E aí, amigo estradeiro, tudo em paz?
Quando a gente cai na estrada só quer acelerar para chegar logo, descarregar e recomeçar a viagem. é ou não é?
Acontece que quem não presta atenção nas trocas de marcha e não faz manutenção preventiva, acaba gastando mais à toa. Quem dirige caminhão manual e tem mania de acelerar até o motor roncar está desperdiçando dinheiro. O ideal é fazer a troca de marcha dentro da faixa de torque marcada pela cor verde no painel.
Outra coisa que pode estragar o câmbio é não pisar até o fim da embreagem. Ninguém dá muita bola, só que além do desgaste na caixa, você pode ter que trocar a embreagem antes do tempo.
Quem dirige caminhão automatizado ou automático não deve pensar que o trabalho é só acelerar e frear. É o motorista que está vendo as condições da estrada e do trânsito e ninguém melhor que ele para fazer trocas e aproveitar melhor o rendimento do motor.
Às vezes, reduzir manualmente na subida ou soltar na descida, pode aliviar o motor ou o consumo de combustível. Pensa comigo: cada sobrecarga no motor é mais combustível queimado. Aí você diz “mas é pouco”.
Pode parecer pouco no final da viagem. Mas imagine isso somado depois de um, dois ou cinco anos de estrada. De repente, dá até para trocar de caminhão!
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