Malmberget, uma pequena cidade sueca localizada ao norte do Circulo Polar Ártico, testemunhou um fato incomum em Outubro, um bairro inteiro foi transportado por sete quilômetros, casa por casa. A mudança foi necessária devido a expansão das atividades da mineradora LKAB.
Ao todo serão transportados cerca de 30 casas e prédios, o maior deles pesando 230 toneladas, o destino será uma aldeia vizinha chamada Koskullskulle. Toda a operação visa a preservação de uma série de edifícios históricos, o mais antigo de 1909. Maritha Mossberg, assessora de comunicação da mineradora LKAB, comentou a operação, “Nós decidimos que queremos salvá-los por razões culturais e históricas. Estes também são algumas das mais antigas casas em Malmberget e foram construídas para os trabalhadores LKAB “
Para a realização de toda a operação a empresa de construção NYAB e a gigante de transportes pesados Mammoet trabalharam em conjunto. E os caminhões Scania foram escolhidos para cumprirem essa impressionante tarefa. Um Scania Streamline R620 8×4 equipado com transmissão automática Allison foi combinado com uma linha de eixos Nicolas MHD, composta por 18 eixos e 144 pneus. “O reboque tem capacidade para transportar até 36 toneladas por eixo”, explica o motorista Trond Friis. O implemento conta ainda com um gerador na parte traseira, que gera energia para alimentar o sistema hidráulico e o sistema de direção dos eixos.
Para o transporte de algumas casas um segundo modelo Scania foi utilizado na parte traseira, o Scania T143M ficou responsável por ajudar a empurrar e a frear o conjunto.
O percurso de sete quilômetros foi realizado em cerca de uma hora, casa por casa. Somente em outubro 14 das 30 casas foram transportadas e entregues em suas novas localizações. O transporte das outras 16 está previsto para 2017. A mudança marca mais uma vez a influência da mineração na cidade de Malmberget (Em português a montanha de minério), que desde o século XVIII vem sendo moldada e construída de acordo com a atividade de mineração.
TEXTO: Lucas Duarte