6 maiores custos de um caminhão rodoviário


No livro Consumo de Combustível, o autor Luiz A. Pigozzo retrata os maiores custos de um caminhão rodoviário. Pigozzo reforça que as porcentagens variam de acordo com a maneira de condução do motorista. Confira abaixo:

6-Lavagem


Segundo a obra de Pigozzo, a lavagem dos caminhões representa apenas 1% nos custos de um caminhão.

5-Óleo

A lubrificação e reposição de óleos nos caminhões de uma empresa impacta em 1% no custo de operação.

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4-Arla 32

Utilizado em conjunto com o sistema de tratamento de gases SCR, o reagente químico Arla 32 representa 4% dos custos.

3-Pneus

Item altamente prejudicado pela má qualidade das estradas brasileiras, o pneu representa um custo de 8% no valor de operação dos caminhões, segundo maior da lista.

2-Manutenção

Ação que não pode ser negligenciada, a manutenção dos veículos (preventiva e corretiva) implica em 12% nos custos dos pesados.

1-Combustível

Com incríveis 68%, o custo com combustível é o maior listado nos caminhões. Por conta disso, as fabricantes automotivas mantém a pauta no centro dos esforços para desenvolver as próximas gerações de pesados

Fonte: O Carreteiro 

12 comentários em “6 maiores custos de um caminhão rodoviário”

  1. Como ficou comprovado ,o diesel e o q representa o maior custo do caminhão para mante_lo andando,isso só prova mais uma vez q o culpado é o governo q não facilita em nada a vida do caminhoneiro,q cada vez mais não ganha nem pra despesa. O caminhoneiro teria q ter um desconto não só no diesel e pedágio como teria q ter também desconto na compra do veiculo e isenção do lpva como os taxista,afinal de contas o nosso país depende e muito dos caminhoneiros.

  2. Passa na Rodovia Anchieta e Imigrantes, respectivamente sp 150 e 160, com pedágio a incrível R$25.30 por eixo, kk, ridículo, passam em veículos uma média de 10 mil em 24 horas, fora finais de semana que aumenta o fluxo…

  3. Com certeza.nos que somos autonomos estamos na decadencia.o oleo esta nos nosso gastos 70 por cento pedagio tambem se isenarem igual taxistas quem sabe agente sobrevive

  4. O problema não é o custo pra manter o caminhão, com IPVA e outras coisas , uns do problema é q as transportadoras querem ganhar muito, quando ainda pedem pra fazer as coletas, o valor cobrado por um despacho com peso de 20 kg, custa muito pra quem despacha, mas pra quem transporta leva por menos de 1/3 do valor do despacho é onde fica o lucro do caminhoneiro, seria um tanto justo vir na nota de despacho o valor do cobrado e no mínimo 40 poçento pro caminhão pq aí tá o maior custo pra o cliente ter na mão, sim seria bom isento de IPVA diesel e pedágios mais em conta como oportunidade pra adquirir um caminhão , mas infelizmente num país como estamos agora fica difícil pq as grandes transportadora domina o mercado, mas faz um bem maior começar a mostrar o quanto as transportadoras ganham e comercar a dividir um pouco a mais pro caminhão
    Att
    Edison

  5. O que fazer em um país onde o maior sistema de transporte é rodoviário e nada é feito de ajuda a esse sistema.As grandes empresas se unem a grandes transportadoras e o que nós sobra são migalhas…essa que muitos se viram para sustentar e manter sua vida.
    Ainda acredito que um dia teremos no poder um ministro do transposrte que não seja contra a categoria que ajuda muito esse país.

  6. Infelizmente é a mais pura verdade e o governo impõem mais e mais impostos como se nois tivesse ganhando rios de dinheiro

  7. Se se se??? Se nós motoristas, fôssemos pelou menos Unidos; já teríamos com certeza , desconto para aquisição de veículos novos e com financiamento diferenciado: só depende da própria categoria para que isso aconteça,quem sabe, se pararmos para pensar e começar a nos unirmos, e parar de querer ser melhor do que o outro,estamos no mesmo barco, temos que ter cuidado para não afundarmos de uma vez.

  8. Nos caminhoneiro só ficamos no aguarde Pôr que é só isso que o governo faz com nos caminhoneiros ferra ajente i nos continua aguardando Pôr que nos somos muitos mais ao mesmo tempo não somos nada porque o governo não sabe que existe caminhoneiro

  9. Defato o diesel e o maior vilão ninguém aguenta muito caro já estou pesando em vender o meu caminhão

  10. O que falta pra nossa categoria e nos unirmos e tentar achar um cidadao que possa representar o caminhoneiro em Brasilia, um cara do ramo que conhece de logistica, para poder colocar leis que favorece o caminhoneiro, e que passe a trata lo como empresa, e nao como infrator do transito. imagine voces que rodam 5 ou 10 mil km/ mes ou mais multiplicado por milhares espalhados por esse gigante chamado Brasil. Essa galera esta pagando pra cobrir o rombo da Petrobras que seus diretores tiraram dela. Imaginem se todos os caminhoes pudessem trabalhar com um valor estipulado por alguem. Assim como o combustivel.
    Se o combustivel tem em media 3, 10 o litro e somos obrigados a pagar. Imagine voce trabalhando por 10 r/ km estipulados por leis que protegeste o transporte . A maior safra de graos do pais sai do campo e vai para o porto atraves das carretas, tudo com valor ja programado pelo mercado. E nos cada um paga o que quer, com preços cada vez mais baixos, sendo repassados principalmente para os autonomos. Ate quando essa categoria vai aguentar bancar esse mercado.

  11. Sou dono de transportadora, mas fico com vergonha dos fretes oferecidos pelas transportadoras…onde o custo com diesel e pedagio ficam em 60%….Isso é uma vergonha…….

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