Atuando nos negócios gerados diariamente nas rede de concessionários, o Banco Mercedes Benz garante que está buscando fórmulas de renegociação e alongamento de dívidas dos clientes. Foi o que informou hoje em São Paulo, numa coletiva de imprensa, o presidente da instituição Bernd Barth.
“Em tempos de redução do ritmo da economia do Brasil, queremos demonstrar que somos parceiros nos bons momentos e também nos momentos não tão bons”, declarou ao prever para 2017 uma leve melhora no segundo semestre. Ele não acredita que as condições de 2016 se repitam.
Barth também mostrou que o BMB foi do sexto lugar, entre todos os bancos, comerciais ou de montadoras, em 2015, para o primeiro lugar disparado em 2016 no ranking de liberação de repasses do FINAME. O crescimento de um ano para o outro foi de 2,6% enquanto todos os demais bancos despencaram no ranking.
No ano passado, considerados os 12 meses, os R$ 1,56 bilhão, repassados do FINAME pelo Banco Mercedes-Benz, compraram 11.473 veículos pesados. Considerando apenas ônibus, houve um aumento de 62,2% em relação a 2015, com repasses de R$ 461 milhões. A Mercedes-Benz retomou a liderança de vendas de veículos comerciais em 2016.(Leia mais aqui)De novembro de 2015 a novembro de 2016 (que são os números do mercado disponíveis para comparação): o primeiro lugar em 2015, o Itaú Unibanco, aprovou R$ 4.147.000 de financiamentos para a compra de veículos pesados, enquanto em 2016 caiu para a terceira posição, com R$ 1.257.000. Entre os bancos de montadoras, o melhor posicionado em 2015 era o Banco Volkswagen, que liberou R$ 1.545.000. Mas no ano passado desceu para R$ 962 milhões. Nesse mesmo período, o Banco Mercedes-Benz foi de R$ 1.457.000 para R$ 1.460.000 (de R$ 1, 52 bilhão para R$ 1,56 bilhão, se considerados os números de dezembro a dezembro). Em compensação, o mercado total até novembro de 2016 vendeu 9.694 veículos pesados, contra 23.046 no mesmo período em 2015: uma queda histórica de 57,9%.
Foram anunciados também os nomes de quatro novos executivos: Diego Marin (que atuou antes na Argentina, no México e na Venezuela) passa a ser o diretor Comercial, enquanto outro Diego, o Novellino (que foi vice-presidente Financeiro e Controlador de Mercados e Projetos para o Sudeste Asiático e também atuou na Argentina, Alemanha e Espanha) é o novo diretor Financeiro. Marcelo Festucia (20 anos de atuação em instituições financeiras – Dibens, Unibanco, Itaú, Randon, Scania) assume a Diretoria de Crédito e Tatiana Yokayama e Silva (20 anos de experiência no setor bancário e 13 no Banco Mercedes-Benz) é a nova diretora de Operações.
Fonte: Revista Carga Pesada
Texto: Ralfo Furtado