uruguai.
Apesar da distância geográfica de fabricas, o nível de equipamentos dos dois modelos é semelhante. O Bongo também não possui ar-condicionado, e traz direção hidráulica e vidros elétricos.
Mercedes-Benz Sprinter
Mercedes-Benz Sprinter — Foto: Divulgação
- Motor: 2.2 diesel, 129 cv
- Câmbio: manual, 6 marchas
- Capacidade de carga: de 1.620 kg a 1.660 kg
- Preço: R$ 113 mil
A Sprinter pertence a divisão de vans da Mercedes-Benz. Mas o modelo possui uma versão chassi, com peso bruto total de 3.500 kg. São duas opções de carroceria, com entre-eixos de 3,67 metros ou 4,33 m.
Na versão mais comprida, pode chegar a quase 7 metros, o maior modelo desta lista. A lista de equipamentos tem como itens opcionais: ar-condicionado, volante multifuncional e controle de velocidade de cruzeiro. Vale lembrar que a Sprinter ganhou uma nova geração há pouco.
Iveco Daily 35S14
Iveco Daily 35S14 — Foto: Divulgação
- Motor: 3.0 diesel, 146 cv
- Câmbio: manual, 6 marchas
- Capacidade de carga: de 1.270 kg a 1.525 kg
- Preço: R$ 118.055
Quando equipado com todos os opcionais, o Daily se torna tão equipado quanto um automóvel. Há ar-condicionado, vidros e travas elétricos, controle de velocidade de cruzeiro, retrovisor com aquecimento e central multimídia com navegação.
Mas a lista de itens de série é mais modesta. Ela incluir direção hidráulica, banco do motorista com regulagem de altura e computador de bordo.
Foton Minitruck 3.5-14 ST/DT
Foton Minitruck 35-14 DT — Foto: Divulgação
- Motor: 2.8 diesel, 131 cv
- Câmbio: manual, 5 marchas
- Capacidade de carga: 1.450 kg ou 1.500 kg
- Preço: R$ 108 mil / R$ 115 mil
O Minitruck 3.5-14 tem versões com eixo traseiro com roda simples ou dupla. Ele também é cerca de 1 metro mais comprido, além de ter motor 20 cv mais potente do que o 3.5-12, que chega ao Brasil ainda no primeiro semestre.
Sua carga útil varia de 1.450 kg a 1.500 kg (com eixo traseiro simples). A lista de equipamentos é bem completa, e inclui ar-condicionado, direção hidráulica, volante regulável, vidros e travas elétricos e rádio com entrada USB.
Jac V260
Jac V260 — Foto: Divulgação
- Motor: 2.0 diesel, 103 cv
- Câmbio: manual, 6 marchas
- Capacidade de carga: 1.510 kg
- Preço: R$ 71.990
O veículo da Jac é o menos potente da turma, fruto de seu motor de menor cilindrada. No entanto, seu preço é o mais baixo e sua lista de equipamentos é bastante completa, sem opcionais.
Traz, de série, ar-condicionado, direção hidráulica, rádio, vidros e travas elétricos e até uma câmera frontal, que grava o que acontece no trânsito e promete baixar o valor do seguro.
Fiat Ducato Chassi
Fiat Ducato Chassi — Foto: Divulgação
- Motor: 2.3 diesel, 130 cv
- Câmbio: manual, 6 marchas
- Capacidade de carga: 1.590 kg
- Preço: R$ 108,5 mil
Um dos mais recentes lançamentos do segmento, a Ducato ganhou uma nova geração. E pela primeira vez há uma opção chassi-cabine. Ela é importada do México, e traz o mesmo motor do modelo anterior, um 2.3 de 130 cv aliado ao câmbio manual de 6 marchas.
Assim como em outros modelos, o ar-condicionado é item opcional, assim como ajustes elétricos dos retrovisores. Tem direção hidráulica e carregador USB de série.
Renault Master
Renault Master Chassi — Foto: Divulgação
- Motor: 2.3 diesel, 130 cv
- Câmbio: manual, 6 marchas
- Capacidade de carga: 1.759 kg
- Preço: R$ 122,5 mil
A Master foi a van mais vendida do Brasil em 2017. Mas a Renault também oferece uma versão Chassi, que pode ser usada como um pequeno caminhão, de acordo com o implemento. Tem uma das melhores capacidades de carga desta lista.
Há apenas um pacote opcional, que custa R$ 7,7 mil e inclui ar-condicionado, faróis de neblina, computador de bordo e rádio. De série, tem vidros, travas e retrovisores elétricos e direção hidráulica
Fonte: G1 Auto Esporte