Concurso busca ideias para salvar vidas nas estradas


Todos os anos morrem no trânsito 40 mil pessoas, o equivalente à queda de mais de 400 aeronaves com 100 lugares. Além disso, os mais de 400 mil feridos pela violência no trânsito equivalem à queda de 4 mil aviões por ano, em que os passageiros sobrevivem com diferentes graus de sequelas. “É como se 12 aviões caíssem por dia no Brasil com mortos e feridos, sendo que a maior parte das mortes e dos feridos graves é decorrente de acidentes nas rodovias”, alerta Rodolfo Rizzotto, coordenador do SOS Estradas.

Pensando nesse cenário e focado em reduzir os acidentes nas estradas do Brasil, O SOS Estradas – Programa de Segurança nas Estradas, e a Trânsito Amigo, entidade de vítimas de trânsito, realizam o concurso inédito “SUA IDEIA PODE SALVAR VIDAS NAS ESTRADAS – INCLUSIVE A SUA”, cujo objetivo é estimular os usuários de rodovias e os motoristas profissionais a apresentarem sugestões simples que possam salvar vidas nas estradas brasileiras. Os vencedores receberão R$ 15.000,00, divididos em dois prêmios de R$ 7.500,00, em duas categorias diferentes.

“Acreditamos nas ideias simples e consideramos fundamental criar um canal para que as pessoas comuns possam participar com sugestões para reduzir os acidentes nas rodovias e torná-las mais seguras”, explica Rizzotto.

A organização criou uma premiação específica para os motoristas de caminhão e ônibus. “Esses profissionais têm grande experiência e boas sugestões, mas normalmente não encontram espaço para divulgá-las. Por isso, resolvemos criar uma categoria específica para eles”, ressalta Rizzotto.

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Para o representante da “Trânsito Amigo”, Fernando Diniz, toda e qualquer ação em prol da diminuição dos acidentes nas rodovias do país é válida. “É fundamental iniciativas como essa do SOS Estradas para que as pessoas reflitam sobre a importância de segurança nas estradas. Infelizmente, ninguém está imune à violência do trânsito e os familiares das vítimas não aparecem nas estatísticas, mas sofremos tanto quanto um mutilado.”

Regulamento

As ideias apresentadas devem permitir aplicações imediatas em todo território nacional, especificamente em rodovias, e não podem exigir grandes investimentos. Quanto mais simples e de menor custo, maiores serão as chances de sagrarem-se vencedoras em cada categoria concorrente.

A participação é aberta a todos os brasileiros, exceto aos profissionais do SOS Estradas, da Estradas Serviço de Informação Ltda.; aos clientes da empresa e seus familiares, bem como aos da Trânsito Amigo e membros do júri.

Os participantes devem entrar no site www.estradas.com.br, preencher o formulário do concurso e enviar sua ideia, descrita em até 30 linhas, informando os dados para contato. As sugestões deverão ser encaminhadas entre os dias 28 de novembro de 2018 e 28 de fevereiro de 2019.

Os resultados serão divulgados no dia 28 de março de 2019 e a cerimônia de entrega será realizada no dia 23 de abril de 2019, na cidade do Rio de Janeiro ou na capital paulista, em local a ser definido.

Os motoristas profissionais deverão informar a categoria da sua habilitação, bem como o prazo de validade da mesma. Para receber o prêmio, o vencedor terá que apresentar a sua CNH comprovando que está habilitado nas categorias C, D ou E.

O concurso é uma homenagem às vítimas de trânsito e aos seus familiares. Portanto, o simples fato de estimular os interessados a pensarem em segurança nas estradas e debater o tema com seus familiares, amigos e colegas já será benéfico para toda sociedade.

Fonte: Brasil Caminhoneiro 

3 comentários em “Concurso busca ideias para salvar vidas nas estradas”

  1. Q as auto escola deixa de cobrar propina pra facilitar a entrega das carteiras de habilitação e outra é reduzir velocidade de carros a 110 km pôr hora já que o caminhão é 90 Km por hora mais educação no trânsito

  2. Que tivesse,lugares com segurança para descansar, já que pedágio tem bastante.acho que salvaria muitas vidas.

  3. Eu penso que o transito nas rodovias tem que fluir, conforme o ritmo determinado pelo trecho e nao pelo primeiro que puxa a fila, Ou seja as consecionarias tem que ser responsabilizadas por trechos sem faixas adicionais . Obrigando pessoas a correrem riscos a mais nas ultrapassaagens. E nao adianta achar que as ultrapassagens sao feitas conforme deveria, por que nao sao.
    Faixas adicionais nos trechos mais lentos tem que ser obrigatorio nas rodovias.

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