Por causa das intensas chuvas na BR-163 nos últimos dias, o trânsito está bloqueado na região. As equipes do DNIT, Exército e PRF estão retendo os caminhões carregados no Posto de Controle de Trânsito (PCtran) da Serra da Anita, sentido norte, rumo aos portos de Miritituba/PA. O objetivo é garantir o escoamento da produção de soja e evitar o acúmulo dos veículos em Moraes Almeida/PA, onde a subida das serras está com a pista escorregadia, dificultando a passagem de caminhões carregados.
O DNIT e o Exército estão realizando serviços de manutenção para garantir a trafegabilidade no trecho não pavimentado da BR-163/PA. A retenção de veículos é causada pela dificuldade de tração dos caminhões carregados em trechos em aclives, sob chuva. Por esse motivo é necessário o bloqueio imediato para a reparação da via. Além disso, mesmo com orientação dos agentes locais, alguns motoristas têm formado filas duplas e triplas ao longo do trajeto.
A manutenção emergencial está sendo realizada através de rachão (pedras), além de mistura de solo e brita para devolver a trafegabilidade nesses pontos. Segundo a previsão dos técnicos do DNIT, a recuperação será finalizada até o dia de hoje, 2 de março.
Após conclusão dos trabalhos emergenciais, o fluxo de caminhões será liberado aos poucos pelas equipes do DNIT, Exército e PRF, destravando o trânsito no local. O DNIT orienta aos caminhoneiros que ainda não estão na região a iniciarem o deslocamento de Mato Grosso ao Pará somente a partir da próxima segunda-feira, 4 de março, para evitar maior degradação da via.