Projeto pretende aumentar limite de infrações na CNH dos caminhoneiros


Um projeto de lei pretende aumentar o limite de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), dos caminhoneiros. A proposta já foi aprovado na Câmara dos Deputados e está em análise na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

Se aprovado, o projeto determina que, ao invés de 20 pontos em um ano, como todos os motoristas, o limite para os transportadores de cargas pode chegar a 40 pontos, desde que nenhuma infração seja grave ou gravíssima.

O senador Guaracy Silveira (PSL-TO) afirma que o tratamento entre os caminhoneiros e os motoristas convencionais deveria ser diferenciado.

“Eu não estou defendendo que alguém dirija embriagado – esse tem que tirar a carteira mesmo – alguém que dirija sob efeito de tóxicos, de drogas pesadas – esse tem que tirar a carteira, porque está colocando em risco também a vida de outras pessoas. Mas, qualquer infração acumulada, chegou a 21 pontos, a carteira se perde. Então, não se pode tratar no mesmo nível de igualdade”.

Publicidade

O caminhoneiro Wallisson André Martins da Silva, de 36 anos, morador do Distrito Federal, aprovou a ideia do projeto de lei.

“Eu acho que é correto, mais do que justo, pois as pessoas que tem carro pequeno rodam bem menos que a gente e o valor de pontuação é a mesma para gente. Por exemplo, eu começo a trabalhar às 7:00 e vou parar 19:00 rodando em um caminhão. Eu acho mais do que justo, sim. Eu acho que é um projeto que vai atender a categoria dos caminhoneiros, sim. E, claro, aqueles que ultrapassarem tem que ser punidos mesmo”.

O projeto de lei também institui o marco regulatório do transporte de cargas. O texto trata de questões como frete, seguro e relações contratuais.

Fonte: O Diário

2 comentários em “Projeto pretende aumentar limite de infrações na CNH dos caminhoneiros”

  1. Bom dia.parabens a essa nova regulamentação o motorista profissional que vive de seu trabalho como condutor de um veículo pesado , ou entregas muitas vezes força seu próprio corpo vai até seu limite para poder cumprir com sua tarefa do dia dia hoje .seria bom também ressaltar que multas não assinadas pelo condutor não fosse geradas feita a cobranças antes que infrator no caso defenda – se hoje o motorista sai de casa 4:00 horas da manhã e vouta as 20:00 horas passa o dia todo conduzindo um veículo chega em sua casa no mesmo dia chega uma infração com valores e pontuação já em sua CNH muitas vezes dia trabalhado nao paga o valor da multa que veio em seu nome acaba se tornando insatisfatório o seu trabalho como hoje não tem mais pessoas que querem ser condutor de veículos de carga as próprias empresas do transporte ficam sem proficionais para sua contratação acaba colocando uma pessoa com pouca experiência nesse setor o governo hoje tem parâmetros para tomar providências cabíveis e regulamentar um profissional e as empresas também teria como suprir a falta desse profissional e só corrigir o que está errado tirar essa coisa . O brasileiro só vai ser educado se tirar seu dinheiro essa fisiolofia já está ultrapassada tem que parar com essas multas em valores hoje tudo que é errado e cobrado em valores ele erra paga em dinheiro e sai dando risada pela porta da frente da delegacia logo volta a cometer o mesmo erro

  2. Ja passou da hora de aprovar esta lei, pois quando um motorista de carro baixo se envolve em acidente envolvendo um caminhao o policial ja coloca a culpa no caminhoneiro sob o argumento que este é profissional e o outro nao ,quando renova a cnh precisa passar alem do exame medico ,por exame psicotenico e toxicologico, Se nestas situaçoes somos diferenciados por ser profissionais e ainda estamos mais espostos a levar multas por dirigir muito mais horas que o motorista comum ,certamente merecemos ter pontuaçao diferenciada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *