A falta de educação no trânsito pode começar a pesar no bolso. Entenda o novo projeto de lei.


É isso mesmo que você leu no título da matéria: a falta de educação no trânsito. O projeto surge como uma forma de tentar combater o alto número de brigas pelas ruas e estradas do Brasil que começam com os motoristas ao volante. 

Apresentado pelo deputado federal Carlos Bezerra (MDB/MT), o Projeto de Lei 3.575/2021 institui como infração a prática de gesto obsceno ou injuriante ao dirigir. Ou seja, além dos xingamentos e coisas do gênero, atos de importunação sexual também entrarão na conta. Isso porque as mulheres são as principais vítimas desse tipo de atitude e, na grande maioria das vezes, o criminoso sequer é identificado ou punido. 

O motorista que for flagrado com atitudes do tipo poderá receber uma infração leve, com multa de R$ 88,38 e 3 pontos na Carteira de Habilitação e ainda pode responder por mais processos, dependendo do nível de gravidade da situação. 

O projeto chegou à Câmara dos Deputados no dia 14 de outubro e ainda não tem data para ser votado. Mas a gente não precisa esperar, né? É fundamental ter aquela mão na consciência e evitar esse tipo de conflito. Só assim conseguiremos transformar o asfalto em um lugar cada vez melhor. 

Publicidade

E por falar em transformar o asfalto, conte sempre com o ZF na Linha para superar os obstáculos que podem aparecer no seu caminho. É só acessar o TruckPad e aproveitar os recursos. 

Seguimos juntos. 

Boa viagem!