Se cuidar do caminhão é importante, cuidar da qualidade dos pneus é fundamental. Sem pneu, não tem viagem!
São tantos os gastos para quem leva a vida na estrada: alimentação, manutenção, combustível. Mas existem alguns detalhes sobre os cuidados com pneus que podem fazer toda a diferença na hora de economizar.
A longo prazo, eles podem ajudar o estradeiro a gastar menos com reparos e manutenção. Por isso, reunimos aqui 5 cuidados com pneus que vão te fazer economizar.
Sempre checar pressão dos pneus
As vezes por falta de tempo ou por falta de atenção, o estradeiro pode se esquecer de checar a pressão dos pneus.
Fazer isso pode causar um gasto além do necessário. Pressão baixa nos pneus sobrecarrega o sistema de direção e aumenta o consumo de combustível do veículo.
Segundo a Michelin, uma pressão de 20% abaixo da recomendada aumenta o consumo em 1,7% no transporte de longa distância.
Além aumentar os gastos com o caminhão, a pressão baixa nos pneus causa maior fadiga da carcaça, o que gera desgaste prematuro e muitas vezes impossibilita a recapagem.
Alinhar a suspensão
Esse é um detalhe que pode fazer muita diferença na vida útil dos componentes, evitando desgastes desnecessários. É importante alinhar a suspensão e balancear os pneus sempre que:
- o veículo sofrer impactos fortes;
- na troca de pneus;
- quando os pneus apresentarem desgastes irregulares;
- quando componentes da suspensão forem substituídos;
- quando o veículo estiver “puxando” para um lado;
- a cada dez mil quilômetros.
Usar o indicador de desgaste da rodagem (TWI)
Este indicador, existente em todo pneu, mostra o momento certo para se efetuar a troca, reduzindo o risco de rodar com o pneu careca. O limite de profundidade do sulco do pneu é de 1,6 mm.
Evitar derivados de petróleo
Não permita o contato do pneu com derivados de petróleo ou solventes. Esses produtos atacam a borracha fazendo com que ela perca suas propriedades físico-químicas e mecânicas.
Não rodar com pneu careca
Rodar com pneus carecas pode te render multa. Para evitar este gasto, fique sempre atento ao estado dos pneus do seu veículo.
Segundo o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, a infração pode ser aplicada para cada pneu que estiver em mau estado.
O que é entendido como mau estado? No geral, associamos ao pneu careca, mas o mau estado é medido pela espessura. Caso o sulco de um pneu seja inferior a 1,6 mm, medido da base do sulco à parte mais externa da banda de rodagem, você está sujeito a multa. Além disso, o veículo pode ficar retido até a regularização do problema.
Mau estado dos pneus é considerado uma infração grave, com multa no valor de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH.
Fonte: