Confira dicas para rodar de forma mais segura e tranquila nas estradas


Estudos indicam que cerca de 90% dos acidentes são causados por imprudência dos motoristas

De acordo com a pesquisa do Observatório Nacional de Segurança Viária, os números revelam que as condições climáticas e tráfego congestionado não são as principais causas de acidentes nas estradas. As análises indicam que cerca de 90% dos acidentes são causados por falhas humanas, ligadas à imprudência.

Relembramos abaixo algumas dicas para que sua viagem seja tranquila do começo ao fim:

Excesso de velocidade– Sempre que estiver numa via, fique atento e ande dentro do limite de velocidade indicado nas placas de sinalização. As velocidades máximas permitidas são calculadas com base em estudos para garantir um tráfego mais seguro nas retas e curvas das estradas.

Publicidade

Excesso de carga – rodar acima do peso, além de infringir a lei, pode desestabilizar o caminhão e fazer com que ele tombe numa curva, ainda mais se a carga não tiver corretamente posicionada.
Falta de manutenção– Faça sempre a revisão e a manutenção preventiva do seu caminhão! É uma dica bem clichê, mesmo assim muitos ainda ignoram esta informação básica. Então, antes de fazer uma viagem, verifique as condições dos pneus, freios, iluminação, os níveis de óleo, água e combustível.

Descanso é essencial– É comum querer fazer a viagem no tempo mais curto possível, mas lembre-se de que seu corpo precisa descansar. Ao forçar seu organismo, você corre o risco de dormir no volante e este é mais um dos erros que acaba causando acidentes.
Cuidado com os freios– Talvez para um motorista mais experiente essa dica não seja novidade, mas para os mais novatos pode fazer a diferença. Cuidado para não sobrecarregar o sistema de freios, ainda mais em descidas, e use sempre o freio motor.

Bebida alcóolica ao volante – O consumo de bebidas alcoólicas atrapalha seus reflexos, causa visão embaçada, sonolência e deixa o raciocínio mais lento, essa combinação perigosa pode acabar com a sua viagem, além disso, é considerada uma infração gravíssima pelo Código Brasileiro de Tráfego.

Celular ao volante – O uso da tecnologia é ótimo para o caminhoneiro, que pode se comunicar, entreter, receber informações e até para conseguir novos trabalhos, mas é necessário cautela! O uso do smartphone ao dirigir reduz sua atenção na estrada e essa distração pode ser fatal, portanto, use-o sempre em momentos de parada.

Siga as dicas acima e contribua para diminuir a estatística de acidentes nas estradas brasileiras!

Vem conhecer a Ecopistas, o melhor caminho para você e para sua carga: CLIQUE AQUI

Fonte: https://www.onsv.org.br/90-dos-acidentes-sao-causados-por-falhas-humanas-alerta-observatorio/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *